Dracena anuncia contratação do fixo Edmilson, que chega do futsal catarinense

O sistema defensivo do Dracena ganhou mais em reforço para a temporada 2024. Trata-se do fixo Edmilson, de 24 anos. A equipe do Oeste Paulista confirmou a contratação nesta segunda-feira (29).

 Jogador reforça time do Oeste Paulista após títulos na temporada 2023

Campeão da Liga Catarinense Série Ouro e da Copa Catarinense pelo Maravilha, ambos em 2023, o atleta se destaca pela marcação e pelo chute forte de média distância, conforme descreveu o Dracena no anúncio da chegada. Além do time de Santa Catarina, ele também vestiu as cores do Reriutaba (CE).

Minhas expectativas são as melhores. A torcida pode esperar muito respeito e trabalho com a camisa do Dracena. Vamos brigar pelo título em todas as competições que disputarmos – disse Edmilson.

O presidente Lucas Batista ressaltou as qualidades do fixo. O jogador é o sexto nome confirmado, em ano de reformulação, que já deixou para trás incertezas acerca da sequência do projeto.

O Edmilson é um jogador de muita entrega dentro de quadra e tem a característica do chute forte, o que sempre é uma arma importante nas partidas.

A apresentação de Edmilson e do restante do elenco está programada para a segunda quinzena de fevereiro.

Foto:Divulgação

Fonte: Redação do ge-Dracena, SP

Gigante do futebol, Barcelona também é sonho para quem joga futsal

 O sonho de jogar futebol no Barcelona, óbvio para quem acompanha as conquistas do clube espanhol no campo, também se repete nas quadras. Atual campeão da Liga Espanhola, a equipe tem três jogadores entre os convocados para a seleção brasileira de futsal.

Os alas Dyego Zuffo e Matheus, e o pivô Pito, estão concentrados em Gramado, na serra gaúcha, junto ao restante do grupo, onde o Brasil se prepara a Copa América, competição a ser realizada em Luque, no Paraguai, entre 2 e 10 de fevereiro. O pioneiro do trio é Zuffo, que está na décima primeira temporada no Barcelona, com uma trajetória recheada de títulos, entre quatro taças da primeira divisão e três Ligas dos Campeões. 

Eu estava no Copagril quando fui para o Barcelona, mas, como era muito jovem, ainda joguei um ano no Joinville antes de ir em definitivo. Me apresentei ao Barcelona em 2014. Todo jogador quando chega no Barcelona se impacta pela estrutura. Você poder jogar no Palau (ginásio do Barcelona). Tudo é muito bonito e gratificante — afirma o ala. 

Eleito melhor jogador do mundo em 2023 pelo evento Gala Mundo do Futsal Decathlon — a maior premiação da atualidade —,  o pivô Pito não teve passagem direta para time catalão. Ele saiu da ACBF, de Carlos Barbosa, em 2016 para o El Pozo, também da Espanha. Antes de chegar ao Barcelona, ainda ficou no Inter Movistar por duas temporadas para, depois, chegar ao que considera o maior clube do mundo. Pito foi escolhido melhor jogador da Liga Espanhola na última temporada, assim como o melhor da posição. No final do ano passado, aos 32 anos, Pito renovou por mais três temporadas. Deixar o Barcelona não passa nem perto da mente do craque, pelo menos, a curto e médio prazo. 

Quero alargar ao máximo que posso lá. O Barcelona é um clube de alto nível, o melhor do mundo na minha opinião. O máximo que eu conseguir ficar lá vai ser uma honra. Pela idade ou lesão, não sei se ficar bem nos três anos, o futuro a gente não sabe. Mas o máximo que eu conseguir ficar lá é uma honra para mim. Talvez jogar no Brasil só um ou dois anos para me aposentar — comenta o jogador. 

Já Matheus, 27 anos, saiu do Corinthians depois da temporada de 2019 para se transferir ao gigante da Espanha. Assim como no clube paulista, ele acredita que a união do futsal e do futebol em torno de uma mesma marca só tem benefícios a trazer para o esporte. 

Se o futebol tiver bem, o futsal e as outras modalidades vão acompanhar. A gente depende muito do futebol. Querendo ou não, o futsal não é tão autossustentável quanto o futebol, não gera tanto dinheiro. A diferença dos outros clubes que não tem camisa no futebol de campo é isso. Se o futebol tiver bem, é muito dinheiro envolvido e ajuda muito o clube como um todo — acrescenta Matheus. 
Futuro
O atleta ainda conta que um dos fatores que pesam na hora de optar pela permanência da Europa é a qualidade de vida. Nascido na capital de São Paulo, ele viveu os dois lados da realidade: a cidade grande brasileira e a europeia. 

A segurança, a educação para as crianças, a qualidade de vida é muito boa. E o poder de compra da moeda, que é uma diferença absurda para o Brasil. É o que mais impacta, não só na Espanha, mas na Europa. Tá quase tudo na frente, tirando a comida, que no Brasil, para mim, é a melhor — diz, bem humorado, o jogador. 

Segundo Zuffo, o Barcelona alcançou os objetivos dentro da Liga dos Campeões na atual temporada, que está em andamento: a classificação para a fase eliminatória da Liga dos Campeões, a conquista da Liga de Inverno, e a vaga para as quartas de final para a Copa do Rei. 

A gente teve uma primeira fase muito difícil. Chegamos a ter oito lesionados. Acredito que pelo calendário, muita lesão, isso vai sobrecarregando. Seria uma coisa para melhorar. O calendário é muito desgastante, não só no futsal, mas no futebol a gente vê o pessoal reclamando. A gente deveria presar mais pela saúde do atleta - opina Zuffo. 

O ala de 34 anos tem contrato por mais uma temporada, além da atual. O futuro de Zuffo está em aberto, mas a intenção é tentar permanecer por mais tempo no Barcelona. O certo é que, na aposentadoria, ainda sem data para acontecer, ele voltará ao Brasil para curtir a família, porque, como ele mesmo diz, a saudade bate forte. 

Já Matheus, que está há menos tempo na Espanha entre o trio, tem mais duas temporadas e meia para cumprir com a equipe. E quer mais.

A seleção brasileira de futsal segue em Gramado até 30 de janeiro, quando começa o deslocamento para o Paraguai. Nesta terça-feira (23), a comissão técnica previu treinos no ginásio Perinão pela manhã e pela tarde, com atividades abertas à comunidade.
Foto:Divulgação
Fonte: Rafael Favero • Gramado | RS /http://cbfs.com.br

ABF anuncia contratação de peso para a Série Prata 2024

 Robério, atual campeão da Série Ouro de futsal, pelo Pato futsal, foi confirmado como reforço da ABF para a temporada.

O pivô Robério, atual campeão paranaense da Série Ouro de futsal, pelo time de Pato Branco, foi confirmado como a nova contratação da ABF para a temporada 2024 na série prata.

Robério será o novo dono da camisa 12 do elenco comandado pelo técnico Dionatan Marcelo e acumula em sua carreira titulos da Liga Nacional em 2018 e 2019, da Taça Brasil em 2018 e da Liga Sul 2018.

O cearense de 29 anos é natural de Fortaleza e além do Pato Futsal teve passagens pelo futsal europeu e outras equipes do Brasil.

Foto:Divulgação

Fonte:Marcelo Marcos RBJ.com.br

Seleção Brasileira encerra preparação em Gramado, para a estreia na Copa América

 A Seleção Brasileira de Futsal já concluiu os treinamentos preparatórios para a Copa América de Futsal. Os trabalhos preparatórios, sob o comando do técnico Marquinhos Xavier, foram realizados no ginásio Perinão, na cidade de Gramado, na serra do Rio Grande do Sul.

A Copa América de Futsal inicia na próxima sexta-feira, dia 2. Os jogos serão disputados em Luque, no Paraguai. A competição definirá as quatro equipes sul-americanas que estarão na Copa do Mundo de Futsal, que acontece ainda neste ano, no Uzbequistão.

O Brasil está no Grupo B, ao lado de Argentina, Bolívia, Peru e Uruguai.

Foto:Divulgação

Fonte:LucianoAndrade/x1futsal.com.br

Melhor do mundo, Pito sonha com título da Copa América

 Grande estrela do Barcelona e atual melhor jogador do mundo, o pivô Pito vai em busca de mais uma conquista neste mês de fevereiro. O jogador estará com a amarelinha na disputa da Copa América de Futsal, realizada em Luque, no Paraguai.

Essa não será a primeira edição que o jogador de Chapecó participar. Nas edições de 2015 e 2022, Pito esteve com a equipe, mas não faturou o título. Vivendo a melhor fase da carreira, o pivô espera conseguir realizar o sonho e conquistar o torneio.

É uma competição equilibrada, difícil, tenho o privilégio de ter uma nova chance de vencer a Copa América e não quero deixar passar. Conquistar títulos com a camisa da seleção é o que eu sempre sonhei, uma honra indescritível e quero muito trazer essa taça, na minha melhor fase dentro das quadras”, disse Pito.

O Brasil está no grupo B, com Bolívia, Uruguai, Peru e Argentina. Na última edição do torneio, disputada em 2022, a equipe terminou com o terceiro lugar. A Seleção Brasileira estreia neste sábado (03), contra o time boliviano, às 11h45 (horário de Brasília). No dia 4, encara os uruguaios. Em seguida, enfrenta a os peruanos e fecha a primeira fase contra os nossos rivais argentinos.

Vale destacar que A Copa América vale vaga para a Copa do Mundo. Os dois mais bem colocados de cada chave, além de se classificarem para a semifinal, garantem também a participação no Mundial.

Vamos trabalhar para dar o nosso máximo. Sabemos que temos uma boa equipe, que podemos chegar longe, precisamos acreditar nisso até o fim e sei que faremos um bom campeonato”, finalizou Pito.

Pito acumula os títulos da Copa da Catalunha, Supercopa da Espanha (4x), Copa do Rei (3x), Liga da Espanha (3x), Campeonato Brasileiro de Futsal (1), UEFA Futsal Champions League (1), Copa das Nações (1) e Grand Prix Futsal (1). Na temporada passada, o foi eleito o melhor jogador (MVP) e pivô da Espanhol pelo Barcelona.
 
Foto:Patrick Ferreira/ Divulgação CBF
Fonte:Guilherme Lesnok – Assessoria V2MM • Gramado | RS/http://cbfs.com.br

Ceará Jijoca Futsal se apresenta oficialmente e inicia pré-temporada

 Na manhã desta segunda-feira (29), o elenco do Ceará Jijoca Futsal deu início a preparação para a temporada 2024. No Ginásio Vozão, o grupo se apresentou de forma oficial e fez os primeiros trabalhos de pré-temporada.

O grupo alvinegro realizou avaliações médicas e passou por testes clínicos. No período da tarde, novamente no Ginásio Vozão, o técnico Ramon Lima faz um trabalho tático e o primeiro treino coletivo.

Ao longo da semana o elenco terá seis dias de atividades, que serão organizadas em dois períodos. Na temporada, o Ceará Jijoca Futsal terá pela frente a disputa da Copa Estado, Campeonato Cearense, Copa Nordeste e Campeonato Brasileiro
 
Foto:Marcelo Vidal/CearaSC.com
Fonte:Departamento de Comunicação - CSC • Fortaleza | CE