Sorocaba Futsal contrata três jogadores e renova com Charuto e Genaro

O 2024 do Sorocaba Futsal começou e o time anunciou a contratação de três novos jogadores: os alas do Joãozinho e Mendonça vêm do São José, enquanto o goleiro André Deko chega da Espanha. O Cachorrão também confirmou a renovação dos contratos dos pivôs Charuto e Genaro.

Goleiro André Deko e os alas Joãozinho e Mendonça reforçarão o Cachorrão na temporada 2024.

Deko chega para ser o titular da meta sorocabana após um ano sem muito brilho de Françoar. O goleiro de 31 anos já atuou em 99 jogos na Liga Nacional por Assoeva, Copagril e Cascavel. Inclusive disputou a final que o Sorocaba perdeu para o Cascavel em 2021. Nas duas últimas temporadas, estava no futsal espanhol no Inter Movistar e no Ribera Navarra.

Joãozinho também chega bem cotado e já tem no currículo até convocação à seleção brasileira. O ala de 22 anos jogou no São José nas quatro últimas temporadas e em 2023 marcou 13 gols em 37 jogos.

Outro ala que chega do São José é Gabriel Mendonça que também estava há quatro anos no time do Vale do Paraíba. O jogador de 22 anos marcou cinco gols em 34 partidas da LNF, Liga Paulista e Supercopa Paulista.

Renovações e promoções

Além dos três primeiros reforços para a temporada 2024, o Sorocaba também confirmou a permanência de dois atletas do plantel: os pivôs Charuto e Genaro.

Nome frequente nas convocações da seleção, Charuto, de 30 anos, fez 39 gols em 50 partidas em 2023. Seu reserva imediato, Genaro também acertou a extensão do contrato. O jogador de 36 anos balançou as redes 24 vezes em 53 jogos.

O elenco também ganha o reforço de quatro jogadores que vêm das categorias de base: Carlinhos, Bruninho, Matheus Segala e Gabriel Pereira.

O Sorocaba encerrou a temporada 2023 com o título do Campeonato Estadual ao derrotar o Corinthians. Além desse, foram mais dois títulos conquistados: o Paulista e a Copa do Brasil. A equipe sorocabana parou na semifinal da Liga Futsal ao ser derrotado pelo Joinville.

Foto:Guilherme Mansueto/Magnus Futsal

Fonte: Redação do GE

Todos os campeões da temporada da Liga Gaúcha de Futsal

 O trabalho desenvolvido pela Liga Gaúcha de Futsal resultou em mais de 20 competições, diretamente organizadas pela entidade. Desde a Supertaça Farroupilha, em Frederico Westphalen, na abertura da temporada, até as decisões do Gauchão Sicredi de Futsal, muitos torcedores comemoraram vitórias e conquistas emocionantes em todos os cantos do Rio Grande do Sul.

Além disso, a entidade comemorou o título do Atlântico, de Erechim, na Liga Nacional de Futsal. A conquista devolveu a taça ao Rio Grande de Sul, que desde 2015 não tinha um campeão na LNF. Outra marca importante foi a participação do Lagoa Esporte Clube, de Lagoa Vermelha, na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Clubes de Ligas, disputado em novembro, no Amapá. A competição, inédita, foi organizada pela Associação Brasileira de Ligas – ABL, e já deve contar com a segunda edição, em 2024.

Entre os campeões das competições promovidas pela Liga Gaúcha de Futsal, nesta temporada, destaque para o Guarani (Frederico Westphalen), que sediou e venceu a Supertaça Farroupilha Masculina, na abertura da temporada. No naipe feminino, a Malgi (Pelotas) venceu a Supertaça Farroupilha, além de também ter sido campeã da Taça Farroupilha Feminina – Região Sul. O Horizontina Futsal tornou-se bicampeão da Copa dos Pampas. Destaque ainda para a ACBF (Carlos Barbosa) que, além do título do Gauchão Sicredi de Futsal, ainda faturou duas conquistas no Gauchão de categorias de base, com as categorias Sub17 e Sub15.

Confira todos os campeões e vice-campeões:

  • Supertaça Farroupilha – Masculina
    Campeão: Guarani (Frederico Westphalen)
    Vice: Cerro Largo Futsal (Cerro Largo)
  • Supertaça Farroupilha – Feminina
    Malgi (Pelotas)
    Alaf (Lajeado)
  • Copa dos Pampas
    Campeão: Horizontina Futsal (Horizontina)
    Vice: AGE (Guaporé)
  • Taça Farroupilha Feminina – Região Sul
    Campeão: Malgi (Pelotas)
    Vice: Riograndense (Rio Grande)
  • Taça Farroupilha Feminina – Região Vale
    Campeão: Legendárias (Rio Pardo)
    Vice: Teutônia Futsal (Teutônia)
  • Taça Farroupilha – Região Fronteira
    Campeão: Uruguaiana
    Vice: Real (Itaqui)
  • Taça Farroupilha – Região Noroeste
    Campeão: Santa Rosa Futsal (Santa Rosa)
    Vice: Cerro Largo Futsal (Cerro Largo)
  • Taça Farroupilha – Região Norte
    Campeão: Yeesco/Sercesa (Carazinho)
    Vice: Passo Fundo Futsal (Passo Fundo)
  • Taça Farroupilha – Região Central
    Campeão: AAGF (Agudo)
    Vice: Nadas Branco (Rio Pardo)
  • Taça Farroupilha – Região Serra
    Campeão: Lagoa Esporte Clube (Lagoa Vermelha)
    Vice: AGE (Guaporé)
  • Taça Farroupilha – Região Metropolitana
    Campeão: União (Parobé)
    Vice: ANPF (Nova Petrópolis)
  • Taça Farroupilha – Região Alto Uruguai
    Campeão: Afucs (Seberi)
    Vice: Atlec (Três Passos)
  • Gauchão Sicredi Série A
    Campeão: ACBF (Carlos Barbosa)
    Vice: AEU (Uruguaiana)
  • Gauchão Sicredi Série B
    Campeão: Cerro Largo Futsal (Cerro Largo)
    Vice: AAGF (Agudo)
  • Gauchão Sicredi Série C
    Campeão: Asaf (Campos Borges)
    Vice: Nadas Branco (Rio Pardo)
  • Gauchão Sicredi Feminino
    Campeão: Celemaster (Uruguaiana)
    Vice: Malgi (Pelotas)
  • Gauchão Sicredi Sub20
    Campeão: AEU (Uruguaiana)
    Vice: União (Parobé)
  • Gauchão Sicredi Sub17
    Campeão: ACBF (Carlos Barbosa)
    Vice: ADS (Sananduva)
  • Gauchão Sicredi Sub15
    Campeão: ACBF (Carlos Barbosa)
    Vice: Arsenal (Não-Me-Toque)
  • Gauchão Sicredi Sub13
    Campeão: Top Sport (Caxias do Sul)
    Vice: BR Futsal (Pelotas)
  • Gauchão Sicredi Sub11
    Campeão: Korpus (Candelária)
    Vice: AAPF (Bento Gonçalves)
  • Gauchão Sicredi Sub9
    Campeão: Pinheiro (Carazinho)
    Vice: Korpus (Candelária)
  • Foto:Liga Gaucha
  • Fonte:LucianoAndrade/ /x1futsal.com.br

Reforço de seleção brasileira

 O Jaraguá anunciou sua principal contratação para a temporada 2024. Um dos capitães da seleção brasileira, o ala Marcênio chega como grande reforço da equipe comandada por Fernando Oliveira.

Aos 36 anos, o experiente jogador defendeu o Anderlecht, da Bélgica, nos últimos meses, após uma trajetória de sucesso e idolatria no gigante Barcelona, onde conquistou 16 títulos em quatro temporadas (2018 a 2023).

Entre eles, o tricampeonato espanhol, Copa do Rei, Copa da Espanha e da Supercopa, além da Champions League, principal torneio europeu, em que já havia sido campeão pelo Gazprom, da Rússia, clube que atuou de 2012 a 2018.

No Brasil, Marcênio passou por equipes como Colégio ABC e Santa Fé Futsal, mas ganhou notoriedade no Carlos Barbosa, time gaúcho que vestiu a camisa entre 2009 e 2012.

Pela seleção brasileira, o ala vem sendo figura frequente nas convocações desde 2012 e virou um dos capitães na atual temporada, conquistando a Copa das Nações.

Muito feliz por estar voltando ao Brasil depois de 12 anos, ainda mais podendo vestir a camisa do Jaraguá, um clube com tanta história e tantos títulos. Agradeço a diretoria por todo empenho que fez pela minha contratação e espero poder retribuir isso dentro de quadra. Que possamos ter sucesso grande e uma parceria muito boa para juntos conquistar os objetivos da temporada”, disse Marcênio.

Esse é o quinto reforço anunciado pela Locomotiva, que já havia confirmado o goleiro Nicolas, fixo Nenen Ribeiro, ala Jamur e ala/pivô Yan.

Eles se juntam aos goleiros João Neto e Tiago, fixo Leco, fixo/ala Ruan, alas Bruninho, Felipe, Felipinho, Thierry, William e Gui Uesler, e pivôs Eka e Cappa que renovaram contrato. Já o goleiro Olavo, o fixo Pirulito, e os alas Caio, Gabriel e Neto não tiveram seus contratos renovados.

Foto:Divulgação CBF

Fonte:Lucas Pavin • Jaraguá do Sul | SC/lnfoficial.com.br

Pato Futsal acerta retorno de pivô Malinha

 O pivô Eduardo de Abreu Júnior, o Malinha, está de volta ao Pato Futsal. Um dos maiores artilheiros da história do clube, com 68 gols, o atleta assinou contrato para os desafios da temporada 2024. O acordo foi oficializado no domingo (24). Malinha tem 31 anos e atuou no Pato Futsal em 2011, 2012, 2013 e 2017. Ele estava no Mangueirinha Futsal.

Natural de Pato Branco (PR), o novo camisa 9 do Pato Futsal se diz contente pela oportunidade em retornar ao clube que o projetou para o cenário do futsal brasileiro. “Eu tenho um carinho muito grande pelo Pato Futsal, por essa cidade maravilhosa, por toda torcida. Estou retornando em um momento do clube totalmente diferente de quando atuei, pois o Pato se tornou uma vitrine mundial, cresceu muito como projeto. Eu também pude amadurecer como atleta com o passar dos anos. Espero que essa nova conexão seja de muito sucesso”, comentou.

Além do Pato Futsal, Malinha defendeu equipes como Ponta Grossa (PR), Cascavel Futsal (PR), Juventude Futsal (RS), América de Tapera (RS), Coronel Futsal (PR) e AMF de Marau (RS). Em 2023, pelo MEC Mangueirinha (PR), Malinha marcou 22 gols.

Com a camisa do Pato Futsal, Malinha foi campeão da Série Prata do Campeonato Paranaense e também da Série Ouro do Paranaense. Ele está entre os principais artilheiros da história do clube, ao lado de Danilo Baron, Robério, Douglão, Well, Sinoê, Neguinho e Rangel.

O Diretor Executivo do Pato Futsal, Daniel Nekel, comentou sobre o retorno de Malinha. “Trata-se de um atleta com forte identificação na cidade de Pato Branco. Malinha foi peça fundamental no início do projeto, um artilheiro nato, e só temos que desejar muito sucesso neste retorno para continuar escrevendo essa linda história com a nossa camisa”, destacou.

Malinha é a primeira contratação do Pato Futsal para a próxima temporada. A equipe liderada pelo treinador Betinho já confirmou a renovação de contrato com os goleiros Djony e Alysson, o fixo Caio Barros, os alas Ian, Andeilson, Micael, Moura, Duduzinho e Gê, além do pivô Paulinho Lessa.

Com Malinha e companhia, o Pato Futsal tem presença confirmada na Liga Nacional de Futsal, na Supercopa de Futsal, na Série Ouro do Campeonato Paranaense e na Taça Brasil de Clubes. Em caso de título da Supercopa, o Pato Futsal irá disputar a Libertadores da América. A apresentação oficial do atleta ocorre em 17 de janeiro, quando o Pato Futsal inicia a pré-temporada.

Nome: Eduardo de Abreu Júnior (Malinha)

Idade: 31 anos

Data de nascimento: 28/08/1992

Naturalidade: Pato Branco (PR)

Clubes: Pato Futsal (PR), Ponta Grossa (PR), Cascavel Futsal (PR), Juventude Futsal (RS), América de Tapera (RS), Coronel Futsal (PR), AMF de Marau (RS) e MEC Mangueirinha (PR).

Foto:Luciano Andrade

Fonte:Luciano Andrade/x1futsal.com.br