Seleção brasileira universitária de futsal feminino terá técnico e atleta cearenses no Mundial

 O Ceará terá dois representantes no Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Wilson Sabóia vai estrear como técnico da seleção brasileira na categoria e a pivô Flávia Mayane como atleta. A dupla compõe a equipe feminina que vai disputar o torneio entre 18 e 24 de julho, em Portugal. A competição é organizada pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e realizada a cada dois anos.

 

 

"Dá frio na barriga só de pensar no tamanho do compromisso que teremos. Farei de tudo para que o meu melhor esteja à altura do desafio. Como equipe, tenho certeza que iremos bem. Nossa comissão técnica tem profissionais excepcionais, que estarão jogo a jogo nos orientado e ajustando os detalhes para que possamos exercer o melhor do nosso futsal. Tenho certeza que nos doaremos ao máximo para que esse título volte para o Brasil", disse a atleta.

Aos 23 anos, Mayane vai estrear na competição. É a única cearense das 14 convocadas. A atleta natural de Limoeiro do Norte compete pela Unifor desde 2016. Já formada em Energias Renováveis, ela está no terceiro semestre de Educação Física. A bola no pé começou aos sete anos, quando driblava os meninos do bairro. O palco era o campinho atrás da própria casa. 

Por causa da família, a pivô sempre foi próxima ao esporte, em especial o futebol. Juntos, participavam das Olimpíadas Comunitárias em Limoeiro, competindo em várias modalidades. Depois de se destacar na competição, ainda aos 11 anos, ela foi chamada para jogar na equipe adulta da cidade. 

Ela encarou o desafio de sair de casa e morar longe da família para buscar os sonhos.  Em 2016, Mayane aterrissou na Unifor para disputar o Cearense Sub-20. No ano seguinte, subiu para o time adulto. 

“Priorizei oportunidades que facilitassem os estudos, porque sempre pensei em me resguardar para o meu “pós” atleta, que sabemos que é um caminho incerto no nosso país. A Unifor me abriu as portas também para poder competir em alto nível no esporte que amo. Quando recebi o convite, hesitei brevemente por ser fora da minha cidade, mas com o apoio da família eu aceitei e me mudei para Fortaleza para jogar futsal e estudar”, relembrou.

Aliar esporte e estudo é um desafio. Manter-se em alto nível na sala de aula e dentro das quadras e organizar tudo isso na rotina também faz parte da vida de atleta. 

“Se eu disser que é fácil, estou mentindo. A Unifor tem isso como um super ponto positivo: ela te auxilia a ser realmente um aluno-atleta, onde você tem que ter estratégias para se manter bem e concentrada nas duas áreas: esportes e estudos”, revelou. 

Em 2018, representando a Unifor nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), veio a lesão no ligamento do joelho direito. Ela havia acabado de ser campeã sul-americana com a Seleção Brasileira Sub 20. Após nove meses longe das quadras, agora tem o desafio de vestir a camisa brasileira na seleção universitária.

 

Mayane vê no técnico Wilson Sabóia a maior inspiração no esporte. Ele foi o grande responsável por moldá-la como atleta e estará ao lado dela estreando como técnico da seleção feminina universitária de futsal. Convidado pela CBDU, ele já participou do torneio como auxiliar técnico em Braga (2012) e em Málaga (2014). O Brasil venceu todas as edições que disputou. 

A equipe deve viajar para Portugal no dia 10 de julho e realizar alguns treinos antes do torneio. Sabóia, que também comanda a seleção feminina de futsal do Brasil e o time da Unifor, convocou 14 atletas universitárias com idade entre 18 e 25 anos.

 

 

“A perspectiva é boa. Essas atletas nunca jogaram mundial. Há a pressão de representar o país, mas creio que junto com a gestão técnica e a CBDU dá para fazer um excelente trabalho. Costumo dizer que o processo é mais importante que o produto final. O resultado vai depender muito do que vai acontecer no treinamento, e as atletas entenderem como a gente quer propor a equipe ofensiva e defensivamente. São 14 excelentes atletas individualmente, e o desafio é transformar essa excelência individual em coletiva. Espero o melhor resultado possível e trazer para o nosso país esse título”, concluiu o treinador. 

Foto: Kely Pereira/Unifor/ Divulgação/CBDU

Fonte:Crisneive Silveira / diariodonordeste.verdesmares.com.br

Jamur, Bruno Iacovino, Piqueras e Dani Santos não vão continuar no Fútbol Emotion Zaragoza

 O Fútbol Emotion Zaragoza anunciou através de um comunicado que os jogadores Jamur, Bruno Iacovino, Piqueras e Dani Santos estão a terminar a sua passagem pelo clube. A equipe inicia assim sua reestruturação para disputar no próximo ano na Segunda Divisão.


O Fútbol Emotion Zaragoza iniciou as suas reformas no plantel tendo em vista o novo desafio de participar na próxima época na categoria prata. De uma só vez, a equipe confirmou que quatro dos homens com maior peso em campo na última campanha, Jamur, Bruno Iacovino, Piqueras e Dani Santos, não voltarão a defender o escudo da Sala 10.

Desta forma, Sergio Jamur se despede do clube depois de ter jogado duas temporadas com a nossa camisa. O extremo brasileiro marcou 23 golos nos 56 jogos que disputou. Por sua vez, Manolo Piqueras e Dani Santos deixam o clube após uma temporada. O ala murciano jogou 29 jogos marcando 8 gols, enquanto o ala Mostoleño marcou 2 gols em 20 jogos. Bruno Iacovino, que chegou ao mercado de inverno passado, está de saída depois de disputar 14 jogos em que marcou 5 golos.

Do Fútbol Emotion Zaragoza queriam agradecer “pela dedicação e empenho durante o tempo em que defenderam a camisola”, bem como desejar “o melhor nos seus projectos futuros”.

Foto:LNFS

Fonte:LNFS • Zaragoza | ESP

Futsal Cearense

Fonte:www.futsalcearense.com.br

CBFS divulga datas da primeira fase da Copa do Brasil Sicredi Feminina

 A Copa do Brasil Sicredi chega à sua 6ª edição em 2021, implantada em 2017 com o objetivo de ter um evento que abrangesse os 27 Estados brasileiros e os campeões das copas regionais: sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, por um período maior de tempo, diferente dos formatos das demais competições CBFS com duração de 5 a 7 dias.

A Copa do Brasil Sicredi tem uma durabilidade de 5 meses e classifica o campeão para a Supercopa de Futsal.

Campeões edições anteriores:

2017 - Leoas da Serra (SC)

2018 - Cianorte (PR)

2019 - Taboao Magnus (SP)

2020 - Taboao Magnus (SP)

2021 - Stein Cascavel (PR)

A edição 2022 contará com 14 equipes. Todos os anos, havendo vagas na região é permitido que os Estados que fizeram indicações façam uma segunda indicação para completarem os grupos.

O evento é disputado em 5 fases, sendo a primeira fase com até 16 grupos, definidos pela logística dos clubes envolvidos, reduzindo custos de logística. Em todas as fases são jogos de ida e volta, classificando a equipe que obtiver 2 vitórias ou 1 vitória e 1 empate. A ordem dos jogos da 1ª Fase é mediante sorteio porém nas demais fases faz o seguindo jogo em casa a equipe com melhor índice técnico geral.

O departamento técnico da CBFS disponibilizou a tabela da 1ª Fase da Copa do Brasil Sicredi, abaixo os grupos e confrontos, confira:

28/jun 20:15 - Ginásio Zé do Feijão - Taboao Magnus SP x ADTB Futsal PR

28/jun 20:00 - Ginásio Fiotão - F. S. D. MT x DEC MS

02/jul 15:00 - Ginásio Valdir Pinheiro - Maringá/Seleto PR x Celemaster Uruguaianense RS

02/jul 20:00 - Ginásio Tênis Clube - São José Futsal SP x PRAMINAS MG

02/jul 20:00 - Ginásio CEULP/Ulbra - Porto/ Polivalente Futsal TO x ACAP PA

03/jul 10:00 - Ginásio Guanandizão - SERC MS x Clube Resenhas GO

09/jul 19:00 - Ginásio Pianão - APEC/PVA MT x Vila Nova F. C. GO

12/jul 20:00 - Ginásio Furtadão - ADTB Futsal PR x Instituto Lince SP

12/jul 20:30 Ginásio Nelson Bartels - PRAMINAS MG x São José Futsal SP

15/jul 20:00 - Ginásio Islander Souza - ACAP PA x Porto/ Polivalente Futsal TO

15/jul 20:00 - Goiânia Arena - Vila Nova F. C. GO x APEC/PVA MT

16/jul 20:00 - Ginásio Municipal - Celemaster Uruguaianense RS x Maringá/Seleto PR

16/jul 15:00 - Ginásio Guanandizão - DEC MS x F. S. D. MT

17/jul 10:00 - Goiânia Arena - Clube Resenhas GO x SERC MS

Fonte:Assessoria de Imprensa CBFS  • Fortaleza | CE

Copa do Pampas contará com a participação de 16 clubes

 A Liga Gaúcha de Futsal realizou reunião para definir a disputa da Copa do Pampas de Futsal. A competição será no formato de mata-mata, com jogos de ida e volta, até a definição do campeão.

 

A previsão é de que a competição inicie no dia 10 de agosto, com a final até o dia 23 de novembro.

Caso haja o empate em pontos, ao final dos dois jogos, a decisão seguirá para a prorrogação. Se o empate persistir, o classificado será definido nos pênaltis.

Os confrontos serão definidos através de sorteio, em todas as fases da competição. O sorteio para a definição dos primeiros jogos da Copa dos Pampas acontecerá na próxima segunda-feira, dia 20, às 19h.

  • Confira os clubes confirmados na disputa:
    SER Itaqui (Itaqui)
    Uruguaianense (Uruguaiana)
    AVF (Vacaria)
    Guarani Futsal (Frederico Westphalen)
    AFUCS (Seberi)
    Lagoa EC (Lagoa Vermelha)
    AGE (Guaporé)
    Boca Juniors Futsal (Coxilha)
    Passo Fundo Futsal (Passo Fundo)
    Horizontina Futsal (Horizontina)
    AMF (Marau)
    Penārol Futsal (Guaíba)
    SASE (Selbach)
    Guarany (Espumoso)
    ALAF (Lajeado)
    Cerro Largo Futsal (Cerro Largo)  
  • Foto:Luciano Andrade
  • Fonte:Luciano Andrade /X1 futsal

Ferrão concorre á artilharia com companheiro de Barça

 O pivô brasileiro começa com vantagem na corrida por ser o artilheiro do campeonato da Liga. Quando falta apenas a final do Play Off, seus 29 gols representam uma vantagem de cinco gols sobre os números de seu companheiro de equipe Sergio Lozano, o primeiro jogador que pode caçá-lo. Quase com total certeza este prêmio será do Barça, já que o terceiro envolvido na pomada é Adolfo, tem onze gols atrás do líder deste ranking.


O vencedor do troféu de artilheiro da Liga Nacional de Futsal em 2017, 2018 e 2019 está a um passo de voltar a glória em 2022. Ferrão, o artilheiro de um Barça que corre para a final do Play Off somando seu quarto título da temporada, é quem lidera a classificação do atual campeonato depois de ter anotado 29 gols em 25 jogos. Estes números, quando faltam apenas dois jogos (ou três em caso de desempate), já implicam com total certeza que o ‘artilheiro’ deste percurso recairá sobre um dos finalistas: Barça ou Palma Futsal. No entanto, os números colhidos ao longo do exercício regular decantaram quase irreversivelmente este prêmio para o lado culé.

Depois de uma pulsação muito equilibrada entre os grandes artilheiros da Liga durante os 30 dias do calendário regular, o avanço de Ferrão em momentos-chave serviu para dar um bom golpe na tabela nesse quesito. Seus números na frente do gol também foram os melhores nesta seção (24 gols), embora naquela época ele só tenha adquirido um pouco de renda sobre seu companheiro de equipe Sergio Lozano ou dois sobre o ‘assassino’ das Indústrias Santa Coloma, Tomas Drahovsky. Mas as atuações de Chapecó nas eliminatórias decisivas, além de impulsionar o Barça para uma nova final, serviram para se destacar neste ‘sprint’ de artilheiros. Cinco novos gols com sotaque brasileiro elevaram a fasquia para 29 gols, o mesmo número que o ‘top’ conquistou no ano passado.

Nenhum dos participantes do Play Off conseguiu seguir a trilha nas Quartas de Final e Semifinais. Os quatro golos de Terry nas pré-eliminatórias com o Ribera Navarra FS aproximaram-no dos 25 gols, sendo o segundo melhor número da actualidade, mas a eliminação confirmada da equipa de Tudela afasta-o como possível melhor marcador. Atrás dele aparece o nome de Sergio Lozano, a principal ameaça para arrebatar o título individual de seu companheiro de equipe no Can Barça com 24 gols em seu crédito e apenas uma final para reverter o armário. Longe, e aos 18 convertidos em toda a Liga por Adolfo, o próximo jogador a ser observado.

Apesar de as grandes referências ofensivas do Palma Futsal continuarem a subir de posição na última semana do torneio, aproveitando a estreia como finalistas, as hipóteses de coroar o artilheiro são utópicas. Higor e Mancuso partilham o actual privilégio de serem os artilheiros da equipa com 14 golos cada, pelo que para assaltarem o trono deste ranking deverão, pelo menos, duplicar os seus recordes anteriores em todo o resto do Play Off Final.

Foto: LNFS

Fonte: LNFS • Barcelona | ESP /LNF

Joinville bate a ACBF e assume a vice-liderança da LNF 2022

Um clássico à altura das duas equipes e que valia o segundo lugar na LNF 2022. O Joinville bateu a ACBF, em Santa Catarina por 3 a 1 e chegou a 28 pontos na vice-liderança da competição, passando na tabela os gaúchos e o Cascavel.

 

No primeiro tempo quem pulou na frente foram os donos da casa. O goleador Dieguinho não desperdiçou cobrança de pênalti e abriu a vantagem. No entanto, o pivô adversário deixou tudo igual. Bem posicionado, Éder Lima desviou para empatar o jogo.

Na volta do intervalo, os catarinenses ficaram novamente na frente com um golaço. Pepita dominou a bola e, de calcanhar, surpreendeu o goleiro. A partida ficou no mesmo ritmo até o final. Assim como no primeiro tempo, o goleiro William salvou o Joinville defendendo um tiro livre. No final, ainda houve tempo para Xuxa marcar o terceiro. Murilo, como goleiro-linha, ainda descontou para 3 a 2.

Foto: Juliano Schimdt

Fonte:Luciano Andrade /X1 futsal