Parceiros de infância, goleiro e ala chegam juntos à seleção brasileira de futsal

 Dos 9 aos 21 anos, João Neto e Suelton vestiram a camisa do Benfica, de João Pessoa. O goleiro e o ala vivem uma relação de irmãos conquistada devido ao futsal. Os garotos sonhavam alto, mas temiam não chegar muito longe por estarem em uma cidade sem tanta visibilidade. Dessa união dos jogadores, surgiu uma oportunidade para deixar a Paraíba e, em 2013, eles foram disputar a Liga Nacional pela Copagril. Quis o destino que também na primeira convocação para a seleção brasileira, os dois recebessem junta uma chance do técnico  Marquinhos Xavier.
João Neto e Suelton vão disputar a final da Liga Sul-Americana contra a Argentina. Os confrontos serão na China, nos dias 18 e 19 de agosto, com a participação das equipes principal e sub-20 de cada país.Ele é um irmão pra mim. Temos uma amizade forte, de longa data. Quis o destino que nossa primeira convocação pra seleção brasileira fosse juntos, não poderia ser melhor. Foi mais uma particularidade para tornar este momento mais especial, pois ele é, certamente, o maior amigo que fiz nestes anos todos no futsal comemorou João Neto.
A dupla atuou na Copagril, de Marechal Cândido Rondon (PR), em 2013, comandados justamente por Marquinhos Xavier, e depois cada um seguiu seu caminho. Ambos com 26 anos, João Neto está atualmente no Jaraguá e Suelton retornou nesta temporada – após jogar quatro anos seguidos pelo Marreco – ao clube que fez ele deixar a capital Paraibana.Suelton ficou surpreso ao saber que iria reencontrar o amigo de infância, desta vez, representando o país. Para o ala, ninguém nunca imaginou esse momento.No primeiro momento quando recebi a notícia que estava convocado, fiquei muito feliz. Depois que soube que um irmão do futsal também tinha sido convocado, foi uma felicidade dobrada. Começamos a jogar juntos ainda com 9 anos. É um momento inexplicável para nós – finalizou Suelton.

O torneio na China, que os paraibanos vão disputar, foi um evento inovador da Conmebol, reunindo as categorias adulto e sub-20 de cada país, no fim de 2017, e dividido em dois zonais. O Brasil conquistou o Zonal Norte, enquanto a Argentina foi campeã do Zonal Sul.
Fonte:Por Globo Esporte• Rio de Janeiro | RJ