Pioneira na função, técnica do Taboão da Serra espera abrir mercado para mulheres

Comandante da equipe paulista, Cristiane Pereira é a única treinadora do sexo feminino na Copa das Campeãs: "Há pouco espaço para nós ainda". Time enfrenta o Leoas na final neste domingo
O crescimento vivido pelo futsal feminino ainda contrasta com um dado contrastante: a presença de mulheres no comando das equipes ainda é bem tímida. Dos quatro times participantes da Copa das Campeãs, em Lages (SC), apenas o Taboão da Serra é treinado por uma mulher. Oriunda do meio acadêmico, Cristiane Pereira de Souza é uma das pioneiras na função. Treinadora da equipe paulista há 10 anos, ela afirma que o mercado de técnicos de futsal ainda é muito restrito no país.


O Taboão, de Cristiane, decide a Copa das Campeãs contra o Leoas da Serra, neste domingo, às 11h, com transmissão do SporTV. A partida será disputada no ginásio Jones Minosso, a casa do rival.
- São poucas as mulheres no mercado de trabalho de treinadores. Há pouco espaço ainda. Isso vai muito da cultura de o futsal ser um esporte mais praticado por homens, embora isso esteja mudando. Faltam recursos humanos também. Dou aula de futebol e vejo as meninas muito interessadas na disciplina hoje em dia. Também estou preparando atletas para serem futuras treinadoras. Uma jogadora nossa, inclusive, já é técnica do nosso sub13 - disse Cristiane.
Com uma campanha impecável até aqui na Copa das Campeãs - três vitórias nos três jogos da primeira fase - Cristiane sabe que o seu sucesso pode alavancar a ascensão de novas mulheres no mercado de trabalho. Feliz em ser reconhecida como uma pioneira na função, ela destaca uma das vantagens que as treinadoras possuem sobre os treinadores no futsal feminino.
- Acho que mulher entende muito mais as atletas, porque a gente consegue falar de igual para igual. Até porque em dia de cólica ou dor a gente consegue se colocar no lugar delas - resumiu.
Mestre em fisiologia, Cristiane sabe que o Taboão terá uma missão difícil neste domingo em Lages. Mesmo tendo vencido o Leoas na primeira fase, ela rechaça qualquer favoritismo da sua equipe contra as atuais campeãs da Libertadores.
- A gente imagina uma grande festa, um grande espetáculo. Qualquer um dos times pode ser campeão. Esperamos muita gente assistindo e trazendo vibrações positivas para a nossa cidade - frisou.
Sobre o trabalho à frente do seu clube, Cristiane revela que hoje a forte equipe de Taboão da Serra vem colhendo os frutos plantados há 10 anos.
- Começamos com um projeto de base, fui preparadora física de equipe masculina e depois assumi o time feminino. Taboão começou com uma equipe bem simples, mas o projeto foi aumentando e hoje somos o principal time da nossa cidade. Nosso maior desejo sempre foi consolidar as categorias de base, então estamos colhendo os frutos plantados lá atrás com uma equipe forte e com quatro jogadoras formadas por nós mesmos - finalizou.
 
Fonte: Flávio Dilascio/ globoesporte.com / Foto: Pedro Veríssimo

Experiente Leleco está de volta a Pernambuco

O experiente ala LELECO acerta seu retorno ao futsal de Pernambuco ande já atuou em vários clubes do Brasil e um na europa o ala volta pra atuar novamente em Pernambuco dessa vez pelo clube náutico Capibaribe.


Fonte: Eduardo Werneck Pereira

Receita do sucesso

O Jaraguá (SC) aposta em uma fórmula bem conhecida no esporte para obter sucesso na temporada 2019. O técnico Fernando Ferretti procurou montar o elenco misturando experiência e juventude, mantendo uma base do ano passado e reforçando o grupo com nomes consagrados da modalidade, como o do pivô Jé.E foi justamente a contratação do camisa 9 que trouxe boas expectativas ao torcedor do time catarinense, que deposita em Jé a esperança de uma temporada vitoriosa.


"Fiquei muito honrado pelo convite do Ferretti e de toda diretoria do Jaraguá. Agora, espero retribuir ao máximo essa confiança. O torcedor pode esperar um guerreiro sempre tentando fazer o melhor, seja o jogo que for, com foco maior no coletivo e não em prêmios individuais", afirma o pivô.
A retomada do Jaraguá no cenário nacional passa também por Fernando Ferretti, que acredita no projeto e aponta que o aurinegro vem se reestruturando em todos os setores para voltar ao patamar alto do futsal.


"Sou categórico em afirmar que a equipe está em ascensão dentro e fora de quadra e quero continuar contribuindo neste processo de retomada do clube, sabendo que o momento é completamente diferente do que vivi antigamente", pontua o treinador.
Além de Jé, o elenco do Jaraguá para a temporada 2019 conta com nomes como os goleiros Jean Reis e João Neto, o fixo Fernando, os alas Oitomeia, Thiago Valler e João Guilherme, além dos pivôs Poletto e Daniel.
Fonte:Assessoria de Imprensa da LNF