Barça levanta a Copa da Espanha ao superar o ElPozo Murcia Costa Cálida

 O Barça foi proclamado o novo Campeão da Copa da Espanha depois de vencer o ElPozo Murcia Costa Cálida nos pênaltis por 3-3 (7-6). No primeiro tempo, Adolfo colocou os catalães na frente para ir para o intervalo com vantagem. No segundo tempo, Rafa Santos e Taynan, com dois grandes gols, saíram de trás, mas o próprio Taynan, com um gol contra, fez o 2 a 2. Aos 39 minutos, Gadeia errou um duplo pênalti e as duas equipes foram para a prorrogação. Na prorrogação, Pito virou o placar e Darío empatou segundos depois. Em uma eufórica disputa de pênaltis, o Barça venceu o Murcia por 7 a 6.

A primeira oportunidade da grande final no Olivo Arena foi para ElPozo Murcia Costa Cálida, num remate de longe para Fernando que controlou à entrada da área e rematou com força, mas a bola não encontrou a baliza. Aos 3 minutos, os murcianos chegaram novamente à área rival e Mati Rosa obrigou Dídac a fazer a primeira intervenção válida para salvar os azulgranas. Um minuto depois, o plantel de Jesús Velasco respondeu com um pivô de Pito, que saiu da baliza e rematou rasteiro, desviando-se da trave para o primeiro golo. Aos 6 minutos, o Barça começou a olhar para o gol de charcutaria e André Coelho tentou a sorte com um chute de fora em que Juanjo fez uma defesa espetacular para negar o gol.

Numa transição ofensiva do blaugrana, Povill acertou um remate em que Juanjo teve de esticar a mão para desviar o canto. ElPozo Murcia Costa Cálida tentou afastar os ataques do rival com um poderoso remate de Gadeia que Dídac repeliu. Depois do meio-campo da primeira parte, Esquerdinha fez um frente a Juanjo e o goleiro encarnado aguentou bem para estragar a ocasião. Aos 15 minutos, Taynan recebeu o couro na lateral da área e com um toque sutil da espora finalizou o gol, embora a trajetória não tenha sido bem sucedida. Um minuto depois, Dídac fez um passe longo em uma rápida transição ofensiva dos catalães em que Adolfo não errou na definição e bateu o goleiro rasteiro para abrir o placar na Olivo Arena.

Após o intervalo, Povill aproveitou a primeira chance de gol com um chute de pé esquerdo que passou por cima da linha de fundo. Os murcianos responderam de imediato com um poderoso remate de Gadeia que atingiu um rival e foi para o lado da baliza. Ao executar o escanteio, Taynan acertou um espetacular voleio com a perna menos dominante que foi direto ao poste. No mano a mano de Sergio Lozano com Fernando, o capitão azulgrana escapou da marca e foi para o poste mais distante onde estava André Coelho, mas Rafa Santos desviou providencialmente para evitar o segundo gol do culé. Aos 28 minutos, os açougueiros fizeram uma grande jogada de paredão em que Leo Santana deu o couro para Fernando e o capitão vermelho chutou para o gol, mas Dídac repeliu com os punhos.

Em um contra-ataque do Barça, Dyego enfrentou Juanjo e o goleiro venceu o jogo ao limpar a bola. Numa nova oportunidade para a equipa de Jesús Velasco, Dyego filtrou um grande passe para Adolfo que terminou em primeiro ao meio-campo e, mais uma vez, Juanjo desviou a bola. Aos 32 minutos, Rafa Santos recebeu a bola na lateral direita e depois de se delinear chutou certeiro para o canto superior para assinar o empate com um gol muito bem trabalhado. Um minuto depois, os pupilos de Diego Giustozzi construíram um rápido contra-gol em que Darío deu a bola para o perfil esquerdo e Taynan, com um imparável chute de pé esquerdo, mandou a bola para o canto superior para virar o jogo e fazer 1 -2.

Com a desvantagem no placar, o Barça partiu para o ataque em busca do empate e Marcenio quase conseguiu com um poderoso chute cruzado que Juanjo evitou com a mão. A quatro minutos do fim da partida, Jesús Velasco apresentou Dyego com a camisa de goleiro-jogador e, um minuto depois, o Barça empatou o jogo com um gol contra de Taynan. Em uma recuperação de ElPozo, Juanjo deu um chute de longe para Rafa Santos que chutou duas vezes e Dídac negou o gol nas duas ocasiões. Aos 39 minutos, Pito cometeu a sexta falta e Gadeia, encarregado de executar o pênalti duplo, mandou a bola para a trave.

Na primeira parte do prolongamento, a melhor oportunidade de golo veio de ElPozo Murcia Costa Cálida com um remate de Rafa Santos que foi repelido ao poste. Já no segundo tempo, Dyego fez uma boa jogada pessoal pela ala esquerda e colocou a bola dentro da área para Pito colocar na ponta do pé e marcar o gol por 3 a 2. Com o jogo cinco, ElPozo Murcia Costa Cálida empatou a partida com um chute de Darío que entrou no fundo das redes. Nos pênaltis, o Barça conquistou a vitória com gols de Sergio Lozano, Coelho, Dyego, Pito, Ortiz, Adolfo e Marcenio, graças aos gols de Fernando, Rafa Santos, Darío, Taynan, Felipe Valerio e Alberto.

Foto:LNFS

Fonte:LNFS • Barcelona | ESP/LNF

Guilhermão é convocado para jogos da Seleção Brasileira

 Nesta segunda-feira, dia 04, a CBF confirmou a convocação do pivô Guilhermão, ex-Corinthians, para os compromissos da Seleção Brasileira de Futsal, na Europa. Hoje no Inter Movistar, da Espanha, o atleta terá sua primeira oportunidade na seleção adulta de futsal. Guilhermão substitui o pivô Higor, que testou positivo para Covid-19 e vai precisar cumprir um período de isolamento.

 

Conforme a CBF, a seleção do técnico Marquinhos Xavier ainda terá duas baixas. Pito e Felipe Valério foram cortados por lesão. Também nesta segunda-feira, dia 04, a comissão técnica foi informada pelos clubes que os atletas não se apresentarão e passarão por recuperação médica.

Não serão convocados outros atletas. Sendo assim, a seleção ficará com 12 atletas em seu grupo para os amistosos.

O Brasil participa do Torneio da Internacional da França, com um jogo nesta terça-feira, dia 5 contra a Eslovênia e no dia 6, quarta-feira, contra a França. Após o triangular, o Brasil ainda fará um amistoso com Comores no dia 10.

Foto:Assessoria Inter Movistar

Fonte:Luciano Andrade - X1 Futsal 

 

Time francês entra na vaga de clube russo suspenso da Champions

 Na sequência da decisão do Comité Executivo da UEFA de suspender todas as equipes e clubes representativos da Rússia de participar em quaisquer jogos das competições da UEFA até novo aviso, e para garantir o progresso das finais da UEFA Futsal Champions League desta temporada com o formato de final-four programado.


A UEFA confirmou hoje a substituição do clube russo MFK Tyumen pelo clube francês ACCS Asnières Villeneuve 92, tendo este último terminado como vice-campeão do seu grupo da Ronda de Elite, atrás do MFK Tyumen.

Foto:FIFA

Fonte: UEFA • Zurique | SUI /LNF

Athletico prepara "investimento forte" no futsal e vai construir ginásio no CT do Caju

 O Athletico passará a investir no futsal como elemento de formação de atletas. O clube prepara a construção de um ginásio poliesportivo no CT do Caju.

CT do Caju, do Athletico, terá ginásio poliesportivo. 

O presidente Mario Celso Petraglia revelou que já finalizou a contratação de uma empresa para fazer a obra no Centro de Treinamento. O complexo terá opção de mais modalidades esportivas, mas o foco é no auxílio que o futsal traz para os fundamentos da iniciação nas categorias de base.

O dirigente atleticano, contudo, não especificou se colocará recursos somente nas categorias abaixo ou se também vai apostar em um time profissional

No passado, o clube chegou a ter um ginásio construído entre 1949 e 1956. O local que recebia jogos e evento foi demolido em 1995 para dar lugar a arquibancada móvel da antiga Baixada.

O Athletico foi um dos fundadores da Federação Paranaense de Futsal (FPFS), em fevereiro de 1956. Após a demolição, o clube passou a fazer parcerias com equipes da capital para disputar campeonatos de categorias do sub-09 ao sub-17. 

O projeto da reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014, inclusive, tinha a "Areninha" ao lado como plano futuro. Na época, o Furacão planejava um espaço para esportes e, principalmente, shows. Não saiu do papel.

Entre 2020 e 2021, por conta da pandemia Covid-19, o Athletico deixou de investir em infraestrutura e retornou neste ano. A direção rubro-negra, que já tinha feito um miniestádio, iniciou a construção do terceiro hotel do CT, com 62 quartos.

Outras reformas estão sendo feitas no local, como a troca de grama de um dos campo e uma estrutura para o departamento de futebol ficar próximo dos gramados. 

Foto:Athletico

Fonte:Guilherme Moreira -Curitiba/ge.globo.com

Vasco anuncia Luiz Claudio Pesset como novo treinador do Futsal

 O Futsal do Vasco da Gama tem um novo comandante, trata-se do treinador Luiz Cláudio Pesset, que tem ampla experiência na modalidade. Só no Rio, Pesset foi tetra campeão, além de chegar em três finais de Taça Brasil.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que Pesset passa pelo Cruzmaltino. No Clube de São Januário, ele já exerceu as funções de supervisor, coordenador e técnico. O Instagram “Futsal Vasco” destacou a chegada do reforço.

Foto:Thiago Mendes/Porthix

Fonte:vasconoticias.com.br

Brasil já tem duas vitórias no Mundial de Futsal Down

 A Seleção Brasileira de Futsal Down aplicou duas goleadas nos dois primeiros jogos do Mundial da categoria. A disputa iniciou no último sábado, no Peru.

Brasil

Depois de estrear com vitória por 12 a 1 sobre o Uruguai, os brasileiros venceram o Chile por 13 a 2. O último jogo da primeira fase será na terça-feira, dia 05, contra a Turquia.

Foto:Divulgação

Fonte:Luciano Andrade / X1 futsal