E foi no interior gaúcho que tudo começou. Ainda jovem, rumou ao futsal europeu e conquistou espaço em um dos principais clubes de futsal do mundo. Aos 29 anos, ele descreve o momento como o melhor de sua carreira.
Da Serra a Portugal
Natural de Guaporé, na Serra Gaúcha, Léo Gugiel tem o futsal na veia desde criança. Entre os 5 e 17 anos, defendeu a AGE Guaporé, time que atualmente participa da primeira divisão do Gauchão. Depois, defendeu a ADS, de Sananduva, e conquistou a Taça Brasil, em 2015.
Após duas temporadas, chegou à ACBF e pôde realizar a transição para a categoria profissional. Sem muito espaço, foi contratado pelo Joaçaba, equipe em que foi campeão catarinense e teve a oportunidade de disputar a Liga Nacional de Futsal (LNF).
Foram dois anos e meio em Santa Catarina, que atraíram olhares do futsal russo, mais precisamente do Tyumen, equipe que contou com o goleiro por três temporadas. Em 2022, chegou ao poderoso Benfica e, em pouco tempo, conquistou espaço em um dos principais times do continente europeu.
Recentemente, o goleiro foi campeão português e destaque da competição. Após cinco temporadas de hegemonia do rival Sporting, o Benfica voltou a vencer o campeonato, e Léo Gugiel foi premiado como o melhor jogador e melhor goleiro da final. Na decisão, o Benfica venceu o Sporting por 4 a 3.
Acho que já tive outros ótimos momentos, mas é aquela coisa. Às vezes o ótimo momento, ele também vem com o resultado. E agora com o resultado de campeão, claro que fica mais em evidência. Então, podemos considerar sim que é o meu melhor momento da carreira — respondeu o goleiro gaúcho.
O bom momento também é atribuido ao fato de nunca ter tido graves lesões. Além disso, ele reforça que vestir a camisa do Benfica é a realização de um sonho.
Quem é mais próximo de mim sabe que sempre foi um sonho meu jogar no Benfica, tanto que quando eu tive a primeira proposta, eu fiz de tudo para ir. E graças a Deus hoje eu posso defender um clube que é gigante, gigante mesmo — concluiu Gugiel, que revelou a existência de tratativas para aumentar o vínculo com o clube por mais duas temporadas.
Sobre a seleção brasileira, o jogador vinha sendo convocado até 2023, ano em que foi campeão da Copa das Nações. Ele conta que uma das principais metas do momento é retornar à equipe, e garante que trabalha para isso.
A gente sempre trabalha pensando em colher frutos com a seleção brasileira. Esperamos sim voltar em breve, já estou há pouco mais de um ano sem ir mais para a Seleção Brasileira. Claro que a gente fica na expectativa, mas sabendo que tem que estar dando resultado no clube — concluiu Léo Gugiel.
Foto:modalidadesslb
Fonte: Antonio Oliveira | GZH• Porto Alegre | RS/CBFS