Liga Nacional de Futsal 2022 em números

O Cascavel defenderá o título da LNF nesta temporada.

27 anos de história, 261 jogos e 22 times na luta pelo título da competição que inicia dia 25

Ao contrário das duas últimas edições, iniciadas com os ginásios vazios em função da pandemia, a 27ª edição da LNF terá a presença de público desde seu início, no próximo dia 25. Em 2022 serão 22 clubes na competição mais disputada da modalidade em busca do título, atualmente de posse do Cascavel. Todas as partidas terão transmissão ao vivo.

Cinco estados possuem representantes no campeonato. A fórmula de disputa retorna ao formato tradicional em turno único na primeira fase, com todos os times se enfrentando. Os 16 melhores avançam para os Playoffs.

Na galeria dos campeões, o Rio Grande do Sul desponta na frente com nove títulos: o Inter, primeiro a erguer o caneco em 1996, três da Ulbra e cinco da ACBF, campeã pela última vez em 2015 e que conta agora com Roni, artilheiro de 2021 com 19 gols. São Paulo é o estado que vem a seguir com seis conquistas: Santos e Corinthians com uma, Magnus e Intelli, bicampeões. Com maior número de participantes, sete no total, o Paraná defende o título do Cascavel. O Pato aposta na volta de Sérgio Lacerda, bicampeão pelo clube em 2018 e 2019. Em Santa Catarina são cinco equipes, destaque para o Jaraguá, tetracampeão e o Joinville, vencedor em 2017. Completam a lista de campeões, o Vasco em 2000 e o Atlético-MG, bi em 1997 e 1999.

Sonham, por outro lado, provar o gosto do título pela primeira vez, 14 equipes: Assoeva e Atlântico chegaram perto, mas perderam na final. Joaçaba, Tubarão e Blumenau em Santa Catarina; Umuarama, Marechal, Marreco, Foz Cataratas e Campo Mourão, no vizinho Paraná, além da dupla mineira Minas e Praia Clube, jamais atingiram a façanha. Do Interior paulista vem o São José e a novidade em 2022, o Taubaté, que completa o grupo de postulantes ao inédito troféu.

Tal qual a tradição da LNF, a SporTV firma a parceria com a Liga nas transmissões das partidas. A cada rodada, a emissora fará a cobertura exclusiva de um jogo. Todos os demais serão transmitidos ao vivo pela LNFTV para quem adquirir o pacote Pay-per-view. Nas semifinais e finais, os dois canais realizam a transmissão.

Confira abaixo os representantes por estado

Rio Grande do Sul: ACBF, Atlântico e Assoeva

Santa Catarina: Joinville, Jaraguá, Joaçaba, Blumenau e Tubarão

Paraná: Umuarama, Cascavel, Campo Mourão, Pato, Marreco, Foz Cataratas e Marechal

São Paulo: Magnus, Corinthians, Santo André Intelli, São José e Taubaté

Minas Gerais: Praia Clube e Minas

Tabela da 1ª Rodada

ACBF x Taubaté

Santo André Intelli x Atlântico

Cascavel x Marreco

São José x Minas

Magnus x Umuarama

Tubarão x Corinthians

Joaçaba x Jaraguá

Marechal x Praia Clube

Foz Cataratas x Assoeva

Campo Mourão x Pato

Joinville x Blumenau

Foto: Mauricio Moreira

Fonte: João Paulo Fontoura – LNF

Sorteio da primeira fase da Copa do Brasil de Futsal será nesta sexta-feira

A Copa do Brasil/Sicredi chega à sua 6ª edição em 2022. Implantada em 2017 com o objetivo de ter um evento que abrangesse os 27 estados brasileiros e os campeões das copas regionais: sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, por um período maior de tempo.

A competição tem uma duração de 5 meses e classifica o campeão para a Supercopa de Futsal.

A edição 2022 contará com 30 equipes. O evento é disputado em 5 fases, sendo a primeira fase com até 16 grupos, definidos pela logística dos clubes envolvidos, reduzindo custos de deslocamento. Em todas as fases são jogos de ida e volta. A ordem dos jogos da primeira fase é mediante sorteio.

O sorteio está marcado para esta sexta-feira, dia 11 de março, às 18h, com transmissão pela CBFSTV.

  • Campeões edições anteriores:
    2017 – Horizonte Futsal (CE)
    2018 – S. C. Corinthians Paulista (SP)
    2019 – S. C. Corinthians Paulista (SP)
    2020 – Dois Vizinhos Futsal (PR)
    2021 – Ceará Sporting Club (CE)
  • Foto: Paulinho Sauer/Jaraguá Futsal 
  • Fonte:Luciano Andrade / X1 futsal

Definidos os oito classificados da Copa da Espanha

Em ordem, as equipes classificadas para a próxima fase.

Barça, Viña Albali Valdepeñas, Jimbee Cartagena, ElPozo Murcia Costa Cálida, Palma Futsal, Jaén FS, Ribera Navarra e Inter FS serão os oito participantes que viajarão a Jaén para disputar a Copa da Espanha de 2022. Esta trigésima terceira edição da copa será disputado de 31 de março a 3 de abril.

Esta terça-feira foi encerrada a lista de candidatos que aspiram a ganhar uma nova edição da Taça de Espanha. Barça, Viña Albali Valdepeñas, Jimbee Cartagena, ElPozo Murcia Costa Cálida, Palma Futsal, Jaén FS, Ribera Navarra e Inter FS serão os oito participantes que disputarão a trigésima terceira edição do torneio da copa entre 31 de março e 3 de abril.

O Barça foi o primeiro time a obter o ingresso para estar presente na Copa da Espanha de 2022, tendo sido proclamado campeão de inverno. Os azulgranas somaram 38 pontos em 15 jogos que lhes valeram a qualificação como cabeça de chave. O segundo classificado para a Taça foi Viña Albali Valdepeñas (31 pontos), que repetiu o feito da temporada 2019/20 ao conseguir a passagem como vice-campeão de inverno da Liga e, portanto, não poderá defrontar a equipa blaugrana até uma hipotética final.

A terceira equipe classificada para a Copa da Espanha foi a equipe comandada por Duda, Jimbee Cartagena, que conseguiu somar 30 pontos na primeira rodada e garantiu presença em Jaén. O povo de Cartagena enfrenta este desafio com entusiasmo e confiança para avançar à próxima fase em cada partida e conquistar este título pela primeira vez em sua história. ElPozo Murcia Costa Cálida não perderá o encontro com a copa, pois foi a quarta equipe a se classificar depois de obter 28 pontos na primeira rodada. Os comandados de Giustozzi, que não vivem o seu melhor momento na Liga, vão procurar chegar à mesa na Taça de Espanha e disputar ao mais alto nível para chegar à final num torneio em que foram vitoriosos em quatro ocasiões, a última em 2010.

O quinto da classificação é do Jaén FS, que somou 27 pontos na primeira fase e que lhe valeu a volta a disputar a Taça de Espanha, este ano como anfitrião do torneio por ser disputado na cidade de Jaén, depois de não ter participou da edição anterior. O Palma Futsal foi o sexto plantel a assinar a presença no torneio da taça depois de atingir a cifra de 25 pontos na primeira fase. Os comandados de Vadillo buscam ir bem na Copa e lutam até o final para entregar um troféu tão esperado aos seus torcedores.

O Ribera Navarra FS, depois de vencer o Córdoba Patrimonio no jogo adiado da 14ª jornada, certificou a sua presença em Jaén. Os homens de Pato conseguiram ficar entre os oito participantes da Copa da Espanha com 24 pontos. O Inter FS foi a última equipa a obter o bilhete para estar presente no torneio depois de derrotar o Xota FS fora de casa no duelo adiado da 15ª jornada e em que ambas as equipas jogaram pela qualificação. Os torrejoneros acessam a Copa sendo oitavos com 23 pontos.

Foto: LNFS

Fonte: Assessoria LNFS