Campeonato Brasileiro de Futsal 2025: as cinco regiões em busca do principal título nacional

 O Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 promete muita disputa e emoção nesta temporada. A competição, que se tornou um exemplo de diversidade no país, terá representantes de 14 estados brasileiros. De Norte a Sul, o esporte tem mostrado sua força e conquistado cada vez mais fãs, principalmente no Nordeste. A representatividade da região na modalidade é significativa, já que possui o atual campeão e é responsável por quase metade das equipes participantes nesta edição.

Ao todo, nove dos 22 participantes do Campeonato Brasileiro de 2025 são equipes nordestinas. Ou seja, cerca de 40%. Atual campeão, o Fortaleza defende o título e busca reafirmar a força do futsal na região. Além do Leão, os outros oito representantes que disputarão o torneio são: Atlético Piauiense (PI), Apodi (RN), Ceará (CE), Ribeirópolis (SE), São João do Jaguaribe (CE), Sport (PE), Traipu (AL) e América (RN), que substituirá o ACEL Chopinzinho (PR) e disputará pelo segundo ano consecutivo.

Com a mudança, o América (RN) entra na disputa pelo Grupo B, e o Ribeirãopois (SE) foi transferido para o Grupo A.

“A participação do América-RN representa o crescimento do projeto e do esporte no Rio Grande do Norte. O Campeonato Brasileiro trouxe a democracia do esporte, onde equipes de camisa podem ter essa experiência de participar da competição.

O Sul do país também está muito bem representado na competição. Ao todo, são oito participantes, sendo quatro de Santa Catarina. O número representa um aumento em relação à edição anterior, quando o Concórdia foi o único representante catarinense. Além dele, estreiam na competição a Chapecoense e Criciúma, clubes tradicionais do futebol, e o Yeesco, que saiu de Carazinho, no Rio Grande do Sul, e foi para a cidade catarinense Balneário Camboriú. No ano passado, foi semifinalista.

A saída do Yeesco do Rio Grande do Sul não abalou a região na competição. Dono da melhor campanha geral no ano passado, o Passo Fundo segue firme e sonha com o título em 2025. Além dos catarinenses e gaúchos, o Sul ainda será representado por mais três paranaenses: São Joseense, que disputa pela segunda vez, e os estreantes São Miguel e Paraná Clube, clube tradicional dos campos e que também marca presença nas quadras.

Na edição de 2025, novos clubes tradicionais do futebol nacional estão se aventurando no salão. Entre eles, América-MG e Vasco da Gama. Ambas as equipes disputaram a edição inaugural do Campeonato Brasileiro em 2024 e foram eliminadas nas oitavas de final. No ano passado, o Cruz-Maltino foi o campeão estadual no Rio de Janeiro e agora sonha com o título nacional, como em 2000, quando venceu a Taça Brasil.

Na primeira edição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), o Nordeste foi o grande destaque. Além do título do Fortaleza, três dos quatro semifinalistas eram equipes nordestinas, incluindo o Apodi Futsal (RN), que terminou vice-campeão. Já a disputa da competição terminou com quatro jogadores na liderança, sendo todos de tempos da região.

Com início marcado para o período entre 30 de abril e 5 de maio, o Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 promete movimentar torcedores por todo o Brasil no sonho pelo tão sonhado troféu.

A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal é organizada pela CBFS e pela SportsHub, com patrocínio de Penalty, Assaí, Aiwa e apoio do Grupo Pallas e Panini.

Confira abaixo a divisão dos grupos do Brasileiro de Futsal 2025:

GRUPO A:

Fortaleza (CE)

ACESMIL - São Miguel Futsal (PR)

América (MG)

Estrela do Norte (AM)

São João do Jaguaribe Futsal (CE)

Associação Chapecoense de Futsal/ACF`S (SC)

Clube Atlético Piauiense (PI)

Juventude AF FC (MS)

CR Vasco da Gama (RJ)

Yeesco Futsal (SC)

Ribeirópolis (SE)

 

GRUPO B:

Apodi Futsal (RN)

América (RN)

Paraná Clube (PR)

ACF / Criciúma Futsal (SC)

Associação Concordiense de Futsal (SC)

ASF Sorriso Futsal (MT)

Passo Fundo Futsal (RS)

São Joseense (PR)

Ceará Sporting Club (CE)

Sport Club do Recife (PE)

Esporte Clube Traipu (AL)

Foto:CBFS

Fonte:Imprensa CBFS • Barueri | SP/CBFS

Brasil vence a seleção paulista em amistoso inédito

 O Brasil venceu a seleção paulista de futsal por 2 a 1 em um amistoso inédito na noite desta quinta-feira, na Arena Sorocaba. Fabinho e Vini fizeram os gols da amarelinha, enquanto Tcho marcou para o time paulista.

A partida foi em preparação para as finais da Liga Evolução, que será contra a Argentina neste sábado e domingo, em Luque, no Paraguai. A convocação foi formada por 10 atletas sub-20 e 10 do time principal (sub-26), para quatro confrontos (dois entre as seleções principais e dois sub-20).

Os principais nomes do Brasil, Pito e Dyego não estão nessa lista. A Seleção foi comandada por Vanildo Neto, técnico do time sub-20.

Pelo lado dos paulistas, o treinador Ricardinho, do Sorocaba, convocou atletas dos principais times do estado, com exceção ao Corinthians, que não liberou nenhum jogador. O principal destaque da lista foi Rodrigo Capita, que conquistou a Copa do Mundo de 2012 pela amarelinha.

 Foto: Kamila França

Fonte:Redação do ge- Sorocaba |SP/lnf