Fachada da CBF homenageia campeões mundiais

 Um enorme painel com a imagem dos campeões mundiais de Futsal passou a tomar conta da fachada da sede da CBF na manhã desta terça-feira (8). Uma homenagem refere-se à conquista da Seleção Brasileira no domingo (6), no Uzbequistão, onde conquistou o sexto título da Copa do Mundo de Futsal ao derrotar a Argentina por 2 a 1.

A final, a primeira entre duas seleções sul-americanas, foi disputada na Humo Arena, na cidade de Tashkent, e contou com a presença do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Ednaldo participou da premiação da delegação brasileira.

A equipe comandada pelo técnico Marquinhos Xavier teve 100% de aproveitamento, numa campanha histórica, na qual conseguiu sete vitórias. Passou na primeira fase por Cuba, Croácia e Tailândia. Nas oitavas, venceu a Costa Rica e nas quartas, o Marrocos. Na sequência, superou a Ucrânia na semifinal e, por fim, derrotou a Argentina.

A Seleção Brasileira fez 40 gols e sofreu seis. Com dez gols, Marcel foi o artilheiro da competição. Já Dyego foi eleito o melhor jogador do Mundial enquanto o goleiro Willian, com atuações destacadas em várias partidas, ficou com o prêmio de melhor da posição. No final, Willian fez uma série de defesas difíceis e recebeu aplausos do público na Humo Arena.

Desde o início da gestão de Ednaldo Rodrigues, o futsal teve um crescimento de investimento, em ritmo exponencial. Tem sido assim ao longo dos últimos anos. A parceria começou em agosto de 2021, mês em que Ednaldo assumiu o comando interno da entidade.

A CBF virou gestora das Seleções de Futsal. Desde então, a Amarelinha disputou mais de 100 jogos, somando as equipes principais e de base masculina e feminina.

Para o Mundial, uma delegação fez a mais longa preparação da história. Na reta final, os convocados treinaram em Teresópolis, Nova Friburgo e Rio de Janeiro antes de embarcar para o Uzbequistão.
Com o novo título, o Brasil ampliou a hegemonia no futsal e acabou com o jejum de mais de uma década sem conquistar o troféu. Antes de se sagrar campeão no Uzbequistão, o Brasil venceu em cinco vitórias: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

Foto: Nelson Terme

Fonte: CBF •Rio de Janeiro | RJ/LNF

Nenhum comentário: