Espanha vence Portugal em final histórica e conquista o título da UEFA Futsal Euro 2026

 A Espanha é campeã da UEFA Futsal Euro 2026. Em uma final eletrizante, a seleção espanhola venceu Portugal por 5 a 3 e voltou a levantar o troféu continental após dez anos. O grande nome da decisão foi Antonio Pérez, autor de três gols e protagonista da conquista espanhola.

A Espanha começou a final em ritmo forte e abriu o placar logo aos 78 segundos, com Antonio Pérez finalizando após passe de Pablo Ramírez. Pouco depois, José Raya ampliou após recuperar a bola e trocar passes com Cecilio Morales, colocando os espanhóis em vantagem de 2 a 0.

Portugal reagiu rapidamente. Afonso Jesus diminuiu aproveitando cruzamento rasteiro de Diogo Santos e, menos de dois minutos depois, Rúben Góis deixou tudo igual com uma bela finalização após giro dentro da área.

Antes do intervalo, a Espanha voltou a ficar na frente. Após Portugal cometer a sexta falta, Antonio Pérez converteu o tiro livre de dez metros e fez 3 a 2 para os espanhóis.

Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado. Portugal chegou ao empate novamente após jogada construída por Pany Varela e finalização de Pauleta. Quando a partida caminhava para um desfecho indefinido, Antonio Pérez apareceu mais uma vez e marcou o terceiro dele no jogo, recolocando a Espanha na frente a menos de cinco minutos do fim.

Nos instantes finais, com Portugal pressionando em busca do empate, Adolfo marcou o quinto gol espanhol e fechou o placar em 5 a 3.

O resultado garante à Espanha o oitavo título da Eurocopa de Futsal e marca a revanche sobre Portugal, que havia conquistado o título europeu de 2018. Além disso, os espanhóis encerram a sequência portuguesa de decisões com viradas e impedem o rival de conquistar o terceiro título consecutivo.

Foto: Divulgação

Fonte: Luciano Andrade/x1futsal

Pito supera Valdin e mira Falcão entre os maiores goleadores do Brasil em Copa América

 Com 13 gols acumulados na história do torneio, o camisa 10 da Seleção Brasileira superou nomes como Felipe Valério e Valdin, ficando atrás apenas do Rei Falcão.

A artilharia da CONMEBOL Copa América Futsal 2026 terminou dividida entre sete jogadores, mas para um deles, os gols marcados no Paraguai tiveram um sabor especial de recorde. O fixo/pivô Pito chegou à marca de 13 gols na história da competição continental, consolidando-se como o segundo maior goleador do Brasil no torneio neste século (recorte de 2003 a 2026).

Nesta edição de 2026, Pito balançou as redes quatro vezes: marcou contra Colômbia, Bolívia e Venezuela na fase de grupos, além de anotar um tento fundamental contra o Peru na semifinal. Com esse desempenho, ele ultrapassou Felipe Valério (que possui 11 gols no total) e o ala Valdin (também com 11).

A caça ao Rei Agora, o camisa 10 da Amarelinha tem apenas um alvo à sua frente no ranking deste século: Falcão. O eterno camisa 12 mantém uma liderança isolada com 24 gols marcados em três edições disputadas a partir de 2003 (vale lembrar que Falcão também atuou em edições no século passado).

A lista dos principais artilheiros brasileiros na Copa América desde 2003 segue com nomes de peso:

  • Falcão: 24 gols

  • Pito: 13 gols

  • Felipe Valério: 11 gols

  • Valdin: 11 gols

  • Arthur: 10 gols

  • Schumacher: 8 gols

  • Rodrigo (Capitão): 7 gols

  • Neto: 7 gols

Artilharia dividida em 2026 Além de Pito, outros seis jogadores terminaram no topo da lista de marcadores desta edição, refletindo o equilíbrio da competição: Nicolás Lagos (Chile), Hugo Martínez (Paraguai), Sebastián Obando (Peru), Ricxon Arguello (Venezuela), além de Agustín Plaza e Matías Rosa (Argentina).

Foto: Reprodução

Fonte: Gustavo Bica•Luque | PR/cbfs