Eliminatórias para o Mundial de Futsal de 2024: formato, calendário

 Sete times europeus vão competir na Copa do Mundo FIFA de Futsal de 24 equipes 2024 com as eliminatórias em várias fases entre abril de 2022 e abril de 2024, e o primeiro sorteio para a fase preliminar em 7 de dezembro.

Se uma federação nacional da UEFA for selecionada para sediar a fase final, ela ganhará uma vaga automática e apenas seis seleções passarão pela qualificação. Caso contrário, todos os sete lugares europeus serão preenchidos pela qualificação.

Formato de qualificação

A qualificação consiste em cinco fases: rodada preliminar (mini-torneios), rodada principal (grupos em casa e fora), play-offs da rodada principal (em casa e fora), rodada de elite (grupos em casa e fora) e play-offs da rodada de elite (em casa e fora).

As 24 equipes com os coeficientes mais baixos em novembro de 2021 entram na fase preliminar: Moldávia, Montenegro, Albânia, Kosovo, Turquia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Armênia, Alemanha, Grécia, Israel, Suíça, Chipre, Bulgária, Lituânia, Andorra, San Marino, Estônia, Malta, Escócia, Gibraltar, Áustria, Irlanda do Norte.

Todos os outros participantes começam na fase de grupos da rodada principal: Espanha, Rússia, Portugal (campeã), Cazaquistão, Croácia, Sérvia, Azerbaijão, Itália, República Tcheca, Ucrânia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Polônia, Finlândia, Romênia, Eslováquia, Geórgia , Belarus, Holanda, Hungria, França, Bélgica, Letônia, Macedônia do Norte.

Rodada preliminar (sorteio de 7 de dezembro de 2021, jogos de 4 a 13 de abril de 2022)

As 24 equipes serão divididas em seis grupos de quatro equipes, disputadas em mini-torneios. Os vencedores e segundos classificados do grupo passam para a fase principal. Rodada principal (sorteio de 6 de julho de 2022, partidas a serem concluídas até 8 de março de 2023)

As 36 equipes estão divididas em 12 grupos de três times, jogados em casa e fora. Os 12 vencedores dos grupos e os quatro melhores segundos classificados avançam diretamente para a ronda de elite. Os restantes oito segundos classificados entram nos play-offs da ronda principal.

Eliminatórias da rodada principal (sorteio de 10 de março de 2023, jogos de 10 a 19 de abril de 2023)

Os oito times estão empatados em quatro empates, a serem disputados em casa e fora. Os vencedores dos empates completam a escalação da Ronda de Elite. Rodada de elite (sorteio de 5 de julho de 2023, partidas a serem concluídas até 20 de dezembro de 2023)

As 20 equipes estão divididas em cinco grupos de quatro times, disputados em casa e fora. Os cinco vencedores dos grupos se classificam diretamente para as finais. Os quatro melhores segundos colocados entram nos play-offs da Ronda de Elite. Se uma federação europeia for selecionada para sediar a fase final, apenas os dois melhores segundos classificados entrarão nos play-offs da Ronda de Elite.

Eliminatórias da rodada de elite (sorteio de 25 de janeiro de 2024, jogos de 8 a 17 de abril de 2024) As quatro equipes serão sorteadas em dois empates (ou se apenas duas equipes entrarem, um sorteio será realizado para determinar a ordem dos jogos).

Os vencedores do (s) empate (s) qualificam-se para as finais. Rol de honra da copa do mundo

2021: Portugal 2-1 Argentina (Lituânia)

2016: Argentina 5-4 Rússia (Colômbia)

2012: Brasil 3-2 aet Espanha (Tailândia)

2008: Brasil 2-2, 4-3 canetas Espanha (Brasil)

2004: Espanha 2 -1 Itália (Taipei Chinês)

2000: Espanha 4-3 Brasil (Guatemala)

1996: Brasil 6-4 Espanha (Espanha)

1992: Brasil 4-1 Estados Unidos (Hong Kong)

1989: Brasil 2-1 Holanda (Holanda) 

Foto: FIFA-via-Getty-Images

Fonte:João Paulo Fontoura/LNF

Chimba e Rangel celebram estreia com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal: ‘Experiência única’

 Dois atletas debutaram pela Seleção de futsal nesta Data FIFA de novembro. O fixo Rangel e o ala Chimba foram chamados pela primeira vez para integrarem a Canarinha para os dois amistosos contra o Marrocos, realizados no ginásio Sport Center of Laayoune, casa do adversário.

Atleta do Kairat, do Cazaquistão, Rangel agradeceu ao treinador Marquinhos Xavier e à comissão técnica pela convocação para representar a Seleção Brasileira nesses jogos.

“Agradeço primeiramente ao professor Marquinhos Xavier por ter lembrado do meu nome e acreditar no meu trabalho. Ele ampliou a visão do monitoramento também para os atletas que estão longe do mercado do Brasil, como o Cazaquistão, onde estou no momento. Ser lembrado, representar a Seleção, ter a chance de mostrar o seu trabalho, é sempre gratificante. Estou muito feliz pela oportunidade. É difícil chegar, mas sei que é mais complicado ainda permanecer. Mas continuarei trabalhando para cada vez ser mais lembrado.”

O fixo descreveu a sensação de estar defendendo o Brasil. Ele destacou o sentimento diferente que é entrar em quadra com a camisa da Seleção.

É sempre um orgulho estar representando o país. Sei o quanto é difícil fazer parte da Seleção, o que é preciso passar no decorrer da carreira para poder ser chamado. Sei que existem muitos jogadores de qualidade e quando nosso nome é lembrado, é motivo de muito orgulho. Quando toca o hino vestindo a Amarelinha é diferente. Vou trabalhar cada vez mais para que outras oportunidades de estar representando o Brasil em momentos importantes surjam.

Quem compartilha do mesmo sentimento é o ala Chimba, do Gazprom-Ugra Yugorsk (RUS), também chamado pela primeira vez por Marquinhos Xavier para defender a Canarinho.

É muito diferente. Experiência única. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer à comissão técnica e ao Marquinhos Xavier por ter me convocado para fazer parte desses amistosos. É só gratidão. Já tenho história para contar aos meus filhos que defendi a camisa da Seleção Brasileira. Estou muito feliz.

Rangel finalizou afirmando que seguirá trabalhando forte para ter outras oportunidades de voltar à Seleção e continuar vivendo um sonho que vem desde cedo.

“É uma avaliação que será feita pela comissão técnica (sobre o retorno). Meu trabalho é tentar de alguma maneira colocar as minhas características, qualidades e virtudes em prol da equipe. Seja fazendo o trabalho ofensivo ou defensivo. Independentemente do que precisar ser feito, estarei fazendo. O importante é estar à altura do que a Seleção Brasileira merece. Saio daqui com uma sensação maravilhosa, única, com orgulho. Pode ter certeza que vou trabalhar mais do que nunca, como venho desde os meus 15 anos. Vou dar sequência no meu clube, nos torneios, competições importantes, para estarmos representando nossa Seleção em outras oportunidades. Espero um dia estar jogando diante da nossa torcida também e fazer o melhor pelo nosso país."

Fonte:CBF

Jogo entre Cascavel Futsal e Carlos Barbosa acontecerá no ginásio da Coopavel

 A Diretoria do Cascavel Futsal comunica que o jogo entre Cascavel Futsal x Carlos Barbosa, pela primeira partida da semifinal da Liga Nacional de Futsal, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 28/11, será disputado no ginásio da Associação Atlética Coopavel, que fica às margens da BR-467.

A mudança de local cumpre uma obrigatoriedade prevista no regulamento da Liga Nacional de Futsal, que exige um ginásio com capacidade mínima de público para 2 mil pessoas para as disputas das semifinais e finais da competição.

O Ginásio da Coopavel, apontado oficialmente pela ADECCA no começo da temporada como sendo uma das sedes da equipe, tem, segundo o laudo do Corpo de Bombeiros, a capacidade exigida pela LNF e está com a documentação em dia para receber esta partida.

A instalação de arquibancadas móveis na Neva não era possível neste momento, devido aos trâmites burocráticos exigidos pela Liga Nacional.

Apesar de todo o esforço para reverter a situação, lamentamos a impossibilidade de não conseguir disputar um jogo tão importante dentro da nossa casa, o ginásio da Neva. Todos sabemos o quanto o nosso “caldeirão” é decisivo para a nossa equipe, mas, ficamos de mãos amarradas nesta decisão.

Contamos com o apoio do torcedor tricolor para superar as adversidades e mostrar, mais uma vez, a força e a determinação do nosso time para superar os obstáculos e manter vivo o nosso sonho de continuar a caminhada tricolor na principal competição do país.

Agradecemos a Associação Atlética Coopavel pelo rápido retorno e auxílio. Pedimos a compreensão de todos os torcedores e seguimos trabalhando para fazer do Cascavel Futsal uma equipe cada vez maior e melhor, dentro e fora de quadra.

Foto:CGN

Fonte:Assessoria /Deyvid Alan / CGN


Definidos os primeiros semifinalistas da LPF

 Pulo Futsal/Campinas e Taubaté Futsal estão nas semifinais da LPF e irão se enfrentar na sequência da competição. Os outros jogos serão definidos neste sábado: São Paulo x Barão de Mauá/Futsal Ribeirão e Tempersul/Dracena e AA Botucatuense, no ginásio do Morumbi (zona sul de SP) e no ginásio Alaor Ferrari, em Dracena.

As duas primeiras vagas saíram na noite desta sexta-feira (19), em que o Pulo Futsal recebeu o São Bernardo Futsal e empatou por 4 x 4, após o time visitante ficar à frente do marcador por diversas vezes. Mas nos segundos finais, após o técnico Juliano Martins promover o goleiro-linha, Gafanha anotou o gol de empate. Na primeira partida, vitória do Pulo por 5 x 1.

Na cidade de Taubaté (Vale do Paraíba), os donos da casa sofreram ao longo dos 40 minutos, mas se garantiram na sequência da competição ao empatarem por 2 x 2 com o Yoka/Milclean, de Guaratinguetá; No jogo de ida, em ‘Guará’, o Taubaté venceu pela contagem de 3 x 0.

Foto: Ednei Rovida

Fonte: Gilberto Santos – Assessoria LPF