Sete títulos em quatro anos: Ricardinho quebra recordes, faz história e vira "Mister" do futsal

 Sete títulos em menos de quatro anos. A marca seria motivo para qualquer clube no mundo ter interesse em contar com um técnico tão vitorioso em um curto espaço de tempo. É com essa credencial que Ricardo Di Izeppe, mais conhecido como Mister Ricardinho, desenha trajetória promissora no futsal brasileiro e mundial.


Com apenas 44 anos, Ricardinho tornou-se um dos mais vitoriosos técnicos da história do futsal nacional em praticamente quatro anos na função. Jogador vitorioso com passagens por Corinthians, Joinville, Santos e Sorocaba Futsal, o "Mister" não esperava fazer sucesso em tão pouco tempo na nova carreira.

Sempre me via nessa função quando parasse de jogar. É minha vida, não sei fazer outra coisa. O início foi muito difícil, quando assumi (2018) o time teve uma mudança financeira. Tive que recomeçar do zero, com o Falcão já parando. Ele ainda ficou um ano, me ajudou muito, mas tive que recomeçar e trabalhar com os meninos da base. Foi complicado, mas ainda conseguimos ser campeões do mundo e chegar à semifinal da Liga. Foi um ano muito importante, o mais complicado que tive, mas que consegui colocar minha filosofia de um futsal para frente, alegre e ofensivo – disse Ricardinho.

Ricardinho ostenta outras marcas que impressionam. O técnico tem 50% de aproveitamento em títulos. Isso mesmo, dos 14 campeonatos que disputou, ele foi campeão em sete. Se não bastasse levantar a taça, todos os títulos foram conquistados de maneira invicta. O mais especial deles foi a Liga Nacional de Futsal de 2020, principal torneio do futsal brasileiro, tornando o Sorocaba o único clube da história a ser campeão sem sofrer uma derrota sequer.

Não suporto perder, tenho a competividade comigo. Todo dia temos que nos reiventar e fazer diferente. A Liga eu tinha como objetivo porque era também a meta do projeto com o novo patrocinador. O time tinha oito meninos que tinham subido e formar uma equipe campeã assim é difícil. Acho difícil ter outra equipe campeã invicta, mas o mais legal foi formar e revelar jogadores. Ser campeão da Liga sem perder nenhum jogo é algo que vai ficar para a história – relembra Ricardinho.

O Sorocaba ficou exatos 19 meses sem ser derrotado em jogos válidos pela Liga Nacional de Futsal, uma espécie de "Brasileirão" do futsal. Foram 28 jogos no período, com 23 vitórias, cinco empates e aproveitamento de 88%. Veja abaixo os números de Ricardinho no comando do Sorocaba ano a ano.

2018: 72 jogos | 44 vitórias | 13 empates | 15 derrotas: 67% de aproveitamento

2019: 64 jogos | 44 vitórias | 8 empares | 12 derrotas: 73% de aproveitamento

2020: 31 jogos | 27 vitórias | 4 empates | 0 derrotas: 91% de aproveitamento

2021: 33 jogos | 25 vitórias | 5 empates | 3 derrotas: 80% de aproveitamento

São exatos 200 jogos à frente do Sorocaba Futsal - projeto criado e liderado até 2018 por Falcão -, com 140 vitórias, 30 empates e 30 derrotas, aproveitamento de 75%. No período, Ricardinho conquistou dois Mundiais de Clubes, duas Supercopas de Futsal, uma Liga Nacional, uma Taça Brasil, além do Campeonato Paulista. Ainda como jogador do Sorocaba, entre 2014 e 2017, foi campeão da Liga Nacional, Mundial, da Libertadores, entre outros.

Não me ligo nesses números, já passaram quase quatro anos e agora que soube. É impressionante, ter 75% de aproveitamento e você ainda ter mais jogos no fim do ano para aumentar isso. Mas nunca me preocupei, o grande objetivo era transformar a vida dos atletas. Não vou ficar aqui para sempre, ninguém é insubstituível, mas qualidade você não substitui. O que nós fizemos aqui é algo gratificante, acho que isso é o que fica, eles terem acreditado no projeto e em um cara que era jogador e estava ao lado deles.

Foto:  Danilo Camargo/  Guilherme Mansueto/Magnus Futsal

Fonte: Emilio Botta -Sorocaba, SP/ ge.globo.com

Balsas embarca para Recife para disputar Copa do Nordeste de futsal

O Balsas começa sua caminhada neste sábado na Copa do Nordeste de Futsal. A competição será realizada em Recife-PE e a delegação do clube já embarcou para a capital pernambucana.

O time do sul do Maranhão estreia neste sábado, contra o Itaporanga-SE. A partida está marcada para às 11h.

"Que‎ Deus‎ nos‎ guarde‎ e‎ proteja‎ em‎ todo‎ trajeto.‎ Vamos‎ em‎ busca‎ de‎ mais‎ uma‎ grande‎ conquista‎ para‎ o‎ nosso‎ estado!‎", postou o clube.

Foto:Thiago Limas/AP Assessoria

Fonte: Redação do Ge-São Luís, MA/g1


Copa Sertão Central Futebol de Base

A segunda Copa Sertão Central Futebol de Base, será realizada neste final de semana (sexta, sábado, domingo e segunda), com diversas cidades da região e Fortaleza. Garotada das categorias Sub-15 e 17, após a retomada das atividades tem despertado a atenção dos captadores. Os observadores técnicos do Fluminense, Ceará e Fortaleza vão se fazer presentes na busca de novos talentos. A Sejuvi Quixeramobim ultimamente tem se valido do trabalho dos professores Wellysson Ferreira, Júnior Felipe e Marquinhos Quixeramobim, para seguir a política de valorização da base.

No final da semana passado por exemplo, uma secretaria de esporte assegurou o deslocamento dos atletas Henrique Araújo e Guilherme Nobre, o Alemão, até Fortaleza, de onde seguiram para Recife-Pernambuco e se juntaram aos colegas Ronald Sousa, Miguel Holanda e Kauã Tores, que viajaram na terça-feira anterior, para disputar a Copa Carpina, pelo Projeto União de Camaragibe, numa articulação do professor Wellyson que tem boa relação com vários captadores do Brasil.

Os visitantes desembarcam em Quixeramobim na sexta-feira, e serão recepcionados pelo Secretário de Esportes Idelbrando Rocha Ferreira e equipe atenta a logística de acomodação. A competição de quatro dias tem apoio total do prefeito Cirilo Pimenta e do vice prefeito Edmilson Júnior.

Fonte: sejuvi