Brasileiro de Futsal: empates e golaço mágico marcam a 5ª rodada; Acel e Passo Fundo lideram grupos

 A primeira fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Futsal ultrapassou a metade dos jogos. Com o fechamento da rodada 5 nesta segunda-feira (17), a competição tem Passo Fundo e Acel Chopinzinho na liderança de seus grupos relevantes e com a vaga para a Fase Eliminatória bem encaminhada. 

Sorriso e Ceará fizeram o último duelo da rodada 5. Na noite de ontem, o Sorriso virou sobre o Ceará no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, e venceu por 2 a 1, com gols de Pedrinho e Pacote. Filipe Bahia marcou o único gol do Ceará. A equipe cearense segue sem pontuar no Brasileiro. 

A vitória da equipe do Mato Grosso foi na quinta da rodada de jogos marcada pelo grande número de empates. Concórdia, Costa Rica, Passo Fundo, Sergipe e América de Natal empataram seus duelos diante de sua torcida. Três equipes golearam com seis gols seus adversários: Estrela do Norte, Cruzeiro e Fortaleza. A equipe Manauara e Acel Chopinzinho foram os únicos que venceram como visitantes nesta quinta rodada. 

Mas o grande destaque da rodada veio no duelo entre Fortaleza e América-MG. No jogo de nove gols, um ganhou repercussão nacional. Bob (foto), do Fortaleza, marcou um gol convidado e mágico, o mais bonito do Brasileiro de Futsal até agora. A pintura do pivô do Leão ajudou a equipe cearense a chegar na terceira colocação do Grupo A.

A sexta rodada do Brasileiro começa nesta quinta-feira (20), com três jogos: América-MG x Costa Rica, Apodi x Concórdia e Cruzeiro x Sapezal.

Balanço geral após a Rodada 5 completa:

Número de jogos realizados: 50
Número de vitórias: 40
Total de empates com gol: 9
Total de empates sem gol: 1
Total de gols marcados: 247
Média de gols por partida: 4,94
Total de cartões amarelos de Atletas: 223
Média de cartões amarelos de Atletas por partida: 4,46
Total de cartões amarelos da Comissão Técnica: 61
Média de cartões amarelos por partida Comissão Técnica: 1,22
Total de cartões vermelhos: 13
Média de cartões vermelhos por partida: 0,26
Total de cartões vermelhos da Comissão Técnica: 7
Média de cartões vermelhos por partida Comissão Técnica: 0,14
Total de faltas cometidas: 704
Média de faltas cometidas: 14,08
Ataque Mais Positivo: FORTALEZA ESPORTE CLUBE / CE - 21
Defesa com menor número de gols sofridos (*Entre os semifinalistas): APODI FUTSAL / RN - 2

Artilheiros:
NUNES – ESPORTE RECIFE/INST. TODOS/PE - 7
LEOZINHO - ESTRELA DO NORTE/MANAUS / AM - 7
Goleiro Artilheiro:
1 - ALESON - SÃO JOSEENSE/SEMEL FUTSAL / PR
1 – DANIEL – CR VASCO DA GAMA/RJ
1 – PAULINHO – CR VASCO DA GAMA/RJ
1 - QUEIXO - PASSO FUNDO FUTSAL/RS

Formato da competição: 

O Campeonato Brasileiro de Futsal é disputado em cinco etapas: Fase Classificatória, Fase Eliminatória, Quartas de Final, Semifinais e Final. Vinte equipes divididas em dois grupos (A e B), com dez clubes cada. Todos se enfrentam dentro do próprio grupo em jogo único, com os comandos de campo definidos pela CBFS. Os oito primeiros apresentados de cada grupo passam para a Fase Eliminatória.

A Fase Eliminatória será disputada em jogos de ida e volta, com os classificados do Grupo A enfrenta os do Grupo B. Os duelos e mandos definidos pelo melhor índice técnico na Primeira Fase. Nas Quartas de Final e Semifinal, jogos de ida e volta com ordem de confrontos e mandos determinados pelo melhor índice técnico geral. A Final será disputada em dois jogos com mando definido pelo melhor índice técnico geral.

O Campeonato Brasileiro de Futsal é organizado pela Confederação Brasileira de Futsal e SportsHub com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Assaí, Sampel, Ampri, Quartzolit, XBri Pneus e Penalty, com apoio do Grupo Águia, Gol e Pallas Turismo. 
Foto:Jotta/Fortaleza
Fonte:Imprensa CBFS • Barueri | SP/CBFS

Jaraguá marca no fim e vence Tubarão fora de casa na abertura da 12ª rodada

 A quarta vitória seguida na competição foi construída com gols de Dé (contra), Thierry e Yan, esse último anotado restando 10 segundos para o apito final. Já Marinho e Dentinho marcaram para o horário do Sul do Estado.

Com o resultado, o Aurinegro assume provisoriamente o topo da tabela de classificação, com 27 pontos. O Magnus, com 24, ainda joga contra o Pato e pode voltar à liderança.

O próximo compromisso do time jaraguaense será na quarta-feira (26), às 19h30, contra o Atlântico, na Arena, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Pela LNF, a Locomotiva joga dois dias depois, diante do Esporte Futuro, também em casa.

O jogo

Com maior volume no primeiro tempo, o Jaraguá obrigou grandes defesas do goleiro Gustavo e foi premiado pela superioridade, aos 18 minutos.

Após o jogo pela esquerda, Bruninho apresentou Nenen Ribeiro na área, a bola passou pelo fixo e bateu em Dé, que acabou marcando contra. Seguro na defesa, o Aurinegro cedeu poucas vagas ao Tubarão e contornou com duas boas intervenções de Nicolas quando exigido.

Já o segundo tempo foi mais equilibrado. O Tubarão começou melhor e colocou uma bola na trave com Dé. A equipe jaraguaense cresceu com o passar do tempo, também carimbou a trave com Nicolas e chegou ao segundo gol, aos 15 minutos.

Em linda execução trabalhada, Felipe recebeu de Nenen Ribeiro e achou Thierry sozinho na pequena área. A ala só teve o trabalho de empurrão para as redes e marcou seu primeiro gol na temporada.

Mas a partida ainda reservaria muita emoção. Com o goleiro-linha, os mandantes alcançaram o empate com gols de Marinho e Dentinho no espaço de um minuto. E quando o jogo encaminhava para o empate, Yan aproveitou o rebote de Gustavo após a finalização de Nenen Ribeiro e decidiu a vitória restando 10 segundos para o fim.

Foto:Divulgação/Jaragua
Fonte:Luciano Andrade/x1futsal

CBFS confirma São João do Jaguaribe como sede da Copa Nordeste 2024

A Copa Nordeste 2024 será a casa do atual campeão, São João do Jaguaribe. A sede foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), nesta quarta-feira (19 de junho). A entidade divulgou que a cidade cearense, vai receber a XIX edição da competição entre os dias 13 a 19 de outubro, no ginásio municipal Júlio Irineu Costa.

O torneio organizado pela CBFS em parceria com a Federação Cearense de Futsal será disputado por 16 equipes, e as vagas serão divididas da seguinte forma: Ceará (3), Piauí (2), Sergipe (2), Alagoas (2), Pernambuco ( 2), Rio Grande do Norte (2), Maranhão (1), Bahia (1) e Paraíba (1). Em breve a CBFS deverá anunciar os clubes participantes.

Os clubes serão divididos em quatro grupos, com quatro equipes cada. Todos jogam contra todos dentro das chaves e avançam para as quartas de final, o líder e o vice-líder de cada grupo. O mata-mata será com jogo único até a grande decisão, marcado para 19 de outubro.

O campeão da Copa Nordeste terá vaga no ‘Confronto das Copas’, onde enfrentará outros campeões regionais em busca da classificação para a disputa da Supercopa no ano seguinte. O campeão da competição nacional representa o Brasil na Libertadores da América.  

Foto:Cliks do Mac

Fonte:Lúcia Chaves - Imprensa CBFS • Barueri | SP/cbfs

Futsal: No Ginásio Vozão, Ceará segue trabalhando para enfrentar o Sergipe/Ribeirópolis

 Na busca pela sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de Futsal, o Ceará Jijoca segue trabalhando com foco no Sergipe/Ribeirópolis, adversário de domingo, 23, no Ginásio Vozão. Na manhã desta sexta-feira, o treinador PC Cardoso comandou mais um trabalho. 

No palco da partida de domingo, o elenco do Ceará Jijoca realizou um treinamento técnico, o terceiro voltado para o confronto. Neste sábado, 22, o Alvinegro realizará o treinamento apronto, também no Ginásio Vozão. 

Ceará Jijoca e Sergipe/Ribeirópolis disputam a quadra às 18h deste domingo, 23, em partida válida pela sétima rodada do Brasileirão de Futsal. 

Foto:Gabriel Silva/Ceará SC

Fonte:www.cearasc.com

Magnus goleia Pato e se mantém na liderança da LNF 2024

 Jogando em casa, o Magnus fez valer a sua força como mandante e goleou o Pato por 5 a 0 pela 12ª rodada da LNF 2024. O resultado mantém o tempo paulista na liderança da competição com 27 pontos. Já o Pato fica em 4º com 23 pontos.

O primeiro tempo foi equilibrado até os minutos finais quando Caio Barros foi expulso e deixou os paranaenses com um homem a menos em quadra. O Magnus fez valer a vantagem numérica e logo abriu o cartaz com Elisandro.

O segundo tempo foi de amplo domínio do time de Sorocaba, que não deixou chances para o adversário e construiu a goleada com mais quatro gols. Lucas Gomes, Charuto, Rodrigo e Joãozinho fecharam a goleada.

Na próxima rodada o Magnus visita a Assoeva no dia 02/07, às 20h. Já o Pato recebe o Joaçaba dia 29/06, às 19h.

Foto:Divulgação/Magnus

Fonte:Luciano Andrade/x1futsal