CBFS divulga forma de disputa da Supercopa 2024; Brasil poderá ter mais vagas para a Copa Libertadores

 Após o título do Jaraguá Futsal (SC) na Copa Sul, todas as vagas para a Supercopa 2024 foram preenchidas. A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou nesta segunda-feira (06 de novembro) a forma de disputa da competição classificatória para a Copa Libertadores e uma novidade, o Brasil poderá ter mais vagas em busca da glória eterna.

A competição será disputada entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março por seis equipes: o campeão da Taça Brasil, Praia Clube (MG) e o vice-campeão, Pato Futsal (PR); o campeão da Copa do Brasil, Magnus (SP) e o vice-campeão, Apodi Futsal (RN); o campeão da Copa Nordeste, São João do Jaguaribe (CE) e o campeão da Copa Sul, Jaraguá Futsal (SC).

As seis equipes serão divididas em dois grupos, com três times cada. Os participantes vão se enfrentar dentro das chaves todos contra todos em rodízio simples e os dois melhores colocados avançam à semifinal da competição. A fase eliminatória será com jogo único até a grande decisão.

A CBFS solicitou a Conmebol, via a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o sediamento da Copa Libertadores 2024. Havendo o aceite da entidade, dois times brasileiros vão se classificar para a competição internacional.

Os prazos de solicitações de sediamento para a Supercopa vão até 11 de dezembro, podendo ser pleiteadas pelas equipes participantes do evento, assim como pelos demais estados que tenham interesse em sediar a competição. 

Foto:Maurício Moreira

Fonte:Lucia Chaves - Imprensa CBFS • Barueri | SP/CBFS

A Copa Liga Sul-Americana Futsal 2019 é do Brasil

 A CONMEBOL Liga Sul-Americana Futsal 2019 encerrou nesta segunda-feira, 6 de novembro, na cidade de Foz de Iguaçu – Brasil, com a consagração da seleção anfitriã, que venceu a Colômbia e conquistou o título Sul-Americano Sub-20 e Maior.

Devido à pandemia e à reorganização do calendário de competições, as seleções colombiana e brasileira tiveram a oportunidade de disputar o título em 2023, que determinou o campeão do continente para 2019.

Sub20

O Ginásio de Esportes “Ministro Costa Cavalcanti”, na cidade brasileira de Foz de Iguazú, foi o local da Final. Na primeira rodada, a Canarinha venceu a Colômbia por 2 a 0, o que não conseguiu frear o ímpeto dos locais, muito mais rápidos nas rotações e nas divisões. Pedro Henrique Da Silva (2’28” e 1’11”), com duas marcações magistrais, surgiu como figura dos locais, graças à sua habilidade como atacante e grande capacidade de finalização. Maior

Na categoria Sênior, o Brasil venceu por 4 a 2, mas foi a Colômbia quem marcou primeiro, com gol de Eduardo Riaño (19’16”), logo após o início do jogo, após erro do goleiro Vanderson.

A equipe do ‘café’ parecia ter o Brasil empatado e estava prestes a aumentar o marcador, porém, os comandados por Vanildo Campos encontraram a chave para quebrar a fechadura colombiana na habilidade avançada de Douglas (10’04»).

Com o gol, o jogo ganhou animação, mas foi novamente a equipa da casa a chegar à vantagem a poucos segundos do final da primeira parte, com golo de Matheus Moura (2’55”).

La Verdeamarelha estabeleceu o recorde com dois gols de Gabriel Alves (1’44” e 10’32”) até que a Colômbia voltou a marcar por Riaño (5’57”).

Desta forma, o futsal brasileiro conquistou o título pela terceira vez consecutiva após as consagrações em 2017 e 2018.

Foto:Conmebol

Fonte:Conmebol • Assunção | PAR/LNF