Mangaba completa 23 anos no Cascavel

 Pelas mãos dele já passaram craques do futebol como Mané Garrincha, Vavá e Cláudio Adão. O passado de quase três décadas nos gramados foi apenas parte da história de um dos mais antigos profissionais dedicados ao esporte no Paraná.

Desde os anos 70, Benedito Alves de Lima, o Mangaba, é o reflexo da dedicação, paixão e fidelidade de alguém a sua profissão. Aos 78 anos, ele é um patrimônio de Cascavel.

Dentro das quadras, Mangaba é tido como uma das figuras mais folclóricas do futsal. Desde 1998, o Ginásio da Neva se transformou na segunda casa deste simpático massagista. “Minha mulher até briga, fala que eu vivo mais para o time do que pra ela”, brinca.

Com uma personalidade forte, e um jeito que mistura o aspecto turrão com um coração enorme, Mangaba é a memória viva de décadas de conquistas e vitórias. Todos os títulos paranaenses conquistados pela Serpente Tricolor (6 na Série Ouro e 1 na Chave Prata) tiveram a presença dele. “Estou aqui desde o começo do Cascavel “, relembra.

Pai de três filhos, com 11 netos e 4 bisnetos, Mangaba tem orgulho da família que também criou dentro do futsal. Só com o auxiliar-técnico Gilmar Dias Costa já são 18 anos de parceria e convivência. “Todo mundo conhece ele. Onde a gente vai o pessoal pergunta do Mangaba, ele é muito gente boa, querido por todos”, disse.

O apelido famoso surgiu quando ainda era garoto. O então pequeno Benedito foi picado por uma espécie de abelha chamada mangava. “Acabou pegando e nunca mais quase ninguém me chamou pelo meu nome”, brincou. Hoje, Mangaba é um dos principais rostos do Cascavel. É aqui que ele dedica o tempo e divide boa parte da vida. O massagista e atendente está presente em todos os treinos e nos jogos em casa, ajudando na recuperação e no tratamento físico dos jogadores e auxiliando a comissão técnica.

Se depender da disposição e do amor do Mangaba pelo Cascavel Futsal essa relação vai continuar assim ainda por muitos anos. “Não penso em me aposentar, quero continuar aqui no time que amo”, garantiu o massagista mais querido do futsal brasileiro.

Foto:Cascavel | PR/oparana.com.br

Fonte:Assessoria de Imprensa Cascavel• Cascavel | PR

Di Maria anuncia saída do Jaraguá

 O Jaraguá terá uma baixa significativa para o restante da temporada. Nesta terça-feira (19), o ala Di Maria anunciou que está de saída do clube, três meses após sua contratação.

O experiente jogador de 37 anos acertou seu retorno para o futsal da Indonésia, encerrando assim sua segunda passagem pelo Aurinegro, onde já havia atuado entre 2013 e 2015. Contratado em meados de julho, Di Maria fez cinco jogos entre Campeonato Catarinense e Liga Nacional, marcando três gols.

“Obrigado ao Jaraguá e a todos os amigos, torcedores que me receberam super bem novamente em Jaraguá do Sul. Desejo todo sucesso ao Jaraguá Futsal no restante da temporada 2021”, postou o ala em uma rede social.

Sem Di Maria, o Jaraguá se prepara para o terceiro jogo na segunda fase do Estadual, que acontece nesta quinta-feira (21), contra o São Lourenço, às 19h, na Arena.

A equipe jaraguaense lidera seu grupo, com 100% de aproveitamento, e pode encaminhar ainda mais sua classificação à semifinal em caso de nova vitória.

Foto-Fabio-Junkes-OCP-News

Fonte:Lucas Pavin • Jaraguá do Sul | SC / LNF

Alaf comemora 15 anos e tem semana decisiva no Gauchão de Futsal

 A Alaf comemora nesta quarta-feira (20) mais um ano de vida. A instituição que representa Lajeado no Gauchão de Futsal está fazendo 15 anos. Neste período o time disputou Liga Nacional de Futsal e cresceu como instituição. Na retomada das competições em meio à pandemia da Covid-19, o time coroa seu aniversário com uma boa campanha no Gauchão de Futsal 2021.

“Hoje é um grande momento para Lajeado e o Vale do Taquari. A ALAF chega ao seu 15° ano de uma linda história dentro e fora das quadras. Uma associação que começou pensando no futsal de rendimento, mas nunca deixou de olhar para a sociedade. Abraçou causas sociais, abriu as portas para crianças e adolescentes nas escolinhas e, agora, iniciou o projeto do futsal feminino também. Dentro de quadra, vivemos um grande momento também. Estamos nos PlayOffs do Gauchão de Futsal, enfrentando um grande adversário. O primeiro jogo foi muito equilibrado e, apesar da derrota, vamos com muita força à Horizontina para fazer o que esse grupo sempre fez, lutar muito para representar bem a instituição e nosso Vale, e encher de orgulho nosso torcedor. A decisão ainda está em aberto e, seja qual for o classificado,vai ter que mostrar muita qualidade em quadra para alcançar o objetivo. Confio muito na força da camisa da ALAF e na qualidade e dedicação dos nossos atletas e comissão técnica.” – diz o Presidente da Alaf, André Delazeri.

A semana do aniversário é marcada por muito trabalho de preparação para a decisão da vaga nas quartas de final da competição estadual, contra o Horizontina. Na primeira partida, o time de Horizontina venceu em Lajeado por 4 a 2. A Alaf precisa vencer por qualquer placar para levar o jogo à prorrogação e tentar a classificação para presentear seu torcedor.

Foto:independente.com.br

Fonte:independente.com.br

Jogo atrasado do Novo Futsal Feminino Brasil será nesta quinta-feira

 A Confederação Brasileira de Futsal confirmou a realização do jogo atrasado pelas quartas de final do Novo Futsal Feminino Brasil – NFFB. O jogo entre Telêmaco Borba (PR) e Leoas da Serra (SC) deveria ter sido disputado, no Paraná, no último dia 09 deste mês de outubro. O jogo não aconteceu, em função das condições da quadra.

Conforme comunicado emitido pela CBFS confirmou que o jogo de ida deste confronto será disputado nesta quinta-feira, dia 21, a partir das 18h30. O jogo da volta, em Lages (SC) está agendado para o sábado seguinte, dia 23, a partir das 20h.

Ainda há um outro confronto para ser disputado nesta fase da competição. O jogo será entre Sumov (CE) e Barateiro (SC). No primeiro jogo, o time de Santa Catarina venceu por 04 a 01.

Já as equipes do Taboão Magnus (SP) e Stein Cascavel (PR) já estão classificadas para a semifinal do NFFB.

Foto:Isabela Lourenço

Fonte:x1 futsal/Luciano  Andrade

Ricardinho e FPF homenageados

 Ricardinho foi homenageado pela Câmara Municipal de Gondomar com a atribuição da medalha de honra do município e uma camiseta em filigrana, além de uma pintura do artista plástico Helder Santos.

Com a presença do Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, do Presidente da FPF, Fernando Gomes, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o capitão da Equipa das Quinas ofereceu, ao município de onde é natural, uma réplica da camiseta da seleção e aproveitou a ocasião para entregar a medalha de campeão do mundo ao seu pai.

O jogador, no seu discurso, também agradeceu ao pai, por ter sido a sua grande inspiração para a conquista do Mundial de Futsal: “O meu pai perdeu uma perna há muitos anos, continuou e lutou pela vida, adaptou-se e foi isso que fiz: adaptar-me para ser o Ricardinho que sou agora. Não ia ser o driblador, o do ‘cabrito’, dos gols impossíveis, mas fui batalhador, dei tudo pelo país e sou orgulhosamente português e gondomarense”, disse.

Após a cerimónia, Ricardinho falou também ao Canal 11: “Queria muito estar neste mundial e dar o meu melhor e esta foi a minha única conquista mundial, por isso estive seis meses antes a trabalhar. Agora tenho de perceber o meu corpo e ver o que ele me está a dizer.”

FPF homenageada

A Federação Portuguesa de Futebol, na pessoa do Presidente Fernando Gomes, também foi homenageada pela cidade de Gondomar.

No seu discurso, o mais alto dirigente federativo, que recebeu igualmente a medalha da edilidade, valorizou o capitão da Equipa das Quinas e a união de toda a equipa campeã do mundo: “O Ricardo teve uma lesão grave, uma das mais graves. Quando o corpo faltou, a mente sobrou e foi esta mente brilhante, esta ideia permanente de que era capaz, que o levou a uma luta solitária durante seis meses, que o levou a acreditar que recuperar era possível. O Ricardinho é o melhor jogador da história do futsal, e é nosso, continuará nosso, e lutará sempre por Portugal. Ao seu lado, um grupo unido e inspirador que sorriu nas horas do gol e se uniu nas horas mais sofridas. Um grupo que se esqueceu do Eu e valorizou sempre o Nós. Sim, o que mudou foi a nossa mentalidade, agora sabemos como ganhar. Ficou para trás a ideia de que era impossível”, disse.

Foto:FPF

Fonte: FPF• Gondomar | Portugal / LNF