O futsal brasileiro se fez presente na Copa do Mundo FIFA Catar 2022

 Todos sabemos da importância do futsal na formação dos grandes atletas de futebol como Ronaldo, Ronaldinho, Kaká entre outros tantos grandes atletas, e com os atletas que defenderam a seleção brasileira neste mundial não foi diferente.

Dos 26 atletas convocados pelo técnico Tite, 10 foram formados nas quadras, confira a lista abaixo e os clubes formadores:
  1. Alisson (Liverpool/ING) – SPORT CLUB INTERNACIONAL – RS;
  2. Marquinhos (Paris Saint-Germain/FRA) – SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA – SP;
  3. Bruno Guimarães (Newcastle/ING) – HELENICO ATLETICO CLUBE – RJ;
  4. Fred (Manchester United/ING) – SOCIEDADE AGOSTINIANA DE EDUCACAO LTDA – MG;
  5. Everton Ribeiro (Flamengo) – ASSOCIACAO PORTUGUESA DE DESPORTOS – SP;
  6. Antony (Manchester United/ING) – GREMIO RECREATIVO BARUERI – SP;
  7. Gabriel Martinelli (Arsenal/ING) – SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA – SP;
  8. Pedro (Flamengo) – SPORT CLUB MACKENZIE – RJ;
  9. Rodrygo (Real Madrid/ESP) – SAO PAULO FUTEBOL CLUBE – SP;
  10. Neymar (Paris Saint-Germain/FRA) – G. R. E. METALURGICOS DE SANTOS – SP.

Fator este que se repete em todos os mundiais, a formação do atleta no futsal contribui na condição física, técnica e tática além da necessidade de dribles curtos e agilidade que requer o esporte da bola pesada por ser prático e um espaço reduzido se comparado aos campos.

O esporte é considerado um dos esportes mais praticados no país, se não o mais praticado e é essencial na formação do atleta.

Foto:Reproducao-TV-Tribuna

Fonte:CBFS • Barueri | SP/LNF

Brasília Futsal anuncia retorno como franqueado à Liga Nacional

A capital federal tem mais uma equipe em uma competição de elite nacional para 2023. O Brasília Futsal confirmou sua participação efetiva como membro da Liga Nacional de Futsal do próximo ano. A novidade está no termo de franqueado da competência, ao invés de convidado como a formação do Distrito Federal esteve no torneio nos dois últimos anos. Em 2022, a formação candanga não esteve entre os 22 clubes integrantes.

A preparação começa a partir da estrutura de base, com a manutenção e renovação do vínculo com o técnico Fabinho Gomes, campeão da Copa do Brasil de Futsal em 2020 com o Dois Vizinhos/PR.

Com o regresso à liga, o clube brasiliense tem uma nova casa para receber sua torcida após três anos de ausência devido à pandemia de covid-19. A equipe deixa o Ginásio do Sesi de Ceilândia para atuar no Ginásio da Vera Cruz, no Setor Militar Urbano (SMU). A estreia está marcada para o dia 24 de março, às 19h, contra o Magnus Sorocaba.

Outra presença está em Marcelo Laitano, novo coordenador-geral, após passagem como supervisor do Brasília Basquete. Ele confia em alianças locais para chegar a um nível considerável de desempenho: “Vamos precisar muito da força de todos, inclusive de empresas locais que queiram ajudar Brasília a bater de frente com os grandes clubes”, explica.

Aliado à mudança ao Plano Piloto, um pedido dos torcedores, o diferencial geográfico brasileiro pode auxiliar na forma dentro das próximas temporadas. “Construímos um projeto totalmente renovado, com a cara do torcedor brasiliense. Somos o único clube fora do eixo Sul-Sudeste a disputar a Liga, então pretendemos em até três anos estar disputando uma semifinal”, projeta o gestor.

O próximo passo é a divulgação dos atletas que irão fazer parte do plantel para a temporada, bem como os principais parceiros econômicos, a serem revelados em breve pelos candangos. A Liga Nacional de Futsal conta com outros 23 times no certame, em sistema de um turno em confrontos diretos, com 16 clubes seguindo às oitavas de final. Além do Brasília, atuarão oito times do Paraná, cinco times de São Paulo, cinco times de Santa Catarina, três times do Rio Grande do Sul e mais dois de Minas Gerais.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Foto: Lucas Rodrigues/Brasília Futsal

Fonte: www.correiobraziliense.com.br

Danilo Baron está de volta ao Pato

 O Pato confirmou o primeiro reforço para a temporada 2023. Trata-se de um ídolo da torcida pato-branquense: Danilo Baron. O ala retorna ao time liderado pelo treinador Sérgio Lacerda depois de quatro temporadas atuando no Magnus, de Sorocaba. Danilo Baron foi um dos responsáveis pelas primeiras conquistas da história do Pato Futsal, sendo campeão da Série Ouro do Campeonato Paranaense 2017, da Liga Nacional de Futsal 2018, da Liga Sul de Futsal 2018 e da Taça Brasil de Clubes 2018.

Danilo Baron é um dos jogadores mais vitoriosos do futsal brasileiro. Ele já atuou em equipes como Banespa (SP), Macaé (RJ), Bilbo (ESP), Corinthians (SP), São José (SP), Kairat (CAZ) Guarapuava (PR), Joinville (SC), Pato (PR) e Magnus (SP).

Também foi de Danilo Baron o primeiro gol da história do Pato Futsal em uma edição da Liga Nacional. O gol foi marcado no dia 31 de março de 2017, abrindo o caminho da vitória do Pato Futsal sobre a Intelli, por 4 x 2, em São Sebastião do Paraíso (MG). “A ligação com o Pato Futsal é muito forte. As conquistas, as marcas, são fruto de muito trabalho e dedicação. Quero continuar escrevendo essa linda história em Pato Branco”, disse.

O atleta mostrou alegria com o retorno ao atual campeão da Copa do Brasil e da Copa Paraná. “Estou muito feliz pela volta e pela forma com que estou sendo recebido por todos. Já conversei com alguns atletas, comissão técnica, diretoria, até mesmo os torcedores. É motivo de muita alegria vestir novamente a camisa do Pato Futsal. Enfim, voltar ao dia a dia do clube será muito gratificante”, contou Danilo Baron.

O Diretor do Pato, Valmir Tartari, também comentou sobre o retorno de Danilo Baron. “A volta de Danilo Baron, além de representar um grande reforço para o nosso elenco, é o retorno de um grande ídolo que fez história com a nossa camisa e, com certeza, continuará fazendo, trazendo muitas alegrias para o torcedor. A família Pato Futsal está feliz e nós estamos mais fortes”, afirmou.

Na temporada 2023, o Pato tem presença confirmada na Copa do Brasil Sicredi de Futsal, na Copa Paraná de Futsal, na Supercopa de Futsal, na Liga Nacional de Futsal, na Série Ouro do Campeonato Paranaense e na Copa Sul de Futsal. Em caso de título na Supercopa, o Pato Futsal irá disputar a Libertadores da América.

Além da contratação de Danilo Baron, o Pato Futsal já oficializou a renovação de 12 atletas. São eles:  Os goleiros Dudu e Alysson, os fixos Mika, Cabreúva e André, os alas Jackson Samurai, Dudu Pereira, Jânio e Gustavinho, além dos pivôs Rodrigo, Jé e Sinoê. Nos próximos dias, a diretoria irá anunciar a chegada de mais reforços.

Perfil do atleta

Nome: Danilo Baron

Naturalidade: São Bernardo do Campo (SP)

Idade: 37 anos

Posição: Ala

Peso: 66kg

Altura: 1,70m

Camisa: 14

Clubes: Banespa (SP), Macaé (RJ), Bilbo (ESP), Corinthians (SP), São José (SP), Kairat (CAZ) Guarapuava (PR), Joinville / Krona (SC), Pato Futsal (PR) e Magnus Sorocaba (SP).

Títulos:

Bicampeão da Liga Nacional de Futsal

Campeão Mundial de Clubes

Heptacampeão Paulista

Bicampeão da Taça Brasil de Clubes

Bicampeão Paranaense de Futsal

Campeão da Copa América de Futsal (Seleção Brasileira)

Campeão da Copa da China (Seleção Brasileira)

Campeão da Liga do Cazaquistão

Campeão da Copa Eremenko

Foto:Mauricio Moreira

Fonte: Renan Pereira • Pato Branco | PR/LNF

Garoto consola amigo após derrota no futsal sub-9: "Não quero te ver chorando. Ergue tua cabeça"

  João Davi, de 11 anos, viraliza na internet apoiando o colega César Lucas, que perdeu na final do segundo turno do estadual da categoria: "Essa amizade foi o futsal que deu para a gente"O esporte proporciona momentos inesquecíveis, seja de felicidade ou de tristeza. Perder faz parte, mas, vamos combinar, ninguém quer isso. Porém, quando acontece, é aí que entram os amigos.

No último final de semana, um vídeo de um jovem consolando o colega, após uma derrota, viralizou nas redes sociais. O menino é o João Davi, de 11 anos, que ao ver o amigo César Lucas, de 9 anos, triste e chorando, entrou na quadra para falar algumas palavras de apoio para o companheiro.Não quero te ver chorando. Ergue a tua cabeça, olhe para a frente e chega de choro. Volta a treinar, se dedica e ano que vem tu ganhas.

 João Davi para o amigo César Lucas

César havia chegado na final do segundo turno do Campeonato Paraense de Futsal sub-9 pelo Centro Desportivo Infantil. Na decisão, realizada no último sábado, o time dele enfrentou o Remo e acabou perdendo por 5 a 1, resultado que fez o menino cair no choro.

João Davi (de preto) consola o amigo César Lucas Foto: Arquivo pessoal

João Davi acompanhou a partida do amigo enquanto esperava o jogo do time dele. Ele também joga futsal, mas pelo Paysandu, na categoria sub-11. O jovem falou como foi para ele tomar a atitude de ir apoiar o colega.

Quando acabou o jogo, o Remo saiu vencedor. Como o meu jogo ia acontecer logo em seguida, eu desci para a quadra e vi o meu amigo César chorando. Fui lá com ele, dei uma força. Falei que ele nunca vai estar sozinho, que Deus está sempre no comando de tudo.

Antes do acontecimento, eles já se conheciam. Os dois treinam juntos às vezes. João contou da origem da amizade e destacou como é a relação no dia a dia.

Essa amizade foi o futsal que deu para a gente. Apesar de nós sermos de times diferentes, rivais dentro de quadra, fora de quadra a nossa amizade é normal.

João Davi

*Estagiário, sob supervisão de Nicksson Melo.

Foto:Arquivo pessoal

Fonte: Eduardo Quemel/ Belém, PA /Ge

Sol Sales fecha com o Campo Mourão Experiente e goleador, jogador já atuou fora do país e em várias equipes do Brasil

E para melhorar ainda mais o elenco que já é bom, o Carneirão foi buscar ninguém menos que o artilheiro, com 17 gols, e destaque do Paranaense Série Ouro deste ano, o ala Sol Sales, de 34 anos. Campeão com o Chopinzinho, o atleta que é natural de São Luiz do Maranhão, dentre outras opções, escolheu o Campo Mourão Futsal para a sequência da vitoriosa carreira, até aqui contemplada por passagens pelo Fortaleza/CE (2010), Alto Santo/CE (2011/2012), Aracati/CE (2013), Crateús/CE (2014), Umuarama/PR (2014/15/16), Marreco/PR (2017/18/19), Al Yarmouk/Kuwait (2020) e Chopinzinho/PR (2021/2022), além de defender a Seleção Brasileira em 2018.

Sol e mar

Entusiasmado com mais este desafio, Sol Sales é o sétimo reforço do time mourãoense, e demonstra a sua expectativa para a temporada seguinte. “É uma satisfação muito grande estar chegando ao Campo Mourão. Espero fazer um grande ano juntamente com a equipe, e conquistar todos os objetivos traçados”, declara o goleador, que entre as principais conquistas estão a Taça Cidade de São Luís/MA, Jogos Abertos Cearense, Jogos Abertos Brasileiro, Taça Brasil 2014, Taça Paraná 2015, Liga Sudamericana 2018 com a Seleção Brasileira e o Paranaense Série Ouro 2022. Goleador, foi artilheiro do Cearense em 2013, e do Paranaense em 2016 e 2022.

Foto:Acel

Fonte:Assessoria de Imprensa Campo Mourão•Campo Mourão | PR/LNF