LNF reúne clubes em Jaraguá para definir mudanças para 2026

 Um dia antes da final da Liga Nacional de Futsal, Jaraguá do Sul será palco de uma reunião que pode mudar os rumos da modalidade no país. Nesta sexta-feira (12), a LNF realiza uma Assembleia Geral Extraordinária para decidir a implantação — ou não — da LNF Silver, a segunda divisão prevista para estrear em 2026.

A discussão ganhou força após o comunicado emitido pela Liga em 4 de novembro, informando aos 24 franqueados que a competição seria dividida em duas categorias, cada uma com 16 equipes. Desde então, clubes de várias regiões foram convidados para integrar o projeto. O encontro desta sexta servirá para confirmar se a entidade atingiu o número desejado de novos participantes.

Oito clubes já estavam garantidos previamente na Silver. Para completar a segunda divisão, a Liga precisava confirmar mais oito franqueados. Existe a possibilidade de anúncios ocorrerem ainda após a reunião, caso negociações em curso evoluam.

Apesar de a criação da nova divisão ser tratada como praticamente certa, dirigentes admitem que a indefinição de alguns clubes mantém — ainda que pequena — a chance de a LNF seguir com apenas uma divisão em 2026.

Clubes gaúchos na nova estrutura

No Rio Grande do Sul, ACBF e Atlântico estão assegurados na Divisão Gold, enquanto o Vélez Camaquã iniciaria 2026 na Divisão Silver. Outros seis clubes do Estado foram convidados para a segunda divisão: AMF, Guarani-FW, Lagoa Futsal, Passo Fundo Futsal, Santa Rosa e Uruguaianense.

Entre eles, a AEU aparece como a mais adiantada no processo de adesão. Após enviar toda a documentação solicitada pela Liga, o clube anunciou nesta terça-feira (9) que recebeu R$ 200 mil de emenda parlamentar, valor destinado para garantir sua inscrição na LNF.

Como será o formato de disputa

Caso a LNF Silver seja oficializada, o modelo de competição das duas divisões será muito parecido:

  • Primeira fase: turno único, com todos enfrentando todos.
  • Oitavas e quartas: os quatro melhores da Gold avançam direto. Do 5º ao 12º lugar, haverá mata-mata por vaga nas quartas.
  • Acesso e descenso:
    • Os dois últimos da Gold serão rebaixados.
    • Os dois primeiros da Silver sobem.
    • Haverá ainda repescagem entre o 14º da Gold e o 3º da Silver.

Outra novidade discutida é a criação de um torneio de mata-mata envolvendo clubes das duas divisões, além da retomada da parceria entre LNF e CBFS.

Como estão as divisões até agora

LNF Gold
Magnus
Atlântico
Joinville
Jaraguá
Praia Clube
Cascavel
ACBF
Pato Futsal
Minas
Corinthians
Santo André
Campo Mourão
Umuarama
Marreco
Tubarão
São José

LNF Silver
Esporte Futuro
São Lourenço
Joaçaba
Vélez Camaquã
Blumenau
Dracena
Umbro (franquia utilizada pelo Cruzeiro em 2025)
Poker (franquia utilizada pelo Foz Cataratas em 2025)

A decisão de sexta-feira deve oficializar o novo formato e definir o tamanho da Liga Nacional de Futsal para os próximos anos — em um movimento que pode redesenhar a pirâmide competitiva da modalidade no Brasil.

Foto: Divulgação

Fonte: Luciano Andrade/x1futsal

Deives vive a expectativa da última final da carreira

 Se para o Corinthians, 2025 pode ser o ano do tricampeonato da LNF, para seu capitão pode ser o penta. Deives conhece o caminho das pedras e especialmente a atual edição tem um gosto a mais para o camisa 10 do Timão. Afinal de contas, trata-se da última vez que ele estará em quadra depois de uma carreira brilhante por vários clubes, em especial onde é ídolo.

Além dos dois troféus com o Corinthians, o pivô foi campeão com a Intelli e com o Santos. Agora o desafio é tirar o título do atual campeão, missão que começou dentro de casa e terminará na casa do rival.

“Finais com os ginásios completamente lotados. Chegaram as equipes que souberam jogar os playoffs e foram resilientes em momentos adversos. Especialmente pra mim, minha última final de LNF e espero viver o jogo com muita alegria”, diz o autor de 13 gols até aqui na competição.

Artilheiro nato, Deives vem tentando se concentrar no que precisa fazer mais do que está prestes a sentir. Nas quartas de final, compartilhou o momento parecido com Rodrigo, capitão do Magnus que, assim como ele, tem a aposentadoria anunciada para o fim da temporada. Ou seja, avançar na LNF e de alguma maneira protelar uma sensação inevitável.

“Não é fácil, pois vivemos isso praticamente a vida inteira. São momentos de fortes emoções, mas estou tentando fazer tudo valer a pena”, garante o camisa 10, que pode de novo escrever mais uma página especial na sua história e na da própria LNF.

Após o empate em 3 a 3 na ida em São Paulo, a decisão acontece no sábado, dia 13, a partir das 19h, em Jaraguá do Sul. Xsports, BandSports, GOAT e LNFTV transmitem tudo ao vivo.

Foto: Beto Miller

Fonte: lnfoficial.com.br

Emily conquista a dobradinha dourada

 Brasileira ganhou tanto a Bola de Ouro quanto a Chuteira de Ouro, enquanto Debora Vanin, Lidia Moreira, Laura Cordoba e Ana Catarina Pereira também receberam prêmios. 

Bola de Ouro adidas: Emilly (Brasil) Bola de Prata adidas: Debora Vanin (Brasil) Bola de Bronze adidas: Lidia Moreira (Portugal) Chuteira de Ouro adidas: Emilly (Brasil) Chuteira de Prata adidas: Laura Cordoba (Espanha) Chuteira de Bronze adidas: Lidia Moreira (Portugal) Luva de Ouro adidas: Ana Catarina Pereira (Portugal) Prêmio FIFA Fair Play: Brasil.

Foto:Fifa

Fonte:FIFA• Filipinas /cbfs

Atlântico confia na força do elenco para buscar o tricampeonato fora de casa

 O Atlântico segue firme na disputa pelo tricampeonato do Gauchão de Futsal. No primeiro duelo da final, no Caldeirão do Galo, o time empatou em 1 a 1 com o Passo Fundo Futsal e agora precisa vencer fora de casa para conquistar o título estadual. A decisão será no sábado (13), às 19h30min, na Arena Clube Comercial.

Após a partida, o ala João Vitor avaliou o desempenho da equipe e projetou a grande final.

Acho que marcamos bem, mas tivemos um vacilo que resultou no gol deles. Não podemos pecar, e pecamos. Acredito que o goleiro deles acabou tendo uma atuação que nos impediu um placar melhor. Criamos bastante, eles tiveram uma ou duas chances e conseguiram o empate — afirmou.

O jogador destacou a confiança do grupo para buscar o título fora de casa.

 Sabemos da qualidade da nossa equipe e vamos trabalhar forte essa semana para buscar esse título. Acredito que temos total capacidade de ir lá e ganhar dentro da casa deles.

Com a igualdade no jogo de ida, o Atlântico precisa vencer no tempo normal para ser campeão. Em caso de novo empate, a disputa vai para a prorrogação. Persistindo a igualdade no tempo extra, o Passo Fundo Futsal fica com a taça por ter a melhor campanha.

FOTO: Edson Castro

Fonte: Luciano Andrade/x1futsal