A agressividade que Rafael Cozzi impunha em seu jogo quando era atleta de futsal contrasta com a prioridade que dá à parte defensiva dos times que entram em quadra sob o seu comando. Aos 40 anos, o jovem treinador assume um dos maiores desafios da carreira: o de ser técnico do América Futsal.
Rafael foi oficializado pelo clube no último dia 6, tendo já na próxima semana um torneio em Uberlândia, enfrentando três times que disputam a Liga Nacional de Futsal (LNF): Praia Clube, Intelli e Dracena.
"A vontade de ser técnico de futsal apareceu aos 15 anos, quando defendia o Arsenal, do Colégio Santo Antônio. Eu percebia a diferença e como os treinadores influenciavam a mim e meus companheiros, dentro e fora de quadra. Minha ideia é fazer o mesmo com meus comandados", revela.
Rafael tem como influência duas referências com que teve contatos diferentes. Guilherme Silveira, o Farinha, foi treinador de Rafael no Arsenal, antes de comandar a seleção de futsal da China. Os anos de convívio fizeram Farinha ser um dos espelhos de Rafael. O outro é mais conhecido.
"Gosto muito do estilo do Fernando Ferretti, um cara que apareceu quando eu estava me apaixonando pelo futsal. Ele também prioriza a defesa. É preciso marcar bem para ter a bola e, aí sim, agredir o adversário", conta Rafael.
O interesse do América no treinador não vem de hoje, com o acordo chegando somente agora para satisfação dos dirigentes do Coelho.
"A Nação Americana pode esperar um grande profissional a beira da quadra. A contratação do Rafael era um sonho de consumo já antigo da nossa gestão e temos a certeza de que com ele teremos ótimos resultados", comemora João Victor Cosso, gestor do América Futsal.
Trajetória
Rafael conquistou importantes torneios na base pelo Olympico, como cinco títulos de Campeonato Metropolitano e um título Estadual, além do 3º da Taça Brasil sub17. Em times adultos, esteve entre 2014 e 2015 à frente do clube de BH.
Após a disputa em Uberlândia, o América foca na Copa Alterosa, no Metropolitano e no Estadual, torneio que dá vaga para a Taça Brasil, principal foco na temporada.
"Apesar da pouca idade, me sinto preparado e receber este convite não foi uma surpresa. Estou muito honrado com o convite feito pelos gestores do Coelho Futsal, João Victor e Marcelo. Eles confiaram em mim e vou retribuir com muito trabalho e dedicação. O grupo é muito qualificado e vamos em busca de títulos. O projeto merece estar na vitrine do futsal nacional e vamos atrás desse objetivo", projeta.
Foto:Divulgação
Fonte: www.otempo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário