Prestes a estrear na Taça Brasil, Beltrãozinho tem planejamento de 2023 pronto

 Dionatan Marcelo e Sérgio Carvalho, técnico e presidente do Beltrãozinho, apostam na fórmula adotada em 2022 para a próxima temporada: categorias de base. Foto: Juliam Nazaré/JdeB.

Clube vai disputar pela segunda vez a Série Bronze e deve seguir apostando em jovens. A base do time desta temporada será mantida, diz Dionatan Marcelo.

Clube vai disputar pela segunda vez a Série Bronze e deve seguir apostando em jovens. A base do time desta temporada será mantida, diz Dionatan Marcelo.

A delegação do Beltrãozinho já está no Recife (PE) para representar Francisco Beltrão e o Paraná na Taça Brasil Sub-18 de Futsal.

A competição começa neste domingo, 27, reunindo 13 equipes de 12 estados. O time comandado por Dionatan Marcelo estreia na terça-feira, 29, às 10h, contra o Esmac (PA).

Taça Brasil Sub-18 – Chaveamento

Grupo A

● Minas (MG)

● Olaria (RJ)

● Super 5 (PB)

● Agrimaq (AL)

● Sport (PE)

Grupo B

● Esmac (PA)

● Beltrãozinho (PR)

● Shekinah (BA)

● União Marabá (SE)

Grupo C

● Santa Cruz (PE)

● Novo Ideal (CE)

● Bem Estar do Menor (GO)

● São José (SP)

Tabela do Beltrãozinho na 1ª fase

● Terça-feira – 29/11 – Esmac x Beltrãozinho – 10h

● Quarta-feira – 30/11 – Beltrãozinho x Shekinah – 17h15

● Quinta-feira – 1/12 – Beltrãozinho x União Marabá (SE) – 10h

Planejamento pronto para 2023

Antes de viajar, o técnico Dionatan Marcelo, acompanhado do presidente do clube, Sérgio Carvalho, falou sobre o planejamento para a próxima temporada. A participação na Série Bronze do Campeonato Paranaense. Em 2022, ano em que disputou uma competição adulta pela primeira vez, o Beltrãozinho parou nas oitavas de final. Foi o 11º entre 29 integrantes. “Foi muito positivo. Tivemos 800 pessoas, em média, em nossos jogos no Arrudão”, avalia Sérgio.

De acordo com Dionatan, mesmo que seja convidado pela Federação para disputar a Série Prata, o time seguirá na Bronze. “Queremos subir por méritos próprios.” A Copa Paraná, que o clube optou por não jogar neste ano, está entre as pretensões. O orçamento deve aumentar, no mínimo, em 50%, conforme o presidente. “Em 2022, foi muito justo o orçamento e sempre que falta alguma coisa precisamos fazer promoções para cobrir algum caixa.”

Segundo Dionatan, boa parte do elenco atual, incluindo os destaques Dudu, Jaime, Juninho e Paulinho, renovaram. “A maioria teve proposta, mas conseguimos manter praticamente 100% do grupo. A metodologia vai ser a mesma: dar oportunidade para meninos da base. Claro que precisamos de peças pontuais, mas vou procurar meninos que possam disputar a base, ainda. Não subimos por detalhe. Empatamos os dois jogos contra o Santa Helena e vencemos o Missal na estreia, times que decidiram o campeonato. Foi detalhe, falta de maturidade, mas estava dentro do nosso planejamento.”

O treinador acredita que a atuação na Taça Brasil pode atrair mais propostas aos garotos. “Se vierem essas propostas e alguém entender que é o melhor é aceitar, não vamos segurar.”

Fonte: Juliam Nazaré – Jornal de Beltrão

joaçaba realiza neste domingo a 2ª Taça Sicoob Credirio

 Mais de 250 crianças e adolescentes participam neste domingo (4), no Ginásio Municipal Professor Edinho, da segunda edição da Taça Sicoob Credirio. O evento é uma promoção do Joaçaba Futsal e do Sicoob Credirio, com o apoio da Prefeitura de Joaçaba.

Participam da competição meninos de meninas de oito a 17 anos, contemplados pelo projeto em Joaçaba, Herval d’ Oeste e Abdon Batista. No período da manhã, a partir das 8h, acontecem os jogos do Sub-08 e Sub-11. Na sequência será realizada a premiação para as três melhores equipes de cada categoria. À tarde, a partir das 13h30, estão marcadas as disputas do Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Feminino, seguidas pela entrega de medalhas.

Os jogos serão coordenados pelos professores Luiz Gustavo Cereja, Bruno Cereja, Andrei Da Caz, Fernando Vargas, José Henrique Pereira, Victor Zoldan, Samuel Pereira, Marcos Maziero e Simone Alves. “É um momento especial para o Joaçaba Futsal, de confraternização, que marca o encerramento das atividades das categorias de base e escolinhas em 2022”, destaca o presidente Thiago Lenzi.

“É uma grande alegria e satisfação estarmos juntos, celebrando as conquistas de 2022, por meio da parceria que a Cooperativa mantém com o Joaçaba Futsal. Um importante projeto, que envolve crianças e adolescentes. Desejo sucesso a todos”, ressalta o presidente do Sicoob Credirio, Altair Antônio Fabro.

O Ginásio de Esportes Professor Edinho está localizado em Joaçaba, no bairro Santa Tereza. O acesso do público ao torneio é gratuito.

Saiba mais

Além de incentivar a prática esportiva e despertar o interesse pela modalidade, o projeto do Joaçaba Futsal visa promover a inclusão social e mais qualidade de vida. Um importante dispositivo para auxílio no desenvolvimento e com resultados que refletem diretamente na conduta em casa, na escola e na vida social.

Em 2022, a iniciativa ganhou força. Por meio das categorias e base e escolinhas de futsal, foram beneficiados aproximadamente 500 alunos em Joaçaba, Herval d’ Oeste, Luzerna e Abdon Batista. “Além de potencializar a demanda de crianças e adolescentes que sonham em jogar futsal, estamos contribuindo para a formação de cidadãos”, ressalta Lenzi.

Programação:

Manhã – a partir das 8h

Sub-08

Sub-11

Premiação

Tarde – a partir das 13h30

Sub-13 (13 e 14 anos)

Sub-15

Sub-17

Feminino

Premiação

Fonte: Mayelle Hall / Comunicação Joaçaba Futsal

Dracena perde Jackson para ida da final; Flavinho prioriza descanso enquanto estuda o São José

 O pivô, graças aos seus 11 gols marcados, é vice-artilheiro do time na temporada e artilheiro dracenense na LPF ao lado de Isaac. O roteiro preocupante começou às vésperas da partida em Limeira, quando o Dracena treinava para encarar o Brutos em duelo de ida das quartas. Jackson sentiu a coxa e virou desfalque para Flavinho.

No sábado (26), o Dracena eliminou o Taubaté fora de casa, porém a classificação heroica à final veio em meio a baixas importantes. E Jackson novamente se tornou uma delas, como confirmou o treinador nesta terça (29). Na volta da semi, ele chegou a jogar alguns minutos, só que as dores tiraram o artilheiro outra vez de combate. Na Vila Aparecida, o mesmo ocorreu com Paulo Victor e Two.

O Jackson está fora. Quanto ao Paulo Victor e o Two, existe uma expectativa bem grande para que voltem – comentou Flavinho.

A confirmação do treinador foi dada enquanto ele estudava o São José. Mais uma vez, o atual bicampeão terá pela frente um adversário montado neste ano para a disputa da Liga Nacional (LNF). Os joseenses, inclusive, chegaram à segunda fase (diferente do Taubaté) e caíram nas oitavas para o Corinthians, campeão da edição.

 É um time que defende muito bem, toma poucos gols. Tem um ponto forte de jogar aliviando bastante com o goleiro, e tem um jogo bem consistente. Mas vamos tentar surpreender, como fizemos contra o Taubaté, vamos seguir analisando o que dá para ser explorado.

As observações de Flavinho se juntam ao descanso quando o assunto é prioridade. Além dos 40 minutos desgastantes na Vila Aparecida, os cerca de 1600km para ir e voltar do Vale do Paraíba levaram também a um cronograma somente regenerativo na reapresentação de segunda (28), à tarde.

No final da tarde desta terça, haverá o único treino com bola da equipe, neste intervalo entre os jogos. Mesmo assim, o ritmo não será tão intenso, e o comandante planeja realizar apenas ajustes pontuais taticamente.

A maneira suada como a classificação veio teve seu contraponto destacado. Vencer fora de casa o time com melhor campanha, e formado com grandes pretensões na temporada, significou algo a mais do que manter vivo o sonho do tri na LPF. E o emocional em dia pode novamente ajudar a compensar os desafios físicos.

É levar essa energia reforçada para dentro de quadra. Uma partida como essa, uma final, contra um adversário desse nível, não pode ser jogada de forma diferente.

Foto:Joao-Paulo Tilio

Fonte: Paulo Taroco• Dracena | SP/LNF

São José enfrenta o Dracena fora de casa pelo primeiro jogo da final da LPF

 O São José disputa a Final da Liga Paulista contra a equipe do Dracena em dois jogos. A primeira partida será fora de casa e, por ter uma melhor campanha na primeira fase, joga a decisão no Tênis Clube, em São José dos Campos.

As regras da fase Final da competição sofrem alterações, adotando os pênaltis nesta fase. Ou seja, em eventual prorrogação e mantendo o empate neste tempo extra, então o título será decidido nas penalidades.

Com o primeiro jogo acontecendo fora de casa, a equipe joseense vem se preparando para atuar fora de seus domínios. Para isso o São José vem estudando bem a maneira de atuar do Dracena, principalmente em seus últimos jogos e baseando os treinos a partir dessas informações.

Todos os atletas que atuaram nos jogos da semifinal estão aptos para a final e estão em Dracena para o primeiro confronto, tendo já treinado na quadra adversário e concentrados para o primeiro confronto da final.

Para o pivô Gustavo da Costa:

‘’Mesmo jogando fora de casa nós vamos para cima do Dracena, procurando uma vantagem fora de casa assim como foi o primeiro jogo da semifinal. Esperamos um Dracena vindo para cima, marcando pressão na frente, mas estamos preparados para isso e concentrados no que temos que fazer neste primeiro jogo da fina da Liga Paulista.’’

Foto: Brenno-Domingues

Fonte: Brenno Domingues• São José dos Campos | SP lnf

Leco fica no Aurinegro em 2023

 O ‘guerreiro’ fica. Depois de Tiago e João Neto, o fixo e capitão Leco é mais um jogador a renovar contrato com o Jaraguá Futsal para a temporada 2023.Natural de Chapecó, o atleta de 38 anos chegou a Jaraguá do Sul em 2000 ainda na base. Em pouco tempo, ganhou chance no profissional e começou a escrever uma história brilhante com a camisa aurinegra.

Rapidamente virou ídolo e ganhou apelido de ‘Leco Guerreiro’ pela sua garra e vontade demonstrada em quadra. Foram dez anos ininterruptos e mais de 40 títulos pelo time jaraguaense.

Com o fim da ‘Era Malwee’, ele se transferiu para o Joinville, onde também ficou por dez temporadas, até acertar o retorno ao Aurinegro no fim de 2020. 

De lá para cá, reassumiu o papel de liderança no vestiário e ajudou o clube nas conquistas do Campeonato Catarinense (2021), Recopa SC (2022) e Jogos Abertos de Santa Catarina (2022), além de alcançar a semifinal da Liga Nacional de 2022.

“Estou feliz demais por estar vivendo todas essas emoções com o clube que me formou. Sou muito grato ao Jaraguá Futsal e a minha volta foi uma forma de retribuir as coisas boas do passado. Estar fazendo parte desse retorno do Jaraguá à elite do futsal brasileiro me deixa ainda mais orgulhoso e convicto que tomei a atitude certa em ter voltado. Fico feliz também pela confiança da diretoria no meu trabalho. Vamos para mais uma temporada com o pé no fundo do acelerador para que o torcedor jaraguaense possa comemorar ainda mais”, disse.

Foto: Paulinho Sauer

Fonte: Lucas Pavin - Assessoria Jaraguá Futsal