Argentina e Brasil carimbam vagas no Uzbequistão

 As superpotências Argentina e Brasil se classificaram para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024. A Albiceleste conquistou a competição em 2016, enquanto a Seleção conquistou o recorde de cinco títulos. Os rivais sul-americanos e a Espanha são as únicas nações que participaram de todas as edições das finais globais.

O Brasil, apesar de não contar com o megastar Ferrão, lesionado, conquistou uma vaga nas semifinais da Copa América de Futsal e, consequentemente, uma viagem ao Uzbequistão ao derrotar a Bolívia por 7 a 1, o Uruguai por 4 a 1 e o Peru por 6 a 0. Arthur, Pito e Rafa Santos deslumbraram pela equipe de Marquinhos Xavier no Paraguai 2024. “É uma grande responsabilidade representar o Brasil no futsal”, disse o goleiro Guitta à FIFA .

Fomos escolhidos pelo Marquinhos para buscar essa vaga no torneio, que o Brasil nunca perdeu. “Estou extremamente feliz por estar a caminho da minha quarta Copa do Mundo e, se Deus quiser, terminaremos este ciclo como fizemos em 2012: com o título nas mãos.”
Estou muito feliz por fazer parte deste plantel”, acrescentou Pito. “Hoje garantimos a classificação para a Copa do Mundo, mas não queremos apenas a classificação. 
Queremos conquistar esse título da Copa América e, na Copa do Mundo, estar o mais preparados possível para ir atrás desse título que nosso país tanto deseja.” 
A Argentina venceu a Bolívia por 4 a 0 e o Peru por 4 a 1, antes de Lucas Tripodi e Pablo Taborda garantirem uma vitória difícil por 2 a 0 sobre o Uruguai. Matias Rosa está em chamas pelos homens de Matias Lucuix. “Sofremos, como sempre acontece neste tipo de jogos, mas finalmente conseguimos a vitória”, disse Lucas Flores à FIFA . “Foi um belo alívio. Depois de garantirmos a qualificação a alegria foi enorme.”
 
Foto:Divulgação/Foto-Conmebol
Fonte:FIFA • Assunção | PAR/CBFS

Taboão Magnus inicia bateria de testes para se preparar para temporada

 A equipe de futsal feminino Taboão Magnus, que em 2023 alcançou excelentes resultados nas quadras, está se preparando para a temporada de 2024. Para marcar esse início, realizou, em São Paulo, em uma clínica pluridisciplinar de medicina esportiva, um piloto dos testes que serão implementados durante a pré-temporada.

Com apoio de tecnologia e de um time composto por diferentes especialidades, foram realizadas avaliações de mobilidade dinâmica, antropometria, dobras cutâneas, dinamometria, potência dos membros inferiores com o uso de plataforma de salto, e um teste máximo de ergoespirometria na esteira. Segundo Salete Coelho, diretora técnica da Move2Health, essa bateria abrangente de exames feitos pelo time da clínica e os dados resultantes proporcionarão um panorama detalhado da condição física das atletas no início da temporada.

“Essas informações serão cruciais para monitorar e acompanhar a evolução, permitindo-nos desenvolver, em parceria com a comissão técnica e os profissionais que cuidam das atletas no dia a dia, uma estratégia de preparação física mais precisa e segura ao longo de todo o campeonato. Nosso objetivo principal é assegurar que elas alcancem seu auge de desempenho durante o período competitivo, além da prevenção de dores e lesões esportivas”, explica.

Para a treinadora Cristiane Pereira de Souza, todo esse aparato traz condições reais para que um trabalho profissional seja desenvolvido junto às esportistas. “Tudo isso certamente qualificará o nosso elenco para competir por todos os títulos ao longo da temporada de 2024, especialmente pela seriedade com que esses dados estão sendo obtidos. Mas também acredito que os ganhos ultrapassam as linhas das quadras e ajudam a produzir ciência, que, com certeza, retornará para nós, para toda a comunidade científica do futsal e a comunidade científica, em geral. Espero que tudo saia como a gente tem planejado e sonhado para que essa temporada seja realmente incrível”, enfatiza.
 
Foto:Luciano Andrade - X1 Futsal • Taboão da Serra | SP 
Fonte:Luciano Andrade - X1 Futsal • Taboão da Serra | SP 

Atual campeão, JEC/Krona conhece as datas dos jogos da Recopa SC 2024

  O atual campeão do Catarinense Série Ouro, o JEC/Krona Futsal conheceu sexta-feira (2) as datas dos confrontos da Recopa SC. O Tricolor enfrentará o Cunha Porã, campeão da 1ª Divisão Estadual em duas partidas, no dia 23 de março e no dia 10 de abril. As datas foram confirmadas pela Federação Catarinense de Futsal (FCFS) nas redes sociais.

No ano passado o Joinville conquistou a o troféu ao vencer o Jaraguá nas duas partidas, sendo 3 a 0 no Centreventos Cau Hansen e 3 a 1 na Arena Jaraguá. Em seis edições, foi o terceiro título da Recopa vencido pelo Tricolor, que já havia ganhado em 2014 e 2021.

Por ter vencido a Série Ouro, o JEC tem a vantagem de jogar a segunda partida em casa, diante do seu torcedor. Os jogos ainda não tem o horário definido.

Foto:Divulgação/jec

Fonte:Jota Amaral – Esporte Joinville www.esportejoinville.com.br