O Vasco quebrou um longo tabu no futsal do Rio de Janeiro neste sábado. Ao vencer o Magé por 4 a 2, na Vila Olímpica do Mato Alto, na Praça Seca, o time da Colina voltou a conquistar o Campeonato Estadual após 21 anos. O último título adulto a nível regional do Cruz-Maltino havia sido em 2001. Naquele ano, o Vasco faturou o Carioca e o Estadual.
Diferentemente do futebol de campo, o futsal do Rio possui duas competições regionais por ano. Tal formato foi criado em 1990. Antes disso, a principal competição era o Campeonato Metropolitano, que foi disputado de 1956 a 1989.
Em 2022, o Carioca foi conquistado pelo Corrêas, de Petrópolis. Por conta disso, Vasco e Corrêas se enfrentam na próxima quarta para definir o time que vai representar o Rio de Janeiro na Taça Brasil de Clubes 2023.
Com o caneco do Estadual 2022, o Vasco passa a ter oito títulos no futsal do Rio: três Estaduais, três Cariocas e dois Metroplitanos. Com a taça, o Clube da Colina igualou-se a Helênico e Tio Sam, que dividiam o posto de maiores vencedores do futsal do RJ.
Na final deste sábado, Kaio Freitas, Marlon, Loureiro e Gabriel marcaram os gols do Vasco. Marcos Bernard e Vander Carioca (o próprio, do alto dos seus 46 anos!) descontaram para o Magé, que havia conquistado a Copa Liga Rio de Janeiro sobre o Vasco em 2021.
A campanha
1ª Fase
Vasco da Gama 5 x 0 Três Rios
São Gonçalo 1 × 2 Vasco da Gama
Vasco da Gama 5 x 1 Fonseca
Corrêas 2 × 2 Vasco da Gama
Quartas de final
Grama City 2 × 5 Vasco da Gama
Vasco da Gama 2 × 2 Grama City
Semifinal
Três Rios 3 × 6 Vasco da Gama
Vasco da Gama 2 × 2 Três Rios
Final
Magé 2 × 4 Vasco da Gama
Foto:Reprodução youtobe
Fonte: Flávio Dilascio • Rio de Janeiro | RJ/LNF
Nenhum comentário:
Postar um comentário