Colômbia e Espanha vencem no segundo dia da Copa do Mundo de Futsal Feminino

 O segundo dia de disputas do Grupo B da Copa do Mundo de Futsal Feminino, nas Filipinas, teve vitórias sul-americana e europeia.

A Colômbia superou o Canadá por 2 a 0, com gols de Mancilla e Camargo, assumindo posição de destaque na chave.

Na partida seguinte, a Espanha confirmou o favoritismo e venceu a Tailândia por 5 a 2. Córdoba brilhou com três gols, enquanto Sotelo e Sanz Navarro completaram a contagem espanhola. Bubpha e Tongdee marcaram para a equipe tailandesa.

Foto: http://FIFA.com

Fonte:Luciano Andrade/x1futsal

Brasil goleia Irã na estreia da primeira edição da Copa do Mundo FIFA

 A história ganhou um novo capítulo neste 23 de novembro de 2025. Na primeira vez em que entrou em quadra por uma Copa do Mundo Feminina de Futsal organizada pela FIFA, o Brasil não apenas estreou mas goleou com gols de Ana Luiza, Débora Vanin e Emilly (duas vezes), a Seleção superou o Irã por 4 a 1, na Arena PhilSports, em Pasig, nas Filipinas. O resultado coloca o Brasil na vice-liderança do Grupo D, atrás da Itália, que goleou o Panamá por 17 a 0 na abertura da chave.

A noite marcou a transição de uma geração que venceu todos os antigos torneios mundiais entre 2010 e 2015 para um um novo cenário: agora, a disputa é reconhecida pela FIFA e a Seleção iniciou sua trajetória em busca do título inédito.

Na sequência da fase de grupos, o Brasil encara a Itália, na próxima quarta-feira, (26), às 9h30 (horário de Brasília), em duelo direto pela liderança. A Amarelinha encerra a primeira fase no sábado, dia 29, às 8h30, contra o Panamá.

O jogo

O Irã mostrou por que é considerado uma das seleções mais competitivas da modalidade e está em nono no ranking FIFA. Com forte compactação defensiva e alternância entre marcações em bloco alto e médio, dificultou as ações do ataque brasileiro. A goleira Farzaneh Tavasoli também teve papel fundamental ao fechar ângulos e adiar o gol do Brasil.

A espera terminou aos 14 minutos. Ana Luiza recebeu passe rasteiro preciso de Emilly, dominou com calma dentro da área e finalizou com categoria. Foi o primeiro gol da história do Brasil em uma Copa do Mundo Feminina da FIFA. O Brasil passou a dominar a partida e o segundo gol foi marcado por Vanin, que aproveitou a assistência de Ana Luiza

Emilly decide para o Brasil

O segundo tempo começou com a Seleção mais intensa. Com apenas 59 segundos, a goleira Bianca lançou para Emilly, que tabelou com Ana Luiza, recebeu de volta e finalizou no alto: 3 a 0 Brasil. Para coroar a sua atuação, aos 3min10s, Emilly roubou a bola, armou o contra-ataque, tocou para Taty, recebeu novamente dentro da área e completou para o gol: 4 a 0.

O Irã diminuiu aos 4min28s, em um lance infeliz da defesa brasileira após um chute da goleira adversária. A bola sobrou limpa para Kamali, que finalizou para marcar o único gol da equipe asiática.

Foto:Fabio Sousa
Fonte: Assessoria CBF• Manila | PHI/lnf

ACBF vence em Santiago e abre vantagem nas finais da Série Ouro

 O 13º título estadual da Série Ouro está mais perto de Carlos Barbosa outra vez. Neste sábado (22), a equipe da Serra Gaúcha venceu a SER Santiago na primeira partida das finais e agora só precisa de um empate para ser tridecacampeão na Federação Gaúcha de Futsal (FGFS).

O Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto recebeu um grande público para a primeira decisão. E viu um primeiro tempo dominante da ACBF. Com gols de Daniel, Juninho e Barbosinha, a equipe do técnico Peri Fuentes abriu 3 a 0 e encaminhou a vitória. Os donos da casa chegaram a descontar com Rani.

No segundo tempo, Maurício Gordo levou o ginásio ao delírio ao marcar o segundo gol da SER Santiago e dar esperança de uma virada histórica. Mas na tentativa do empate, com goleiro-linha, o próprio Maurício errou a saída e perdeu a bola. Alves chutou do outro lado da quadra, dando números finais ao placar quando faltavam 22 segundos para término do confronto: 2×4.

No próximo sábado (29), as duas equipes voltam a se enfrentar em Carlos Barbosa, no Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra, a partir das 17h. A ACBF joga pelo empate para ser campeã. Já a SER Santiago terá de vencer no tempo normal, por qualquer placar, para levar o duelo para uma prorrogação. Havendo empate no tempo extra, a disputa seguirá para os pênaltis.

A ACBF tem 12 títulos estaduais da Série Ouro, organizada pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS): 1996, 1997, 1999, 2002, 2004, 2008, 2009, 2010, 2012, 2013, 2015 e 2024.

A SER Santiago nunca venceu a Série Ouro. Sua melhor campanha foi um vice-campeonato em 2023, quando perdeu o título para a Sercesa, de Carazinho.

Foto: Lucas Cyríaco

Fonte:Gustavo Manhago | GZH  Porto Alegre | RS//lnfoficial.com.br