Seleção de Futsal embarca para disputa da Copa do Mundo

 Na noite de segunda-feira (02), a Seleção Brasileira de Futsal embarcou no Uzbequistão, país que sediará a Copa do Mundo a partir do dia 14. O Brasil busca conquistar o título mundial. A estreia da Seleção na competição será contra Cuba, no Complexo Esportivo Universal de Bukhara.

A preparação da equipe comandada por Marquinhos Xavier para o Uzbequistão começou com um planejamento dividido em três fases no Rio de Janeiro: avaliação física e médica na Granja Comary em Teresópolis, treinamentos em Nova Friburgo e, depois, na capital fluminense, no Instituto Philippe Coutinho .

O trabalho foi progressivamente intensificado para aperfeiçoar a parte física, técnica e tática, além do desempenho individual dos atletas. Nesse ciclo de aproximadamente dois anos e meio foi possível o melhor entrosamento da equipe e o ajuste de estratégias táticas.

Amistosos Preparatórios

Antes da estreia no mundial, a Seleção vai participar de dois amistosos contra o Uzbequistão, os anfitriões da Copa do Mundo, na cidade de Tashkent. Os jogos, marcados para os dias 6 e 8 de setembro, têm como objetivo simular as condições do torneio e aprimorar a dinâmica de jogo.

“O fundamental dos dois jogos é adquirir o ritmo com questões reais do jogo como clima, fuso horário, alimentação e segurança”, explica Marquinhos Xavier, treinador da Seleção.

Desafio no Uzbequistão

O torneio de futsal será realizado em um formato que inclui uma fase de grupos, seguida de mata-matas até a final. A Seleção Brasileira está no Grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. O Brasil estreia no dia 14 de setembro contra Cuba na cidade de Bukhara. Três dias depois o Brasil volta a entrar em quadra, mas desta vez contra a Croácia. O último desafio da fase de grupos será contra Tailândia.

Com uma trajetória marcada por grandes conquistas, o Brasil, maior vencedor da história de Copas do Mundo, vai em busca do hexacampeonato. A primeira conquista foi em 1989. Daí em diante a Seleção Brasileira declarou sua força ao longo dos anos e também faturou os campeonatos de 1992, 1996, 2008 e 2012.

Acompanhe a competição e torça pela nossa seleção. Os jogos serão transmitidos pela Cazé TV e Sportv.

Foto:Leto Ribas/CBF

Fonte:Luciano Andrade/x1futsal

Supercopa 2025: confira quem está classificado e quantas vagas restam

 Em busca do sonho da Glória Eterna. Todo ano seis equipes disputaram a Supercopa, com o desejo de conquistar o título e representar o Brasil na Copa Libertadores. Todas as vagas são preenchidas através de competições realizadas e chanceladas pela CBFS. 

Campeão representa o Brasil na Libertadores

Até o momento, das seis vagas, três já foram preenchidas na competição masculina. O Fortaleza (CE) e o Atlântico Erechim (RS), finalistas da Copa do Brasil, já estão classificados. O JEC/Krona, campeão da Taça Brasil, também está garantido. 

As outras três vagas serão distribuídas da seguinte maneira: as duas equipes finalistas do Campeonato Brasileiro serão distribuídas na Supercopa. Na última vaga sairá do “confronto das copas”, onde os campeões regionais serão enfrentados e o campeão será classificado para a competição.

Vaga no Brasileiro 

Outro ponto importante em relação às vagas, é em relação ao Campeonato Brasileiro. Os campeões das competições realizadas pela CBFS em 2024 (Supercopa, Copa do Brasil e Taça Brasil), também possuem o direito de disputar o Campeonato Nacional em 2025. 

Supercopa Feminina
Na competição feminina, até o momento duas equipes estão garantidas na Supercopa. O Taboão Magnus (SP) e o ADTB (PR), finalistas da Copa do Brasil, estão classificados. Restam quatro vagas que serão distribuídas aos finalistas da Taça Brasil e da Liga Feminina de Futsal (competição chancelada pela CBFS).
Foto:Mauricio Moreira
Fonte: Lúcia Chaves - Imprensa CBFS• Barueri | SP/CBFS