Ex-Pato, Paulinho Cardoso será auxiliar técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

 Ex-treinador do Pato, Paulinho Cardoso foi anunciado nesta quarta-feira (04) como auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Futsal. A convocação foi oficializada visando a disputa da Copa do Mundo FIFA de Futsal 2020, que será realizada em setembro, na Lituânia. Paulinho Cardoso irá compor a comissão técnica liderada pelo treinador Marquinhos Xavier.

Paulinho Cardoso tem no currículo conquistas expressivas. No Paraná, o treinador foi bicampeão da Série Ouro pelo Umuarama. Em Santa Catarina, foi o responsável pelos primeiros títulos da história do futsal de Joinville. Ele comandou a equipe no bicampeonato catarinense. Também fez história no Minas Tênis, conquistando sete títulos estaduais e um da Taça Brasil de Clubes.

Em Pato Branco (PR), Paulinho Cardoso ganhou ainda mais notoriedade e projeção internacional. Experiente, o profissional se diz confiante pelo novo desafio na carreira. “É o maior desafio da minha carreira. Agradeço a Seleção Brasileira de Futsal pela confiança no trabalho e também a todos os clubes que fazem parte deste momento, desde a Copasse (SC), meu primeiro time como treinador, até o Pato Futsal, que foi meu último clube. O agradecimento é especial também aos atletas, comissão técnica e todos os dirigentes com quem trabalhei até aqui”, comentou.

O profissional também comentou sobre a relação com o treinador Marquinhos Xavier e toda comissão técnica da Seleção Brasileira. “Primeiro é uma honra e um orgulho muito grande estar ao lado de tanta gente boa. Admiro muito o trabalho do Marquinhos, de toda comissão técnica, que vem de encontro aos meus valores e conduta. Será um momento de união pelo nosso país e de muito trabalho”, completou Paulinho Cardoso.

A Seleção Brasileira de Futsal se apresenta no próximo dia 09, no Rio de Janeiro (RJ), para um período de treinamentos. Antes do mundial, a equipe também fará amistosos na Polônia. Entre os atletas, aparecem na lista de convocados o goleiro Djony, bicampeão da LNF pelo Pato Futsal, e o ala Gadeia, revelado no futsal de Pato Branco.

Foto: Maurício Moreira
Fonte:Renan Pereira  Pato Branco | PR / LNF

Coordenador de Futsal da CBF, Lavoisier traça planejamento da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

 Além dos 16 atletas convocados para a Copa do Mundo FIFA de Futsal 2021, o Brasil conta um reforço de peso fora das quatro linhas: Lavoisier Freire Martins. Ex-goleiro da Seleção Brasileira e agora Coordenador de Futsal da CBF, o veterano traçou o planejamento da comissão técnica e divulgou os detalhes da preparação da equipe masculina às vésperas da disputa do Mundial.

Lavoisier esteve ao lado de Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira, durante a cerimônia de anúncio dos convocados para a Copa do Mundo, realizada nesta quarta-feira (4), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Com bagagem de sobra na modalidade, o Coordenador se mostrou ansioso para desenvolver a Canarinho em sua nova função.

“Sobre a logística, a equipe se apresenta agora no dia 9 de agosto, na segunda-feira, quando utilizaremos a Granja Comary para fazer as avaliações físicas e fisiológicas. Usaremos o mesmo Centro de Excelência que o futebol utiliza, ficaremos por lá até o dia 11. No dia 12, vamos para o Rio de Janeiro, onde iniciaremos os treinamentos para a Copa do Mundo de Futsal. Faremos os treinos na Arena Carioca, no Parque Olímpico”, revelou, antes de falar sobre a agenda da Seleção fora do país.

“Em seguida, embarcaremos para a Polônia, no dia 28 de agosto, onde realizaremos quatro amistosos: dois contra os anfitriões e dois contra a Sérvia. E a previsão da nossa chegada na Lituânia é no dia 9 de setembro, e a nossa estreia na competição está agendada para o dia 13, contra o Vietnã. Contaremos com atletas altamente comprometidos com esse ciclo, e com uma comissão liderada por Marquinhos Xavier e Reinaldo Simões, para a conquista desse título para o Brasil”, completou Lavoisier.

Com uma década de serviços prestados à Seleção Brasileira e 150 jogos disputados com a Amarelinha, Lavoisier coleciona títulos – com destaque para o tetracampeonato da Copa América (95,96,98 e 99). Agora, como Coordenador, terá pela frente seu primeiro desafio na Copa do Mundo, que estreia em setembro, na Lituânia.

O Brasil está no Grupo D da competição e estreia diante do Vietnã no dia 13 de setembro. Na sequência, a equipe do técnico Marquinhos Xavier enfrenta a República Tcheca, no dia 16, e fecha a primeira fase contra o Panamá no dia 19.

Foto:Thais Magalhaes

Fonte:Assessoria de Imprensa CBF Rio de Janeiro | RJ/LNF

Único daltônico da liga de futsal conta como problema influencia no jogo

 Matheus Sacon, 32, tem protanopia, um tipo de daltonismo que se caracteriza por não conseguir enxergar a cor vermelha. Ala do Praia Clube (MG), equipe que disputa a Liga Nacional de Futsal, Sacon é o único atleta com a condição na competição e já enfrentou algumas dificuldades, ainda que consideradas pequenas por ele próprio.

Sacon foi diagnosticado daltônico ainda muito jovem. No jardim de infância, sua professora pedia para pintar com uma cor e ele utilizava outra. Sua mãe chegou a ser comunicada por uma suposta "birra" do filho.

"Ela pedia para pintar de uma cor e eu pintava de outra. Aconteceu duas vezes e ela achou que era birra e comunicou minha mãe, mas ela rebateu que não era do meu feitio fazer uma coisa assim. Aí fui fazer o teste e descobri", contou Sacon em entrevista ao UOL Esporte.

Na infância foi mais complicado, mas o jogador de futsal aprendeu a lidar com o problema e levar "numa boa" as brincadeiras dos amigos. Mesmo quando o adversário do outro lado da quadra usava aquilo como provocação, Sacon não saía do sério.

"Na época do sub-17, criamos uma rivalidade e chegou a ter provocação do tipo 'que cor é essa', mas não em tom de brincadeira, algo mais querendo me atingir. Mas sempre fui tranquilo em relação a isso, então não me desestabilizava. Foi o mais perto de um preconceito que tive até agora", afirmou.

Apesar de acreditar a protanopia tem um impacto "pequeno" quando comparada a outras deficiências, o ala admite que já passou por algumas situações nas quais foi atrapalhado por ela. Sacon já precisou apelar para o calção ou até para o meião quando as camisas eram de cores, para ele, parecidas. Certa vez, o jogador não sabia se tinha sido expulso ou recebido apenas um amarelo.

"Tive que perguntar para o meu goleiro. Era um pênalti que a bola bateu na trave e na minha mão, então ele poderia me expulsar ou dar amarelo. Fiquei na dúvida, mas era amarelo. Tive um pouco de dificuldade em alguns jogos, quando joguei de verde contra adversário de laranja, aí tem que recorrer ao calção ou ao meião. Também já aconteceu no treino de colocarem um colete amarelo e um verde limão e eu chegar no treinador e falar que não conseguia, que pra mim estava tudo igual. A primeira vez que aconteceu isso o treinador rolava no chão de rir, mas não tem o que fazer, tem que trocar", lembrou ele.

Sacon tem passagens por diversos clubes: Cortiana/UCS (RS), Peixe (DF), Botafogo (RJ), ADU/Tubarão (SC), Bento Gonçalves (RS), Juventude (RS), Assoeva (RS), Magnus (SP), Foz Cataratas e Praia Clube (MG). Seu principal título foi o de campeão mundial de 2018, quando atuava pelo Magnus ao lado do craque Falcão. 

Foto:divulgação

Fonte:Eder Traskini Do UOL, em Santos (SP) ge

 

Humberto e Alexandre Pintinho deixam o Cascavel para atuarem na Espanha

 O Cascavel perde dois importantes nomes dentro do elenco que disputa a Liga Nacional de Futsal e a Série Ouro do Paranaense. São os alas Alexandre Pintinho e Humberto. O tricolor confirmou que os dois jogadores estão com transferências confirmadas para o futsal da Espanha.

Pintinho vai vestir a camisa do Ribera Navarra, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Espanhol de Futsal, e Humberto fechou contrato com o Manzanares, que nessa temporada disputou a segunda divisão nacional e conquistou o acesso para a elite.

No próximo sábado (7) o Cascavel encara o Pato pela Série Ouro e os dois jogadores já não estarão à disposição do técnico Cassiano Klein. A diretoria da serpente confirmou que está estudando a contratação de novos nomes para compor o elenco.

Foto:Lucas Gabriel

Fonte: João Paulo Fontoura / LNF

Cascavel anuncia oficialmente Ernani como novo reforço

 De forma oficial o Cascavel vem anunciar na noite desta quarta-feira(04) a contratação no novo reforço para a continuação da temporada. Ernani Ricardo de Oliveira “Ernani” é Brasileiro natural do Rio de Janeiro tem 27 anos, 1,76cm e 78Kg, chega para a posição de Ala/Fixo e veio para completar a equipe. O jogador já acumula passagens por Joaçaba (SC), Meta Catania – Itália, Fútbol Emotion Zaragoza da Espanha e atualmente estava na equipe do Kuwait SC no Kuwait.

Ernani chegará em Cascavel no final da tarde desta quinta-feira (05) e ficara à disposição da comissão técnica para iniciar exames e avaliações e assim ser liberado para treinamento e jogo.

Nome: Ernani Ricardo de Oliveira

Apelido: Ernani

Posição: Ala/Fixo

Idade: 27

Altura: 1,76m

Kg: 78

Histórico de Clubes: Joaçaba (SC), Meta Catania – Itália, Fútbol Emotion Zaragoza da Espanha e atualmente estava na equipe do Kuwait SC no Kuwait.

Foto:Instagram

Fonte:Assessoria de Imprensa Cascavel Cascavel | PR / LNF