Amandinha abre mão da Europa para fazer futsal feminino vingar no Brasil

Nunca, jamais, julgue alguém pelo tamanho. Amanda Lyssa, a Amandinha, tem 1,57 m de altura, mas em quadra, com a bola colada aos pés, se agiganta.
A cearense de 24 anos é a primeira jogadora a estabelecer uma hegemonia no prêmio de melhor do mundo no futsal. Em 2018, ela arrebatou o troféu pela quinta vez seguida, algo que nem o mito Falcão conseguiu entre os homens.


Amandinha enfileirou todos esses títulos atuando no Brasil, e assim deve ser nos próximos anos. Atualmente no Leoas da Serra, de Santa Catarina, ela tem descartado propostas do exterior sistematicamente para seguir por aqui, ajudando a desenvolver a modalidade. Esse, aliás, é um dos seus maiores objetivos como atleta.
Em bate-papo exclusivo com o RedBull.com, Amandinha fala sobre a sua carreira; os ídolos no futebol; o jogo coletivo que consagra e a difícil missão de fazer o futsal feminino vingar no Brasil.
RB: Como o futsal apareceu na sua vida?
A paixão por bola vem desde criancinha. Era a única menina jogando entre meninos. Fui convidada a jogar por um clube no Ceará e fui campeã da Taça Brasil sub-17. Foi num campeonato entre seleções estaduais em 2011, quando eu tinha 15 anos, que apareceu a chance de ir jogar em Santa Catarina. Assim começou a minha trajetória profissional.
RB: Quem são seus ídolos no esporte?
Não tem como não se inspirar no Falcão. Ele mudou o futsal de patamar. No campo, sou fã da Marta e do Neymar Jr. Acompanho o Neymar Jr desde 2009, quando ele surgiu no Santos. É o maior ídolo da minha geração e é um grande sonho conhecê-lo. Acho que ficaria em choque na frente dele.
RB: São cinco títulos seguidos de melhor do mundo, monopólio nunca antes visto nesse prêmio. O que a diferencia das demais atletas da sua modalidade?
Perseverança é fundamental. Não me acomodei quando ganhei o primeiro prêmio. Coloquei na cabeça aquele ditado de que "chegar ao topo é fácil; difícil é se manter lá", e é isso que me fez tão vencedora desde que sai de casa para ganhar a vida com o futsal.
RB: Vamos lá, Amandinha, perseverança é importante para vencer, mas você há de concordar que tem recursos em quadra que outras jogadoras não tem, certo?
Sei que sou um pouco diferente, não nego esse papel, até porque sirvo de referência para outras meninas que jogam futsal. Mas não me vejo tão diferente assim da média. Tecnicamente falando, sou veloz, gosto de ir pra cima e de criar jogadas. Prefiro o passe ao gol. Muita gente fala inclusive que eu trabalho toda a jogada e, na hora de definir, passo para uma companheira. É uma característica que tenho. Nunca pensei individualmente; penso sempre no coletivo.
RB: Longe de você se considerar a melhor de todos os tempos então?
Apesar dos títulos, não me considero a melhor de todos os tempos. Sou apenas uma atleta que luta pelo crescimento do futsal feminino no Brasil.
RB: Como você vê o futsal feminino brasileiro hoje perante mídia e torcida?
Costumo dizer que o que não é transmitido não é reconhecido. Ao contrário de outras modalidades coletivas mais populares, como futebol, vôlei e basquete, o futsal feminino não tem apelo aqui no Brasil. Se você tem transmissão de TV, você tem também patrocínios, e isso ajuda a divulgar a modalidade e a melhorar a vida dos atletas. Isso sem falar no preconceito que ainda existe com mulher jogando bola. Quando as pessoas vão ao ginásio para ver um jogo nosso, mudam de opinião na hora, voltam pra casa surpresas.
RB: Você é um ponto fora da curva dentro de um cenário nebuloso. Passa pela sua cabeça jogar em um centro mais visado, com melhor estrutura?
Todos os anos recebo propostas para jogar na Europa. Já tive vontade, mas nunca achei que precisava ir. Tem que ser uma proposta irrecusável, senão não vale a pena ficar longe do meu país. Se eu sair, estaria ganhando três, quatro vezes mais, mas estaria abandonando o esporte no Brasil. Amo jogar aqui. Conquistei muita coisa, mas o título mais importante que me falta é mudar a realidade do nosso futsal. Batalho por isso ao lado de muita gente, de muitas meninas sonhadoras. Não é só pelo dinheiro, é por amor ao esporte.
RB: Falcão encerrou a careira recentemente com mais de 3 mil gols na conta. Você tem na ponta do lápis quantos gols marcou nesses anos?
Não é comum contabilizar gols no futsal feminino. Muitas meninas nem se dão conta de anotar os gols que marcam. Por temporada, a média de gols de uma jogadora ofensiva é de 60, 70. Então acho que dá pra chegar aos mil ao final da carreira (risos).

RB: Quais os planos para 2019?
Neste ano temos Copa América. A seleção brasileira nunca perdeu um jogo oficial e venceu todos os torneios que disputou. Estamos na expectativa também de disputar as eliminatórias para o primeiro Mundial chancelado pela Fifa.
RB: Para fechar, cogita um dia migrar para o campo, manobra que tentou Falcão no início dos anos 2000?
Recebi convites, mas preferi continuar no futsal, que é o esporte que amo. Não descarto (jogar futebol de campo) porque não sabemos o dia de amanhã. Por enquanto, minha realidade é o futsal.
Fonte: Site RedBull/Escrito por Ricardo Gomes

Base jaraguaense promove seletiva gratuita em quatro categorias

Buscando novos talentos para integrar suas categorias menores, o futsal de base de Jaraguá do Sul está prestes a iniciar uma nova seletiva de atletas, nascidos entre 2002 e 2009. O primeiro dia de avaliações na Arena Jaraguá acontece em 29 de janeiro para garotos do Sub-17.


A triagem tem sequência no dia 30 para jovens do Sub-15, seguido pelo Sub-13, no dia 31, e encerrando com o Sub-11, no dia 1º de fevereiro. A “peneira” é gratuita e inicia às 13h30, mas os interessados deverão comparecer ao local com 30 minutos de antecedência, munidos de material para treino (camisa, calção, meia e tênis) e Identidade.
Maiores informações pelos telefones (47) 99963-8438 com Ricardo, (47) 98815-8754 com Diogo, (47) 99912-9694 com André, ou (47) 99909-7947 com Vitor.
Fonte: Lucas Pavin – Agência Avante

Dirigentes Aniversáriantes do Dia

Marden Barreto Ilha Futsal 

Ronaldo Adriano 1º Passo Futsal


Cascavel Futsal dá a largada para a temporada 2019

O elenco do Cascavel Futsal se apresentou na manhã dessa terça-feira, (15) no ginásio da Neva, para o primeiro trabalho junto à comissão técnica.

Os atletas assistiram um vídeo elaborado pelo técnico Cassiano Klein, ilustrando um pouco a maneira que ele goste que a sua equipe se comporte em quadra.
Após um breve bate-papo, os jogadores passaram a trabalhar com o preparador físico Márcio Batuta e o auxiliar Eliabe Figueiredo. Foi realizada a pesagem dos atletas e posteriormente eles passaram a realizar trabalhos físicos na quadra.
Já na parte da tarde o elenco foi apresentado para a imprensa e torcida. Depois de muitas entrevistas e uma palavra de boas vindas do presidente Jefferson Zini, o time seguiu para a segunda etapa de treinamento que foi intercalado com parte física e tática.
Fonte:futsaldeprimeira.com

Jaraguá anuncia a contratação de revelação do futsal brasileiro

O Jaraguá Futsal anunciou a contratação do ala Giovanny da Silva, o Gio, ex-Corinthians e campeão pela Seleção Brasileira Sub-20 de Futsal. Revelação do futsal brasileiro, o jogador é o oitavo reforço do clube catarinense para a temporada 2019 e chega com o aval do treinador Fernando Ferretti.
O ala faz parte da nova geração do futsal brasileiro. Gio foi campeão pela seleção brasileira de base no Sul-Americano Sub-20, disputado em Lima, no Peru, e também do Campeonato Sul-Americano Sub-20 Zonal Norte, realizado no Rio de Janeiro. O jogador chegou a disputar 10 jogos e marcou oito gols com a camisa verde-amarela.


Aos 20 anos, Gio também realizará o sonho de atuar na Arena Jaraguá e de trabalhar sob o comando do treinador multicampeão Fernando Ferretti. “Trabalhar com o Ferretti é uma motivação extra para nós, jovens atletas. Além disso, nunca atuei na Arena Jaraguá, espero encarar os desafios da melhor forma e fazer grandes jogos na mais tradicional arena do futsal brasileiro”, comentou.
Gio será apresentado oficialmente com o elenco na próxima quarta-feira (23/01), às 19h, no Kairós Business Hotel, em Jaraguá do Sul (SC). O evento será destinado à imprensa e patrocinadores.
Perfil do atleta
Nome: Giovanny da Silva Valério (Gio)
Idade: 20
Data de nascimento 09/05/1998
Naturalidade: Brasileira
Posição :Ala
Peso : 74 kg
Altura : 1,73
Clubes : Suzano / Portuguesa/ Palmeiras / Corinthians
Títulos: 4 metropolitano , 3 Estaduais, 2 Taça Brasil, 1 Sul-americano Sub20 e 1 Liga Sul-Americana sub20
Fonte: Assessoria Jaraguá Futsal

No Rio de Janeiro, é criada a 12ª Liga Estadual

No futsal, o número 12 tem um significado emblemático. Grandes craques como Jackson, Vander Iacovino e Falcão adotaram a camisa 12 e essa escrita se manteve forte por muitas décadas. Porém não são apenas os atletas que tem forte ligação com o número 12. Em 2012, surgiu a LPF (Liga Paulista de Futsal) –  um modelo de gestão inédita no futsal, e que com o passar dos anos, foi ganhando credibilidade e despertando o interesse de outros Estados.


Aos poucos, novas ligas foram surgindo nos quatro cantos do país e nesta semana, foi oficializada a LCF (Liga Carica de Futsal), chegando à marca de 12 ligas instituídas. A Presidência da LCF é de Luiz Felipe, o qual a LPF deseja, desde já, boa sorte no novo projeto.
Outras Ligas:
Liga Matogrossense de Futsal
Liga Gaúcha de Futsal
Liga Catarinense de Futsal
Liga Paraibana de Futsal
Liga Pernambucana de Futsal
Liga Norte-Rio Grandense de Futsal
Liga Paranaense de Futsal
Liga Belém de Futsal
Liga Amazonense de Futsal
Liga Roraimense de Futsal
Liga Tocantins de Futsal
#somostodosligas
Fonte: Futsal em Pauta/.futsaldeprimeira.com

AMF confirma contratação do artilheiro cearense Bob

A Associação Marauense de Futsal –AMF confirma nesta terça-feira (15) mais um nome no plantel, com a vinda do artilheiro do campeonato Cearense de Futsal. Dono de dribles rápidos e boas jogadas, Bob vestirá a camisa de Marau em 2019, na disputa do Estadual Série Ouro. Diego Igor Feitosa Alecrim, de 29 anos, atua como pivô e é natural de Fortaleza/CE.


O jogador estava no Pague Menos, do Ceará, e é atual campeão da Copa do Ceará, onde também foi artilheiro do campeonato estadual. Ainda, em seu currículo consta o título de campeão da Liga Nordeste de Futsal em 2016, foi artilheiro do campeonato cearense em 2015 e se tornou campeão cearense pelo Mombaça/CE (2014) e campeão potiguar pelo Cruzeiro/RN (2013).
Além disso,Bob também tem passagens pelo Jacareí/SP (2012), onde foi campeão da Copa Piratininga; Pindamonhangaba/SP (2012),onde foi vice-campeão paulista; Passos de Minas/MG (2011), onde foi vice-campeão mineiro e Sumov/CE (2009), sendo campeão metropolitano adulto e juvenil. 
Fonte: Assessoria de Comunicação AMF - Associação Marauense de Futsal / Alessandra Formagini – Jornalista / Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação