Peri Fuentes pede desligamento do Umuarama e assumirá equipe gaúcha

 A Associação Futsal Umuarama anunciou oficialmente que o técnico Peri Fuentes solicitou seu desligamento do comando da equipe. O treinador aceitou uma proposta para assumir o cargo na Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF).

Natural de Santana do Livramento (RS), Peri Alves Fuentes Filho tem uma vasta experiência no futsal. Casado e pai de dois filhos, ele assumiu o Umuarama Futsal em 2023, após uma passagem de sete anos pelo Minas Tênis Clube, onde dirigiu a equipe Sub-20 por três temporadas e esteve à frente do time principal nas quatro seguintes. Ao aceitar o desafio de comandar o clube paranaense, destacou a tradição da equipe no cenário nacional do futsal.

Antes de sua despedida, Fuentes ainda estará no comando da equipe nas partidas contra o Atlântico, na quinta-feira (27), em Erechim, e contra o Foz Cataratas Futsal, na segunda-feira (31), em Foz do Iguaçu.

Em nota oficial, a AFSU expressou gratidão ao treinador. “Somos gratos por todo seu empenho e dedicação com a AFSU e desejamos todo o sucesso na continuidade da sua carreira”, declarou a diretoria.

A diretoria do Umuarama Futsal ainda não anunciou um substituto para o cargo, informando que a definição do novo treinador ocorrerá nos próximos dias.

Foto: Diego Ianesko

Fonte: Portal de Umuarama- Umuarama | PR/LNF

Atleta do Stein Cascavel Futsal conquista dois prêmios no Melhores do Ano 2024 da CBDU

 Na última terça-feira (25), Luana Rodrigues, que joga como fixa no Stein Cascavel Futsal há quatro temporadas, esteve em Brasília para receber o troféu da premiação Melhores do Ano 2024, promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A paranaense foi destaque nas categorias Atleta do Ano 2024 e 1º lugar WUC Futsal 2024, em razão de seu desempenho no Mundial Universitário de Futsal pela Seleção Brasileira Universitária em Xangai.

“Estou muito feliz, pois vejo que meu trabalho está sendo reconhecido e valorizado. Embora tenha a honra de receber esse reconhecimento de forma individual, sei que sem a dedicação e o apoio da minha equipe e treinadores eu não teria conseguido alcançar esse resultado sozinha”, revela Luana, que já tem na carreira vários títulos.

Para Luana, o esporte é uma fonte constante de lições e aprendizados, e cada momento deve ser aproveitado ao máximo. “Sempre busco dar o meu melhor, independente de como estou, focando nas competições e sem jamais esquecer minhas origens.” Ela ainda deixa um conselho para as novas atletas: “Estudem e aproveitem as oportunidades que o esporte oferece”, declara.

Trajetória profissional

Luana, natural de Cianorte, no Paraná, iniciou sua trajetória no futsal jogando pelo time local, onde conquistou uma bolsa de estudos para cursar Educação Física. Em 2022, recebeu o convite para integrar o Stein Futsal Cascavel, equipe pela qual disputa sua quarta temporada este ano.

Foto: Divulgação

Fonte: Luciano Andrade/x1futsal

Goleira gaúcha garante vaga na Copa do Mundo de futsal defendendo a Itália

 A vaga histórica da Itália para a primeira Copa do Mundo de futsal feminino tem jeitinho gaúcho. A Azurra é uma das primeiras seleções a se garantir na competição que será em novembro nas Filipinas.

Entre as atletas que participaram do feito está a goleira brasileira naturalizada italiana Ana Sestari. Com 29 anos, a atleta é natural de Progresso, no interior do Rio Grande do Sul, e há 10 atua na Itália.

Uma das peças-chave dessa seleção italiana é Ana Sestari. A goleira ganhou destaque no Barateiro Futsal, em Brusque (SC), uma das equipes mais tradicionais do futsal feminino no Brasil, onde conquistou títulos em todas as categorias: Taça Brasil Sub-15, Sub-17, Sub-20 e também no profissional.

Após quatro anos, a goleira deixou o Brasil para acertar com o Pescara Futsal, na Itália. Mesmo enfrentando o desafio inicial de esperar um ano para obter a cidadania italiana e regularizar sua inscrição, Ana rapidamente se consolidou como uma das principais goleiras do país.

O ano de 2019 foi um marco em sua carreira. Convocada pela primeira vez para a seleção italiana de futsal, ela teve a chance de representar o país em competições internacionais, além de receber sua primeira indicação ao prêmio de melhores jogadoras do mundo.

Foto: Federação Italiana de Futsal

Fonte: Gustavo Manhago | GZH- Porto Alegre | RS/LNF