Com Falcão na lista, Brasil é convocado para o Grand Prix, no fim de janeiro

A seleção brasileira de futsal disputa, no fim de janeiro, o Grand Prix Internacional. A 11ª edição do evento acontece entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro na cidade de Brusque (SC). Além do Brasil, participam do torneio outras cinco seleções. A equipe verde-amarela está no grupo A ao lado de Bélgica e Moçambique. Já o grupo B tem Colômbia, Costa Rica e República Tcheca.

Como o Grand Prix Internacional acontecerá em uma Data Fifa, o técnico Marquinhos Xavier pôde convocar alguns atletas que atuam fora do país. Aos 40 anos, Falcão, do Sorocaba, é o nome mais importante da lista. O camisa 12 esteve presente em todas as edições da competição, criada em 2005.
Os jogos serão realizados na Arena Multiuso de Brusque. A estreia do Brasil será contra Moçambique no dia 30 de janeiro, às 19h15. No dia 1º, a equipe canarinho enfrenta a Bélgica, às 19h15, pela rodada final da primeira fase.
Antes do Grand Prix, a seleção brasileira enfrenta a Colômbia em dois amistosos, também em Santa Catarina. O primeiro, no dia 25 de janeiro, será em Itapiranga. O segundo, dois dias depois, acontecerá em Fraiburgo.
Confira a tabela do Grand Prix
Grupo A: Brasil, Bélgica e Moçambique
Grupo B: Colômbia, Costa Rica e República Tcheca
1ª rodada (30/01/2018 – terça-feira)
16h – República Tcheca x Colômbia
19h15 – Brasil x Moçambique
2ª rodada (31/01/2018 – quarta-feira)
16h – Moçambique x Bélgica
19h15 – Colômbia x Costa Rica
3ª rodada (01º/02/2018 – quinta-feira)
16h – Costa Rica x República Tcheca
19h15 – Brasil x Bélgica
Semifinal (03/02/2018 – sábado)
11h – 1º colocado do grupo A x 2º colocado do grupo B
13h – 1º colocado do grupo B x 2º colocado do grupo A
Final (04/02/2018 – domingo)
8h – disputa do terceiro lugar
10h – decisão do título
Os convocados do Brasil:
Goleiros
Guitta (Corinthians)
Luan (Foz Cataratas)
Willian (Joinville)
Fixos
Rodrigo (Sorocaba)
Leo Santana (Barcelona-ESP)
Alas
Daniel Japonês (InterMovistar-ESP)
Jackson Samurai (Joinville)
Falcão (Sorocaba)
Marcel (Sorocaba)
Leandro Lino (Sorocaba)
Gadeia (InterMovistar-ESP)
Dyego (Barcelona-ESP)
Pivôs
Pito (El Pozo Murcia-ESP)
Dieguinho (Sporting-POR)
Ferrão (Barcelona-ESP)
Fonte:Por GloboEsporte.com Brusque | SC

O mestre voltou: técnico Fernando Ferretti acerta retorno ao Jaraguá após oito anos

A novela envolvendo o novo técnico do Jaraguá Futsal chegou ao fim. Após longas negociações que se arrastaram por quase dois meses, o experiente Fernando Ferretti acertou sua saída do Sorocaba nesta semana e confirmou o retorno ao time jaraguaense depois de oito anos. O treinador de 63 anos chega para substituir Fio, que deixou o comando da equipe após o fim do Campeonato Catarinense do ano passado.
A negociação foi intermediada e concretizada pelo dirigente Carione Pavanello, amigo pessoal do técnico desde os tempos gloriosos da Malwee. “O Ferretti chega para resgatar ainda mais a confiança e credibilidade do clube. Ele vem para retribuir um pouco do que fizemos para carreira dele e nos ajudar muito com toda sua experiência no futsal para voltarmos a ser um gigante. Foi uma negociação tranquila por todos estes fatores e com certeza teremos o melhor treinador do país para comandar uma equipe muito aguerrida e competitiva neste ano”, disse Cacá. “É uma alegria muito grande voltar. Tão logo foi feito meu destrato com o Sorocaba, o Cacá me procurou e fez o convite. O Jaraguá não é uma equipe qualquer e sempre esteve em meu coração, onde eu e muita gente ajudamos a construir uma bela história. Então, o acerto foi bem fácil e posso dizer que estou voltando para casa”, declarou Ferretti.
O contrato será de uma temporada, mas a diretoria do aurinegro não esconde o desejo de ter o treinador por um longo período. “O Ferretti sabe da atual situação do clube e se colocou à disposição para realmente nos ajudar nesta reestruturação do Jaraguá. A princípio, o contrato é de um ano, mas como toda reestruturação leva tempo esperamos contar com ele pelas próximas temporadas. Pela sua vivência, experiência e competência no futsal, além de um currículo recheado de títulos, nos interessa que o Ferretti continue em Jaraguá por muito mais tempo”, destacou o presidente Marcio Haffemann.
Desde a saída de Fio, a alta cúpula do Jaraguá tinha uma predileção por um nome mais ‘cascudo’ para assumir o comando técnico, distante do perfil de treinadores emergentes que norteou as escolhas anteriores por Sergio Lacerda, João Carlos Barbosa ‘Banana’ e o próprio Fio. Com isso, o nome de Fernando Ferretti veio à tona, assim que o treinador tinha sua saída ventilada do Sorocaba, uma vez que a ligação entre o treinador e o aurinegro vem de longa data, além de contar com um prestigio de sobra com a torcida. “Treinando outros times e sempre recebi o carinho dos jaraguaenses, inclusive sendo aplaudido ao atravessar a quadra, quando comandava o Sorocaba. Isso me marcou bastante e me deixou muito orgulhoso. Então a alegria é enorme de saber que dessa vez vou estar ao lado da torcida, que sempre vibrou muito com a equipe nos bons e maus momentos. É uma torcida que será determinante nesta retomada que pretendemos fazer a partir de 2018”, enalteceu o novo treinador.
Foi em Jaraguá que Ferretti começou a construir o status de técnico mais vitorioso do país. Não é para menos. De 2001 a 2010, ele levou o clube aos principais títulos de sua história, conquistando quatro Ligas Nacionais, seis Libertadores da América, seis Taças Brasil, quatro Superligas, sete Campeonatos Catarinenses, além de outros troféus a nível nacional e estadual. Após sua saída em 2010, ele continuou sua carreira vitoriosa por outros clubes, recheando sua galeria com mais uma Liga Nacional pelo Santos, seu primeiro Mundial pelo Sorocaba, e outros títulos importantes, somados ao período como comandante da seleção do Paraguai e outras equipes como Joinville e Corinthians.
Agora, Fernando Ferretti volta ao Jaraguá com o objetivo de levar o clube a novos títulos e auxiliar a gestão neste processo de reestruturação, assumida pela atual diretoria desde o início de 2017. Ele será apresentado oficialmente no próximo dia 29 de janeiro, juntamente com os 17 atletas já anunciados do elenco para o início da pré-temporada. “Todos os treinadores são movidos a desafios. O momento (do clube) é muito parecido com o que eu vivi em 2001, quando cheguei em Jaraguá em um time de meninos, com pequeno investimento, e depois virou a Malwee. O que me anima é esse desafio de reconstruir o Jaraguá Futsal, junto com a diretoria, na esperança de que fique daquele tamanho outra vez ou ainda maior. Teremos uma equipe jovem e competitiva para tentar recolocar o Jaraguá no seu caminho de vitórias e títulos. Estou muito animado para ajudar o clube neste objetivo”, enfatizou Ferretti.
• Jaraguá do Sul | SC