Supercopa de Futsal 2026: com vaga na Libertadores em disputa, veja clubes e formato de disputa

 A Supercopa do Brasil de Futsal 2026 vai ganhando forma. Até o momento, cinco clubes garantiram vaga na competição nacional da próxima temporada, que assegura ao campeão uma vaga na Copa Libertadores da modalidade da próxima temporada. Segundo a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o torneio está previsto para ocorrer entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, em cidade-sede ainda a ser definida.

O torneio reúne os campeões e vices do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil da modalidade. Além disso, os vencedores da Taça Brasil (Divisão Especial) e da Copa dos Campeões Regionais também irão disputar a competição. Confira as informações abaixo.

Clubes classificados para Supercopa do Brasil 2026
Atlético-PI (Campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal);
Chapecoense (3º colocado do Campeonato Brasileiro de Futsal);
Atlântico Erechim (Campeão da Copa do Brasil de Futsal);
Sorocaba Futsal (Vice-campeão da Copa do Brasil de Futsal);
Traipu (Campeão da Taça Brasil de Futsal).
Resta apenas uma vaga na competição, que será destinada ao vencedor da Copa dos Campeões Regionais, marcada para ocorrer entre os dias 17 e 19 de dezembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Disputam essa última vaga: Joinville (Campeão da Copa Sul), Sartore-AP (Campeão da Copa Norte), Simão Dias-SE (Vice-campeão da Copa Nordeste) e Fidas Futsal (Campeão da Copa Centro-Oeste).

De acordo com o regulamento da CBFS, o Campeonato Brasileiro de Futsal assegura vaga ao campeão e ao vice-campeão na Supercopa do Brasil. No entanto, como o Traipu vice-campeão diante do Atlético-PI — venceu a Taça Brasil nesta temporada, a vaga foi repassada à Chapecoense, terceira colocada na competição nacional de 2025.

Formato de disputa

Na primeira fase, os clubes serão divididos em dois grupos com três equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para o mata-mata. Tanto a semifinal quanto a final serão disputadas em jogo único. O campeão da Supercopa do Brasil de Futsal garante vaga na Copa Libertadores de Futsal 2026.

Resumo da competição

Participantes: cinco clubes (cinco confirmados: Atlântico Erechim, Atlético-PI, Chapecoense, Magnus Futsal e Traipu);
Última vaga restante: destinada ao vencedor da Copa dos Campeões Regionais;
Regulamento: dois grupos com três equipes cada, onde os dois primeiros colocados avançam para a semifinal;
Premiação: campeão garante vaga na Copa Libertadores de Futsal 2026;
Data-base: 24 de fevereiro a 1º de março.
A Supercopa do Brasil de Futsal é organizada anualmente pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) desde 2016. O maior vencedor é o Magnus Futsal, com três títulos, e o atual campeão é o Joinville, que derrotou o Atlântico Erechim na prorrogação, por 3 a 2, na decisão de 2025.

Informações sobre a Copa Libertadores de Futsal

A Copa Libertadores de Futsal é a principal competição da modalidade entre clubes da América do Sul, organizada pela CONMEBOL desde 2002. O torneio reúne apenas um representante de cada país do continente sul-americano. O sistema de disputa consiste em uma fase de grupos formada por três grupos com quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam para as quartas de final.

Os maiores vencedores do torneio são Jaraguá Futsal e Carlos Barbosa (ACBF), ambos com seis títulos. O atual campeão é o Peñarol, que derrotou o Magnus Futsal por 3 a 1 na final de 2025, realizada em Luque, no Paraguai.

Foto:Conmebol
Fonte: Maurício Soares e Julio Costa — Teresina • Teresina | PI/cbfs.com.br

São Lourenço anuncia Peru como novo técnico

 O São Lourenço já iniciou os trabalhos visando a temporada 2026. Com um planejamento amplo e diversas renovações – tanto nas competições que serão disputadas quanto na formação da comissão técnica e do elenco – a diretoria projeta um ano de transformações, crescimento e busca por conquistas.

A primeira grande novidade anunciada pelo clube está no comando da equipe. Após 22 anos de carreira como atleta profissional, Willian Nesi Levatti, o Peru, que até a última temporada vestia a braçadeira de capitão do São Lourenço, assume agora a função de técnico. A transição, segundo ele, é um passo natural em sua trajetória.

“Sempre gostei e me encantei pelas questões que envolvem o jogo, sejam elas táticas, técnicas ou mentais”, destaca Peru.

O novo treinador explica que, nos últimos cinco anos, intensificou sua preparação para o período pós-carreira, ampliando estudos e passando a analisar partidas sob uma perspectiva mais ampla que a de atleta. “Após o convite por parte do São Lourenço, me senti pronto para esse desafio. Eles abriram as portas para o Peru atleta, agora outra porta se abriu para o Peru treinador. Me sinto lisonjeado e muito motivado para o começo da temporada”, afirmou.

Peru terá pela frente um calendário exigente. Em 2026, o Futsal São Lourenço disputará a Liga Nacional – Série Prata, o Catarinense Série Ouro e os Jogos Abertos de Santa Catarina. O treinador reconhece a responsabilidade, mas demonstra confiança no projeto.

“Acredito que será um ano de muitos desafios, porém de muito trabalho e profissionalismo por parte da diretoria, comissão e atletas”, ressaltou.

Com a definição do comando técnico, o clube dará sequência às próximas etapas da preparação para a temporada, incluindo anúncios relacionados ao elenco e demais membros da comissão. A expectativa da diretoria é construir um grupo competitivo e alinhado aos objetivos traçados para 2026.

Foto: Samara Graciolli

Fonte: Assessoria São Lourenço São Lourenço | SC/lnf