Três corações na camiseta do Brasil e o desejo de recuperação para o Rei Pelé

 A CONMEBOL, em homenagem às três Copas do Mundo conquistadas por Pelé, propõe a troca de três estrelas por três corações na camisa do Brasil.

No dia de hoje, na CONMEBOL Tree Of Dreams, foi realizado um ato de reconhecimento para o astro brasileiro e enviada uma mensagem de encorajamento nesse difícil momento que está enfrentando.

Centenas de pessoas se reuniram neste domingo, 11 de dezembro, na CONMEBOL Tree Of Dreams em Doha, Catar, para prestar homenagem a Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, o único jogador da história do futebol a conquistar três títulos mundiais.

É em homenagem a este fato inédito que a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) propõe à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a troca de três das cinco estrelas mundiais no peito de sua camisa por três corações, em reconhecimento a Pelé, que nasceu há 82 anos na cidade de Três Corações, Minas Gerais.

“A CONMEBOL propõe à CBF que Pelé viva sempre na camisa de todos nós que amamos o futebol, que troque três de suas cinco estrelas por três corações, para que todos saibam que, embora não tenha sido o único arquiteto dos três campeonatos mundiais, pois o futebol é um esporte coletivo, foi com ele que nasceu o ‘jogo bonito’”, manifestou o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez.

“Queremos fazer este reconhecimento em nome de onde o Pelé nasceu, de onde nasceu o futebol e o ‘jogo bonito’, dos países que compõem a CONMEBOL”. Ele é uma estrela que já vive no coração de todos nós. Força e longa vida ao rei”.enfatizou o presidente ao apresentar a camiseta comemorativa que será entregue ao ‘Rei’ e exibida na CONMEBOL Tree Of Dreams.

Outro foco central do evento foi a mensagem de incentivo e força para Pelé, que está internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo desde 29 de novembro, onde está se recuperando satisfatoriamente de uma infecção pulmonar, de acordo com os médicos.

Estamos do lado dele nesta partida que ele está jogando. É o momento certo para homenageá-lo novamente e para que saiba que continuará morando no coração de todos que amam o futebol. Nosso trabalho é para que as pessoas continuem a conhecer e amar Pelé”, declarou Dominguez.

– Deu sentido ao número 10 –

“Pelé foi uma fonte de inspiração porque com ele nasceu o número ’10’. A verdadeira camisa do craque, do ídolo, da estrela, do superdotado. A partir dele se torna uma fonte de inspiração, mas Pelé é incomparável”, disse o presidente Dominguez.

O brasileiro Fernando Sarney, representante da CONMEBOL junto à FIFA, também deu algumas palavras de afeto ao seu compatriota Pelé.

“Muito emocionante esta homenagem neste momento, enquanto se joga uma Copa do Mundo, o torneio que fez dele o Rei do futebol”. Pelé é uma inspiração, um exemplo e o símbolo do meu país, o Brasil”, comentou.

Finalmente, o outrora jogador argentino Javier Zanetti também dedicou algumas palavras emotivas a Pelé.

“É um orgulho e uma honra estar na homenagem a Pelé”. Foi uma inspiração para todos nós que amamos o futebol. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e o que ele transmite foi motivo de orgulho. Ele nunca dividiu, sempre uniu. E dá aqueles valores que o futebol tem que transmitir. Como argentino, sempre o admirei por seu comportamento dentro e fora do campo. Desejo a Pelé e sua família muita força, pois precisamos que continue conosco”, assegurou ‘Pupi’.

Esta homenagem se une a outras já celebradas pela CONMEBOL, como a bola pintada pela artista plástica Lilian Cantero, em seu espaço em Doha. Catar, que continua fazendo muito sucesso com aproximadamente 90 mil visitas até o momento.

Foto:Conmebol

Fonte:Conmebol • Doha | CAT/ LNF

Vasco volta a ser campeão estadual de futsal do RJ após 21 anos

 O Vasco quebrou um longo tabu no futsal do Rio de Janeiro neste sábado. Ao vencer o Magé por 4 a 2, na Vila Olímpica do Mato Alto, na Praça Seca, o time da Colina voltou a conquistar o Campeonato Estadual após 21 anos. O último título adulto a nível regional do Cruz-Maltino havia sido em 2001. Naquele ano, o Vasco faturou o Carioca e o Estadual.

Diferentemente do futebol de campo, o futsal do Rio possui duas competições regionais por ano. Tal formato foi criado em 1990. Antes disso, a principal competição era o Campeonato Metropolitano, que foi disputado de 1956 a 1989.

Em 2022, o Carioca foi conquistado pelo Corrêas, de Petrópolis. Por conta disso, Vasco e Corrêas se enfrentam na próxima quarta para definir o time que vai representar o Rio de Janeiro na Taça Brasil de Clubes 2023.

Com o caneco do Estadual 2022, o Vasco passa a ter oito títulos no futsal do Rio: três Estaduais, três Cariocas e dois Metroplitanos. Com a taça, o Clube da Colina igualou-se a Helênico e Tio Sam, que dividiam o posto de maiores vencedores do futsal do RJ.

Na final deste sábado, Kaio Freitas, Marlon, Loureiro e Gabriel marcaram os gols do Vasco. Marcos Bernard e Vander Carioca (o próprio, do alto dos seus 46 anos!) descontaram para o Magé, que havia conquistado a Copa Liga Rio de Janeiro sobre o Vasco em 2021.

A campanha

1ª Fase

Vasco da Gama 5 x 0 Três Rios

São Gonçalo 1 × 2 Vasco da Gama

Vasco da Gama 5 x 1 Fonseca

Corrêas 2 × 2 Vasco da Gama

Quartas de final

Grama City 2 × 5 Vasco da Gama

Vasco da Gama 2 × 2 Grama City

Semifinal

Três Rios 3 × 6 Vasco da Gama

Vasco da Gama 2 × 2 Três Rios

Final

Magé 2 × 4 Vasco da Gama

Foto:Reprodução youtobe

Fonte: Flávio Dilascio • Rio de Janeiro | RJ/LNF

Umuarama Futsal confirma seis renovações para a temporada 2023

 O Umuarama Futsal anunciou nesta semana, os nomes dos seis jogadores que permanecerão na equipe na temporada de 2023. Além dos alas Geovani Santos, Murilo Guimarães (Mura) e Guilherme Ouchita, também foram anunciadas as renovações dos fixos Léo Café, Daniel Mosconi e Lucas Carvalho.

Na última segunda-feira (5), a diretoria do Umuarama havia anunciado oficialmente o nome do treinador Peri Alves Fuentes Filho, que estava no Minas Tênis Clube, na temporada de 2022. O contrato do novo técnico, que assume no lugar de Nei Victor que estava à frente do time desde 2019, será de um ano.

Em entrevista ao OBemdito, Peri havia dito, inicialmente, que a equipe renovaria com seis ou sete jogadores e que os demais viriam das equipes de base da AFSU (Associação de Futsal de Umuarama), além de algumas novas contratações.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Umuarama Futsal, apenas estas renovações foram confirmadas até o momento. O time completo, assim como o novo uniforme da equipe e a apresentação oficial do novo técnico está marcada para o dia  6 de fevereiro de 2023.

Novo Técnico

Peri Fuentes é Gaúcho de Santana do Livramento e tem 50 anos. Casado, é pai de dois filhos e assume o Umuarama Futsal depois de sete anos no Minas Tênis Clube, onde comandou a equipe SUB-20 por três temporadas e o time principal nos últimos quatro anos.

Foto: Diego Ianesko

Fonte: Rodrigo Melo/obemdito.com.br 

Novo treinador do Cascavel Futsal foi apresentado nesta segunda-feira

Em projeto de transição inédito no Brasil, Lucas Chioro é apresentado como técnico do Cascavel Futsal.

O Cascavel Futsal anunciou nesta segunda-feira o seu novo comandante para a temporada de 2023. Trata-se de Lucas Chioro, de 50 anos. Natural de Santos, litoral paulista, Chioro acumula trabalhos importantes no Brasil e experiências fora do país também. O treinador trabalhou em times como Corinthians, São José, foi semifinalista da Liga Nacional de 2019 pelo Jaraguá, além da Seleção Brasileira de base.

Lucas está desde o último dia 5 na cidade, participando de um dos projetos pioneiros de transição de comando técnico no futsal nacional. Para o presidente do Cascavel Futsal, Jefferson Zini, o time segue inovando em seu projeto.

 “Para nós é uma satisfação estar recebendo o nosso novo treinador, e conforme a gente já vem inovando no Cascavel Futsal, seguimos com nossa metodologia de novas idéias, desta vez no comando técnico da equipe, incluindo o Lucas no processo transitório, juntamente com nosso antigo treinador” disse o presidente.

Chioro, acompanhou diversos treinos do time cascavelense nos últimos dias e sempre se manteve em contato com os membros da comissão técnica, inclusive os que já teve oportunidade de trabalhar em outras ocasiões. “Isso a gente não vê em qualquer time, por que muita das vezes falta humildade e bons relacionamentos, felizmente, isso não aconteceu em nossa equipe, uma vez que o Lucas já é uma pessoa muito conhecida no meio do futsal, inclusive de nossa comissão técnica. Ele foi muito bem acolhido por todos, e já chegou sabendo da nossa metodologia e nossas pretensões para 2023”, completou o presidente tricolor, Jefferson Zini.

 O novo comandante comentou sobre o desafio à frente do Cascavel Futsal, e o projeto de transição técnica. “ O Cascavel já larga na frente para a próxima temporada. Isso é pioneiro. Eu particularmente não tinha ouvido falar em uma transição de comando, pois geralmente um treinador deixa um trabalho e outro assume. É importante pois eu sei a metodologia de trabalho da equipe e seria importante eu entender essa dinâmica que levou o time a ser um dos grandes do país”, afirmou Lucas Chioro.

O planejamento da equipe para a próxima temporada começou muito antes do que se imagina. Em meados de maio de deste ano, visando a disputa da Libertadores,o time já se movimentava nos bastidores pensando também no próximo ano. Por conta disso, o sucesso com a conquista da competição continental, um terceiro lugar na Liga Nacional, um vice-campeonato paranaense e a manutenção da base vitoriosa, são a chave para um 2023 com o Cascavel Futsal ainda mais consolidado em seu projeto.

Fonte: Assessoria Cascavel Futsal

Stein Cascavel é bicampeão Paranaense

 A equipe cascavelense conquistou o título após vencer o Telêmaco Borba por 4 a 0

Jogando no ginásio da Neva, Stein e Telêmaco Borba refizeram a final do Campeonato Paranaense de 2021.

No primeiro tempo, as duas equipes iniciaram estudando o jogo. Júlia, goleira do Stein, acertou um belo chute de fora da área e abriu o placar. Jaque Nunes fez o segundo para o time cascavelense. No final do primeiro tempo, a equipe do Telêmaco pressionou o Stein mas não conseguiu balançar a rede.

Na segunda etapa, o Telêmaco precisando da vitória voltou a pressionar, mas Michi marcou mais dois para as cascavelenses, Stein 4 a 0. E assim terminou a partida.

Stein Cascavel é bicampeão do Campeonato Paranaense. Além do troféu de campeão, as goleiras Júlia e Larissa levaram o troféu de defesa menos vazada.

Fonte: Ana Martinazzo – Assessoria Stein Cascavel Futsal

ACBF comemora título do Gauchão de Futsal 2022

 Jogando fora de casa, a ACBF, de Carlos Barbosa comemorou mais um título de campeão do Gauchão de Futsal. O jogo da volta, contra o Atlântico, foi disputado em Erechim, na manhã quente deste domingo, dia 11.

Com um jogo quente do começo ao fim, a ACBF conseguiu manter o equilíbrio durante os 40 minutos, enquanto o Atlântico cometia alguns erros em sequência. O time visitante venceu o jogo, pelo placar de 4 a 1. Com o empate em 2 a 2 no primeiro jogo, o título ficou com a ACBF.

Os gols da partida de volta foram anotados por Pedro Rei (2), Eder Lima e Fernando, para a ACBF, e Rick descontou para o Atlântico.

Com a conquista, a ACBF soma 14 títulos estaduais.

As duas equipes encerram a temporada de 2022, já planejando o retorno das atividades para o mês de janeiro. O Atlântico deverá realizar a pré-temporada em Santa Catarina, com pelo menos duas semanas de treinamentos. Tiago Raupp, eleito melhor técnico do Gauchão de Futsal já tem seu vínculo renovado com a equipe de Erechim.

Foto:Luciano Andrade / X1 futsal

Fonte:Luciano Andrade / X1 futsal