A Fifa anunciou, sobre a criação do Mundial de Futsal Feminino. O anúncio foi feito pelo próprio presidente da entidade, Gianni Infantino, na coletiva de imprensa do lançamento do novo Mundial de Clubes de futebol. A notícia surge um mês depois de estrelas como Amandinha criarem uma campanha reivindicando a criação da Copa do Mundo de Futsal Feminino. A Fifa chancela a modalidade desde o fim de 2015.
Por conta do movimento, as atletas criaram a Associação de Jogadores e Jogadoras de Futebol de Salão (AJFSF). Em novembro, Natalia Orive, presidente da entidade, declarou que foi ignorada em suas tentativas de contato com a Fifa.
Em setembro de 2021, nos dirigimos à Fifa pelo maltrato e abandono público de jogadoras de futsal. Um ano depois, continuamos sem respostas oficiais. Enquanto o futsal masculino se prepara para seu 10º Mundial, a Fifa segue sem organizar nossa primeira edição. Estamos reunidas pela primeira vez na história para denunciar publicamente o trato discriminatório – disse Natalia.
No vídeo lançado na campanha estão Natalia Orive (presidente do Sindicato), Anita Luján (Espanha), Amandinha, Janice da Silva (Portugal), Fátima Villar (Uruguai), Nancy Loth (Holanda), Chikage Kichibayashi (Japão), Ersilia D’Incecco (Itália), Julia Paz Dupuy (Argentina), Zahra Lotfabadi (Irã) e Vika Kyslova (Ucrânia).
Um relatório do sindicato aponta que não há um comitê especializado em futsal feminino na Fifa, assim como a ausência de programas de desenvolvimento ofertados pela entidade.
Brasil hexacampeão mundial não-oficial
Antes da chancela da Fifa, as confederações nacionais promoviam anualmente o Torneio Mundial de Futsal Feminino, criado em 2010 e disputado initerruptamente até 2015. O Brasil venceu todas as seis edições do Mundial “não-oficial”.
Em 2015, o Torneio teve a sua despedida na Guatemala, e as brasileiras foram campeãs vencendo a Rússia por 3 a 0 na final. Logo após a competição, a Fifa anunciou a chancela do futsal feminino – o masculino é chancelado desde 1989.
De 2015 para cá, aconteceram duas edições da Copa do Mundo Masculina (Colômbia 2016 e Lituânia 2021) e nenhuma da Feminina.
Foto:Federação Costa Rica
Fonte: Flávio Dilascio• Rio de Janeiro | RJ/LNF
Nenhum comentário:
Postar um comentário