Sorteio da Copa do Mundo de Futsal define adversários do Brasil

 A Copa do Mundo de Futsal conheceu seus grupos na tarde deste domingo, em sorteio realizado na cidade de Samarcanda, no Uzbequistão, sede do torneio. O Brasil estava no pote um, ao lado dos donos da casa e outras potências do esporte: Portugal, Argentina, Espanha e Irã. As 24 equipes foram sorteadas em oito grupos com quatro equipes cada, alocadas em quatro potes de acordo com o ranking Fifa. O Brasil caiu no grupo com Tailândia, Croácia e Cuba. 

A seleção brasileira detém o recorde de títulos com cinco conquistas (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012), atrás vem a Espanha, com dois títulos (2000 e 2004). Argentina (2016) e Portugal (2020) fecham a lista de campeões.


Cabeça de chave no grupo B, o Brasil, líder do ranking da Fifa, jogará diante de Tailândia, Croácia e Cuba. A seleção brasileira estrelará a competição diante de Cuba. Na sequência, vai medir forças com os croatas na segunda rodada e fechar a participação na primeira fase diante da seleção da Tailândia, o adversário mais bem colocado no ranking dentro do grupo, na nona colocação.

A seleção brasileira é penta campeã de Futsal, mas não conquista o título mundial desde 2012, quando venceu a Espanha na final, na competição disputada em Tailândia. A atual campeã é a seleção de Portugal, que venceu a Argentina em 2020, na Lituânia, no Mundial disputado em 2021, em virtude das paralisações em decorrência da pandemia da Covid-19.

Confira os grupos da Copa do Mundo de Futsal:

Grupo A: Uzbequistão, Holanda, Paraguai, Costa Rica 
Grupo B: Brasil , Cuba, Croácia, Tailândia 
Grupo C:  Argentina, Ucrânia, Afeganistão, Angola
Grupo D: Espanha, Cazaquistão, Nova Zelândia, Líbia 
Grupo E:  Portugal, Panamá, Tajiquistão, Marrocos
Grupo F:  Irã, Venezuela, Guatemala, França
Foto:Divulgação
Fonte:Redação GESamarcanda, Uzbequistão/cbfs

Campeonato Brasileiro de Futsal: segunda rodada tem público recorde e quatro equipes com 100% de aproveitamento

  O Campeonato Brasileiro de Futsal segue envolvendo os torcedores pelo país e mostrando um alto equilíbrio técnico dentro de quadra. No final da segunda rodada, alguns dos resultados de destaque foram a vitória do CR Vasco da Gama sobre o Náutico por 4 a 0 e o jogo entre Estrela do Norte e Fortaleza, com vitória dos manauaras por 5 a 4.

O jogo do Vasco, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, registrou o maior público da competição até o momento: 3.100 torcedores do Ginásio Pedro Jahara, lotação máxima da casa do Vasco na competição. 

Até o momento, foram realizados 20 jogos, com um total de 90 gols, resultando em uma média de 4,5 gols por partida. Foram emitidos 84 cartões amarelos e 5 cartões vermelhos. Apodi Futsal/RN e ACEL Chopinzinho Futsal/PR se destacam com defesas mais sólidas, enquanto Estrela do Norte/Manaus possui o ataque mais positivo, com 9 gols. Os artilheiros do campeonato incluem Nem (Apodi Futsal/RN) e Leozinho (Estrela do Norte/Manaus), ambos com 4 gols.

Apodi Futsal/RN, ACEL Chopinzinho Futsal/PR, CR Vasco da Gama/RJ e Passo Fundo Futsal/RS lideram a tabela de classificação, todos com 6 pontos em 2 jogos, mantendo 100% de aproveitamento. O Cruzeiro Esporte Clube/MG segue com 4 pontos, e o CRB/Traipu/AL também se destaca com 4 pontos, mostrando competitividade e equilíbrio na competição.

Resultados dos Jogos (1ª Fase Classificatória - Grupos A e B)

Grupo A:
1 - CR Vasco da Gama/RJ 4 x 0 Náutico/PE (25/05/2024)
2 - América Futsal/MG 1 x 0 ADS Sapezal/MT (21/05/2024)
3 - Cruzeiro Esporte Clube/MG 3 x 3 CRB/Traipu/AL (23/05/2024)
4 - CREC/Juventude/MS 1 x 2 Passo Fundo Futsal/RS (25/05/2024)
5 - Fortaleza Esporte Clube/CE 3 x 5 Estrela do Norte/Manaus/AM (26/05/2024)

Grupo B: 
1- Apodi Futsal/RN 3 x 2 São Joséense/SEMEL Futsal/PR (22/05/2024)
2 - Sport Recife/Inst. Todos/PE 2 x 1 Yeeco Futsal/RS (24/05/2024)
3 - CSS/Ribeirópolis Futsal/SE 4 x 3 Sorriso Futsal/MT (23/05/2024)
4 - Vasco da Gama/RJ 5 x 1 Sport Recife/PE (25/05/2024)
5 - São Joséense/SEMEL Futsal/PR 3 x 4 Apodi Futsal/RN (26/05/2024)

Classificação Atualizada (Grupos A e B)

Grupo A
1. CR Vasco da Gama/RJ: 6 pontos (2 jogos, 2 vitórias)
2. Passo Fundo Futsal/RS: 6 pontos (2 jogos, 2 vitórias)
3. Cruzeiro Esporte Clube/MG: 4 pontos (2 jogos, 1 vitória, 1 empate)
4. CRB/Traipu/AL: 4 pontos (2 jogos, 1 vitória, 1 empate)
5. ADS Sapezal/MT: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
6. Estrela do Norte/Manaus/AM: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
7. América Futsal/MG: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
8. Fortaleza Esporte Clube/CE: 0 pontos (2 jogos, 2 derrotas)
9. CREC/Juventude/MS: 0 pontos (2 jogos, 2 derrotas)
10. Náutico/PE: 0 pontos (2 jogos, 2 derrotas)

Grupo B:
1. Apodi Futsal/RN: 6 pontos (2 jogos, 2 vitórias)
2. Acel Chopinzinho Futsal/PR: 6 pontos (2 jogos, 2 vitórias) 
3. América/RN: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
4º Yeesco Futsal/RS: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
5º São Joseense/Semel Futsal/PR: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
6º Concórdia Futsal/SC: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
7º Css/Ribeirópolis Futsal/SE: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
8º Esporte Recife/inst. todos/PE: 3 pontos (2 jogos, 1 vitória)
9º Asf - Sorriso Futsal/MT: (2 jogos, 2 derrotas)
10º Ceará Sporting Club/CE: (2 jogos, 2 derrotas)

Balanço atualizado dos jogos:

- Número de jogos realizados: 20
- Número de vitórias: 19
- Empates com gol: 1
- Total de gols assinalados: 90
- Média de gols por partida: 4,5
- Total de cartões amarelos (atletas): 84
- Total de cartões vermelhos: 5

O Campeonato Brasileiro de Futsal é organizado pela Confederação Brasileira de Futsal e SportsHub com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Assaí, Sampel, Ampri, Quartzolit, XBri Pneus e Penalty, com apoio do Grupo Águia, Gol e Pallas Turismo.
Foto:Eslley Lopes
Fonte: Bruno Pacheco - Imprensa CBFS • Barueri | SP/CBFS

Mais uma Corrida de Santo Antônio

 Atenção corredores interessados

Foto:Divulgação

Fonte:Sejuvi

Ídolo do futsal, Falcão faz pedido ao Atlético-MG em publicação do clube

Maior ícone do futsal mundial, o ex-jogador Falcão fez um pedido ao Atlético-MG após uma publicação do clube nas redes sociais.

O Galo publicou uma foto de jogadores do Magnus, atual campeão da Copa Libertadores de futsal, na Arena MRV. Os jogadores da equipe paulista acompanharam a goleada atleticana sobre o Caracas, nesta terça-feira (28), por 4 a 0, pelo grupo G da Copa Libertadores.

Na postagem, Falcão fez um pedido. “Bora voltar com o futsal, Atlético”, escreveu.

Falcão teve passagem vitoriosa pelo Atlético-MG em 1999. Ele foi campeão da Liga Futsal, com três gols marcados na decisão contra o Rio Miécimo, do Rio de Janeiro, no Mineirinho. Foram 25.712 presentes no ginásio, recorde de público que durou até 2014.

Retorno do futsal?

O Atlético-MG abriu, em setembro de 2023, um edital em busca de parceiros para recriar o time de futsal. A busca não foi continuada pelo clube pela transição administrativa. A implementação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) teve prioridade e a busca foi pausada.

Um dos responsáveis pelo projeto era Leandro Figueiredo. O diretor de marketing deixou o clube após a transição do modelo administrativo. Desde então, o Galo não retomou a busca por parceiros.

O Atlético-MG teve time de futsal de grande sucesso no fim da década de 1990. A equipe foi campeã mundial em 1998 e bicampeã da Liga Nacional de Futsal (1997 e 1999). O Galo foi o primeiro time brasileiro a conquistar o título mundial.

Foto:Divulgação/Atletico

Fonte:Túlio Kaizer-Leonardo Parrelada Itatiaia//www.cnnbrasil.com.br


Liga de Acesso em 2025 mexe com a parte de baixo da tabela da LNF nesta temporada

À medida que o campeonato avança, uma novidade da LNF começa a despertar maior atenção entre as equipes. Desde o ano passado em vigor, o Ranking da competição passa a ter uma importância maior do que a própria tabela. Pelo menos para os clubes próximos à “zona do rebaixamento” e que jogariam a Liga de Acesso em 2025.

Pela primeira vez na história, a competição terá o descenso de um ano para o outro. Os quatro últimos colocados no Ranking, que computa os pontos da primeira fase de 2023 e 2024, disputarão a Liga de Acesso na próxima temporada.

Após oito rodadas completas, as quatro últimas posições da LNF 2024 são de Tubarão, Assoeva, Santo André Intelli e Brasília. Atualmente, disputariam a Liga de Acesso no ano que vem: São Lourenço, Blumenau, Taubaté e Brasília. Ou seja, apenas a equipe da capital federal, a única sem pontuar até aqui, está nos dois cenários.

O acréscimo de uma outra divisão, além de aumentar a competitividade da LNF, fomenta também outras comunidades de outras regiões do país, fazendo girar as economias locais e, claro, dando mais visibilidade para novos talentos do futsal.

A Liga de Acesso já tem alguns clubes definidos. As equipes interessadas em participar devem enviar e-mail para administrativo@ligafutsal.com.br até o dia 05 de junho de 2024.

A partir do ano que vem, as melhores campanhas na Liga de Acesso disputarão a LNF em 2026, e as piores campanhas da LNF irão para a Liga de Acesso no ano seguinte. À medida que mais clubes terão maior cobertura e calendário para cumprir ao longo do ano, a exigência de uma organização e gestão será maior por parte de quem os administra.

A próxima rodada da LNF 2024 segue amanhã com mais quatro jogos, com uma dobradinha de transmissões na CazéTV. Confira a tabela abaixo, lembrando que todos os jogos são transmitidos ao vivo na LNFTV no YouTube.

Sexta

18h | Minas x Magnus | CazéTV

19h | Taubaté x Joaçaba

20h | Joinville x São José | CazéTV

20h | Umuarama x Pato

Sábado

18h | Praia Clube x Cascavel

20h | Marreco x Esporte Futuro

Domingo

14h | Assoeva x Tubarão

Segunda

18h30 | Jaraguá x ACBF | sportv

19h | Brasília x Atlântico

20h | Foz Cataratas x Campo Mourão

20h | Santo André x São Lourenço

Foto:Samara-Graciolli

Fonte:lnfoficial.com.br