Brasil estreia sábado na Copa América de Futsal

 A Seleção brasileira de futsal viajou para o Paraguai para a Copa América. O Brasil estreia no sábado, dia 3 de fevereiro, contra a Bolívia.

A Copa América de Futsal começa nesta semana, em Luque, no Paraguai. A competição vai de 2 a 10 de fevereiro e, além do título continental, o torneio garante quatro vagas para a Copa do Mundo de Futsal, em setembro.

No Grupo B, junto com Argentina, Bolívia, Peru e Uruguai, o Brasil descansa no primeiro dia de competição e estreia no sábado, dia 3, contra a Bolívia. No Grupo A estão: Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela.

Os jogos do Brasil na primeira fase de disputas são: dia 3 contra a Bolívia, 11h45: dia 4 contra o Uruguai às 14h: dia 6 contra o Peru às 11h45: dia 7 contra a Argentina às 14h.

A semifinal será dia 9 e a disputa do 3º lugar e da final no dia 10 de fevereiro.  Os horários são de Brasília.

Foto:selecao-brasileira-futsal

Fonte:José Roberto/atualfm.com.br

Minas anuncia duas novidades

 A equipe Minas promete ficar ainda mais forte para a disputa da Liga Nacional de Futsal (LNF). O time minastenista acertou a contratação do ala  Danilo Baron para a temporada 2024. Multicampeão e com passagens por equipes importantes do Brasil, Espanha e Cazaquistão, o atleta de 38 anos foi eleito o Craque da LNF e candidato a melhor jogador do mundo em 2018. Com a camisa da Seleção Brasileira, Baron foi campeão da Copa América.

Eu fiquei muito feliz com o convite do Itambé Minas. É uma camisa muito pesada, com muita história e tradição. Já tínhamos feito contato em outras temporadas e, felizmente, desta vez conseguimos fechar o acordo. O Clube tem uma estrutura fantástica e se preocupa em oferecer as melhores condições para os atletas. Além disso, vem construindo uma equipe cada vez mais competitiva, então isso me motiva muito. Acredito que vamos chegar forte para brigar por títulos nesta temporada”, afirma  Baron.

Outra referência que vai seguir defendendo as cores do Itambé Minas é o goleiro Anderson Gabriel, de 25 anos. No Clube desde 2014, o atleta ganhou as primeiras oportunidades na equipe principal em 2017. Eleito o melhor goleiro da LNF na temporada 2022, Anderson já soma 133 jogos pelo Minas na competição. O jogador liderou as estatísticas de defesas da LNF 2023, com 348 no total e uma média de 12,9 defesas por jogo.

O goleiro vai defender o time minastenista pela oitava temporada seguida. “O Minas é a minha segunda casa, então estou muito feliz por seguir defendendo as cores do Clube. As expectativas para esta temporada são as melhores possíveis, já que estamos formando um grupo muito forte, com atletas de muita qualidade. O nosso objetivo é brigar por títulos, então faremos o possível para levar o Itambé Minas ao topo”, destaca Anderson.

Foto:Mauricio Moreira

Fonte:Assessoria de Imprensa Minas • Belo Horizonte | MG/LNF

Das praias de Manibu-CE ao topo do futsal: conheça Bella Souza, a melhor jogadora da LFF em 2023

 Isabelle Souza nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, mas foi morar cedo no Ceará. Sempre tratou a bola como a melhor amiga. Na infância, jogava com meninos nas areias da Praia de Manibu, em Icapuí, no litoral cearense. Os anos passaram, a menina cresceu e, em dezembro, foi premiada como a melhor jogadora da principal liga feminina de futsal do Brasil.Minhas principais lembranças são jogando aqui na praia com os meninos, onde foi o começo de tudo. Jogava com eles porque não tinham meninas que jogavam aqui - afirmou Bella.

Cearense "de coração", Bella passou por uma mudança radical ao deixar Mossoró e ir morar em uma Capital. Hoje ela defende o Barateiro, time de Santa Catarina, mas sempre que pode, revisita as praias em que despertou a paixão pelo esporte.

Sempre que posso venho passar as férias porque amo aqui - pontuou.

Carreira

No CE, Bella jogou apenas em times amadores. Foi na ida para Santa Catarina que o seu futsal passou a ser reconhecido pelo país inteiro. O apoio dos pais foi decisivo para a carreira decolar.

Eu me inspiro muito no meu pai que também tinha esse sonho de ser jogador. Mas ele não teve condições e acabou desistindo. Então, quando falei que esse sonho era o que eu queria viver ele me apoiou e fez e faz de tudo por mim. Sempre que aparecem problemas lembro que tenho ele me apoiando e fazendo de tudo por mim - relatou.

Mesmo tão nova, com apenas 23 anos, a experiência é grande. Tem no currículo grandes conquistas, principalmente com a camisa do multicampeão Leoas da Serra.

Ela foi campeã Sul-Americana Sub-20 (2018) e do Torneio Internacional de Xanxerê (2023) com a seleção brasileira. Por clubes, venceu o JASC (2018), a Libertadores (2018), o JUBA (2018), o Mundial de Clubes (2019), além da Taça Brasil (2019) e a Copa das Campeãs (2019) pelo Leoas da Serra, entre tantos outros. Pelo Barateiro, atual clube, faturou a Taça Brasil Sub-20 (2021) e quer mais.

Neste 2023, já pelo Barateiro, foi eleita em dezembro a melhor ala direita e craque do campeonato da Liga Feminina de Futsal, maior competição da categoria.

Foi uma sensação muito boa, onde tem tantas craques que antes eu assistia e hoje poder estar disputando junto com elas é muito gratificante - afirmou.

Bella mantém os "pés no chão" quando o assunto é disputar um cobiçado título de melhor do mundo. Ela sabe que o caminho é longo e ainda há muita estrada pela frente.

Tudo o que me tornei hoje devo ao futsal, às pessoas que encontrei nesse caminho, e quero desfrutar e realizar mais sonhos por muito tempo, tanto meus como da minha família.

As férias, no entanto, estão no fim. Ela se reapresenta no sábado (5) e volta aos treinos de olho na pré-temporada. Em 2024, Bella irá disputar a Liga de Futsal Feminino, o Campeonato Catarinense Série Ouro e os Jogos Abertos de Santa Catarina.

Fotos:Divulgação

Fonte:Juscelino Filho-Fortaleza, CE • Fortaleza| CE/cbfs.com.br