O sorteio definiu quatro grupos a serem disputados de 28 de
novembro a 3 de dezembro para decidir os finalistas das eliminatórias de maio.O sorteio da ronda de elite da UEFA Futsal Champions League
dividiu os 16 participantes apurados na fase principal em quatro grupos que
decidirão os finalistas a eliminar.
Fatos da equipe
O Palma conquistou o título na estreia na temporada passada, enfrentando também o Kairat na rodada principal. Barça, Benfica, Kairat e Sporting CP, vice-campeão de 2023, já foram vencedores.
O Anderlecht chegou às meias-finais pela primeira vez na época passada, ao perder com o Sporting CP. Os ex-Halle-Gooik são os únicos candidatos restantes, além dos cinco vencedores anteriores, a terem chegado às quartas de final.
O Kairat é o primeiro clube a disputar 20 temporadas nas competições de futsal da UEFA. Os últimos jogos da fase principal tornaram-no nos primeiros a disputar 100 jogos nas competições de futsal de clubes da UEFA.
A vitória do Sporting CP sobre o Olmissum, por 6-2, no último jogo da ronda principal, significou que igualou o recorde do Inter FS de 68 vitórias nas competições de futsal de clubes da UEFA e ficou dois acima do antigo recorde do Inter de 410 golos (o Benfica tem agora 409 golos). Nuno Dias, do Sporting, também se tornou o primeiro treinador a registar 50 vitórias em competições com um único clube (Jesús Velasco tem 60 vitórias, mas com várias equipas).
Equipes que passaram pela fase preliminar: Lubawa, Prishtina 01 e Riga. Esta é a primeira vez no formato atual (desde 2017/18) que três equipas chegam à ronda de elite a partir da fase preliminar. Lubawa só se classificou nessa rodada como melhor vice-campeão, terminando atrás do Prishtina 01 em seu grupo pelos gols marcados.
Etoile Lavalloise, Hit Kyiv, Lubawa e Prishtina 01 estão em suas primeiras temporadas europeias.
O Riga Futsal Club inscreveu-se anteriormente como Petro-w e chegou à ronda de elite pela primeira vez. Na fase preliminar, a contratação de verão, Ricardinho, marcou seis vezes e chegou aos 55 anos na competição, ultrapassando o anterior recordista André Vanderlei. Ele tem agora 59 anos, depois de ter somado dez nesta temporada, um abaixo do seu recorde pessoal em 13 campanhas, alcançado pelo Benfica em 2007/08.
O Riga marcou 58 golos em seis jogos esta temporada, o maior número desde que o FC Dynamo marcou 66 ao terminar como vice-campeão em 2004/05 (na temporada anterior, o Action 21 Charleroi marcou um recorde de 76).
Croácia, Kosovo, Letónia, Polónia, Sérvia, Eslovénia e Ucrânia nunca tiveram uma equipa na final four pós-2007 no formato actual (embora Dobovec tenha disputado a fase final única de oito equipas de 2020/21, Shakhtar Donetsk chegou às meias-finais a duas mãos de 2005/06, e tanto o MNK Split da Croácia (chegando às meias-finais) como o Clearex Chorzów da Polónia (eliminado na fase de grupos) estiveram na primeira fase final a oito equipas de 2001/02) .
Na temporada passada, o Eboli venceu o Riga (então chamado Petro-w) por 10-3 na rodada principal.
Benfica e Kairat já jogaram seis vezes nesta competição, mais recentemente numa vitória por 2-1 do clube português na Ronda de Elite, em Almaty, na época passada, que garantiu a vaga na fase final. O Benfica também venceu o bicampeão na Ronda de Elite de 2018/19, por 5-3, enquanto o Kairat venceu por 6-2 nos quartos-de-final de 2020/21 e nas grandes penalidades no “play-off” do terceiro lugar de 2010/11. Esse jogo terminou 3-3, tal como um encontro na segunda pré-eliminatória de 2005/06 (precursora da Ronda de Elite).
O Benfica venceu o Dobovec por 8-1 na eliminatória principal desta temporada e por 6-1 em 2015/16.
O Sporting venceu o Anderlecht por 7-1 nas meias-finais em Maio passado, em Palma de Maiorca, além de derrotar o então Halle-Gooik por 3-2 na ronda de elite de 2017/18 e por 5-1 na ronda principal de 2016/17.
Na temporada passada, o Loznica-Grad perdeu por 4-2 para o Sporting na ronda de elite e por 2-1 para o Anderlecht na ronda principal.
O Hit Kyiv derrotou o Olmissum por 4 a 1 na rodada principal desta temporada.
Pote 1: Anfitriões
Sporting CP (POR, cabeça-de-série 1)
Mallorca Palma Futsal (ESP, detentor, 1)
Riga Futsal Club (LVA, 4)
Prishtina 01 (KOS, 4)
Pote 2: Terceiros colocados do Caminho A/vencedores do grupo do Caminho B, cabeças de chave nas posições 3 e 4
Olmissum (CRO)
Loznica-Grad 2018 (SRB)
Haladás (HUN)
Dobovec (SVN)
Lubawa (POL)
Città di Eboli (ITA)
Pote 3: Vice-campeão do grupo Caminho A, cabeça-de-série 2
Hit Kiev (UKR)
Sporting Anderlecht Futsal (BEL)
Kairat Almaty (KAZ)
Etoile Lavalloise (FRA)
Pote 4: Vencedores do grupo do Caminho A, cabeça de chave 1
Barça (ESP)
Benfica (POR)
Eliminatórias da rodada principal
Caminho da ronda principal Vencedores do grupo A: Sporting CP (POR, Grupo 1), Barça (ESP, 2), Mallorca Palma Futsal (ESP, campeão, 3), Benfica (POR, 4)
Caminho da rodada principal Vice-campeão do grupo A: Hit Kyiv (UKR, 1), Sporting Anderlecht Futsal (BEL, 2), Kairat Almaty (KAZ, 3), Etoile Lavalloise (FRA, 4)
Rota principal Um terceiro lugar: Olmissum (CRO, 1), Loznica-Grad 2018 (SRB, 2), Haladás (HUN, 3), Dobovec (SVN, 4)
Vencedores do grupo B da rodada principal: Lubawa (POL, 5), Riga Futsal Club (LVA, 6), Prishtina 01 (KOS, 7), Città di Eboli (ITA, 8)
Foto:UEFA • Zurique | SUI
Fonte:UEFA • Zurique | SUI/CBFS
Nenhum comentário:
Postar um comentário