Volta da Liga Nacional de Futsal será com Super Rodada

 As últimas vagas entre os 16 classificados para a fase eliminatória da LNF 2021 serão preenchidas após os três dias da Super Rodada. Os jogos serão disputados nos dias 9, 10 e 11 de outubro.

Alguns confrontos serão diretos e outros tempos chegam, a essa altura do campeonato, dependendo de outros resultados para seguir adiante na competição.

A Super Rodada terá todos os jogos de cada grupo no mesmo dia e horário. No sábado, dia 09, é dia das partidas do Grupo B, às 14h. No domingo, dia 10, os horários do Grupo A, 11h05 da manhã. E, fechando a rodada na segunda-feira, dia 11, às 18h, os horários do Grupo C entram em quadra e definem o chaveamento da fase mata-mata da competição.

Foto: Orlando Bento / MTC

Fonte: x1 futsal / Luciano andrade

Super clássico fascinante

 Alguns estão chamando de o maior jogo da história do futsal. Uma semifinal que é, de alguma forma, maior do que as oito finais da Copa do Mundo de Futsal da FIFA anterior. Como? Bem, isso coloca os campeões recordes contra os atuais campeões - um modelo aprimorado do batalhão conquistador da Colômbia em 2016. Ele coloca indiscutivelmente os dois rivais mais ferozes no futsal, no futebol, no esporte juntos por um clássico Super sul-americano. Coloca Rodrigo, Pito, Ferrão e Cia. Contra Cristian Borruto, Alan Brandi, Leandro Cuzzolino e companheiros de equipe. É uma partida que você simplesmente não pode perder.Em seguida, Portugal, capitaneado pelas seis vezes Melhor Jogador do Mundo Ricardinho, enfrentará o Cazaquistão, que nunca apareceu nesta fase da competição, mas tem os dois melhores jogadores da Lituânia em 2021:

História versus história recente

O Brasil venceu todos os cinco encontros com a Argentina neste torneio, mas o equilíbrio de mudanças mudou? Em 2016, a Seleção foi eliminada nas oitavas de final - nunca houve conquistado menos do que o bronze em uma Copa do Mundo de Futsal - com a vitória da Albiceleste. Além disso, no último confronto dos arquirrivais, final da eliminatória para a Lituânia 2021, os argentinos calaram a torcida brasileira com uma vitória gaúcha por 3 a 1.

Foto:FIFA

• Kaunas | ACESO / LNF

Cascavel contrata jornalista Cícero Bittencourt para comandar Comunicação do time

 O Cascavel anunciou hoje a contratação da empresa CB Assessoria, Sports & Business, Special em marketing esportivo, para atuar na divulgação de notícias, assessoria de comunicação e produção de conteúdo para as redes sociais da equipe. O jornalista Cícero Bittencourt, com 10 anos de carreira, está à frente do projeto.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e com curso de Mídias Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, atuou como repórter esportivo do Jornal Gazeta do Povo e desde 2012 é repórter de televisão na região oeste do Paraná. O jornalista estudou na RPC e hoje está na RIC Record TV.

Apaixonado por esportes, ele acompanhou de perto jogos, competições e torneios de futsal, futebol, ginástica, automobilismo e participou das transmissões ao vivo na Rede Globo e Sportv. Para o presidente do Cascavel, Jefferson Zini, a contratação do jornalista Cícero Bittencourt faz parte do processo de profissionalização do tempo.

Pedrinho Muffato, gerente da equipe, afirma que a intenção da diretoria é levar até o torcedor informações da equipe, dos jogos e da estrutura do tempo de forma ágil, moderna e antenada com o mundo digital.

“Queremos popularizar e otimizar as redes sociais do tempo fazendo com que o torcedor encontre em nossos canais no Instagram e Facebook um conteúdo próprio, bem produzido e atrativo. Vamos estreitar esse caminho e tornar as ferramentas digitais um meio de aproximar ainda mais quem está na arquibancada e quem está dentro de quadra ”, afirmou Cícero Bittencourt. Além das postagens, uma equipe que segue as transmissões ao vivo das partidas no Youtube.

Hoje, o Cascavel soma mais de 50 mil seguidores em suas redes sociais. “Mais importante do que os números é como o torcedor nos enxerga. Queremos criar um canal direto de interação com a torcida. Gerando conteúdo de qualidade temos a certeza que conquistaremos ainda mais fãs e, todos juntos, faremos o Cascavel crescer e alcançar o tamanho que o maior vencedor do Paraná merece

Foto:Assessoria-Cascavel

Fonte:Assessoria de Imprensa Cascavel • Cascavel | PR / Lnf

Na prorrogação, Portugal carimba classificação para a semifinal

 A Seleção de Portugal teve forças para reverter o resultado e garantir a sua vaga na semifinal da Copa do Mundo de Futsal da Lituânia. A Espanha chegou a abrir dois gols de vantagem, mas os portugueses empataram o jogo no tempo normal, e venceram na prorrogação. O placar, agregado ficou em 04 a 02 para Portugal.

Após um primeiro tempo sem gols, a segunda etapa teve muitas emoções. Com 02 a zero favorável à Espanha, Portugal precisou se reinventar no jogo para encontrar o caminho para o empate. No tempo extra, foi a vez de Portugal abrir dois gols de vantagem, porém a Espanha não conseguiu balançar as redes, novamente, apesar de toda a pressão.

O adversário de Portugal será definido no jogo entre Irã e Cazaquistão.

Foto:x1futsal

Fonte:x1 futsal / Luciano Andrade

Brasília é campeão do Desafio 48h

 Na última sexta-feira (24), começou o Desafio 48h de Futsal masculino, realizado no Ginásio da Candangolândia, que teve como campeão o Brasília . O evento contou com a transmissão no YouTube da Liga Candanga de Futsal.

A competição foi desenhada para contar com 32 equipes do Distrito Federal, mas como apenas 20 fecharam participação, a organização do evento teve que fazer mudanças. Com menos equipes, foi combinado então que não teria jogos de madrugada, apenas pela manhã, tarde e noite.

A trajetória do Brasília começou na sexta-feira, às 21h20, em jogo de ida contra o Borucia, quando ganhou por 15×1. Na volta, no sábado, venceu por 15×0. Já no domingo, em partida válida pelas oitavas de final, a equipe voltou à quadra às 8h, e venceu o Habisk por 5×3. Nas quartas de final, às 12h10, enfrentou o Cara Feia, e mais uma vez, saiu vitorioso, 6×4.

Na semifinal, às 15h30, o Brasília atropelou o Renegados, vencendo por 10×1, e garantindo a vaga para a finalíssima do Desafio 48h. E no mesmo dia, após três jogos e três vitórias, a equipe disputou o jogo valendo a taça.

A grande final começou às 19h10, contra a equipe do Cresspom/14 Irmãos, e o Brasília  abriu 2×0 no placar, mas os adversários conseguiram diminuir de pênalti ainda na primeira etapa. Já no segundo tempo, empataram em 2×2, mas o Brasília correu atrás e conseguiu ampliar para 4×2 e levantar a taça de campeão.

Presidente da equipe, Tiago Fernandes falou sobre a participação do Brasília Futsal nesse torneio. “Realmente foi um grande desafio para os nossos atletas, a maioria é Sub-20, e pegamos o Cresspom/14 Irmãos, que é bem experiente, então foi uma ótima experiência”, completou.

O Brasília entrou no Desafio 48h para dar ritmo de jogo aos atletas, que estão em preparação para a Copa Brasília de Futsal 2021, que começa nessa terça-feira (28), como representantes do Guará.

Além da Copa, o Brasília também se prepara para o último jogo da fase classificatória da Liga Nacional de Futsal, marcada para às 11h do dia 10 de outubro, contra o Pato , já sem chances de classificação para a próxima fase.

No mesmo dia, 10 de outubro, está marcado para começar os Jogos Univesitários Brasileiros (JUBs), na capital federal, e o Brasília Futsal representará a faculdade IESB na competição. A tabela ainda não foi definida, mas por sediar o evento, o DF pode escolher o turno a ser jogado, e por isso, a FESU-DF (Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal) optou pelo período da noite.

O Brasília já se prepara para a temporada 2022, com um projeto novo e forte, e por isso, tem tantos compromissos previstos com seus atletas e comissão técnica até o final deste ano.

Foto:Instagran

Fonte:Camila Bairros Brasília | DF / ligafutsal.com.br

Brasil enfrentará a Argentina na semifinal da Copa do Mundo FIFA de Futsal

 Vai ter clássico sul-americano na Copa do Mundo FIFA de Futsal! Seguindo na caminhada rumo ao hexa, a Seleção Brasileira vai encarar a Argentina nas semifinais do torneio. A disputa pela vaga na grande decisão acontece na próxima quarta-feira (29), a partir das 14h (de Brasília), em Kaunas (LIT), com transmissão ao vivo da Rede Globo e do Sportv.

Maior vencedor da Copa do Mundo com cinco títulos, o Brasil chega nas semifinais com 100% de aproveitamento. Foram três vitórias na primeira fase diante de Vietnã, República Tcheca e Panamá. E dois triunfos no mata-mata, contra o Japão, nas oitavas de final, e diante do Marrocos, pelas quartas de final, em confronto disputado neste domingo. Até aqui, a Seleção Brasileira marcou 23 gols e sofreu apenas quatro.

Do outro lado, os argentinos são os atuais campeões do mundo. Assim como a Canarinho, os hermanos venceram todos os jogos da fase grupos contra Irã, Sérvia e Estados Unidos. Nas oitavas de final, vitória diante do Paraguai. Enquanto a vaga nas semifinais foi conquistada na disputa de pênaltis diante da Rússia e sob os olhares atentos da delegação brasileira. No total, a Argentina balançou as redes 24 vezes e sofreu cinco gols.

Foto:Thaís Magalhes

Fonte: Assessoria de Imprensa CBF • Kaunas | LIT / lnf

Gol brasileiro leva Cazaquistão para a semifinal da Copa do Mundo

 Foi preciso se superar em busca de uma virada para o Cazaquistão escrever a melhor campanha de sua história em uma Copa do Mundo. Pela primeira vez o país está entre os quatro melhores do futsal mundial.

A vitória sobre o Irã parecia que não aconteceria. No primeiro tempo os Iranianos dominaram a partida e abriram 02 a zero no marcador.

Com o intervalo, o técnico brasileiro Cacá acertou o Cazaquistão que logo já mostrou que a partida seria diferente nos últimos 20 minutos. Depois de buscar o empate, o tome permaneceu pressionando até o brasileiro Taynan arrematar uma cobrança de escanteio no cantinho do goleiro iraniano e virar o placar da partida.

O Cazaquistão vai enfrentar Portugal na semifinal. A partida está marcada para a próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 14h (Horário de Brasília).

Foto:Reprodução/Fifa TV

Fonte:x1 futsal / Luciano Andrade

Com derrota do Taubaté, Dracena assume a liderança e é o único invicto da Liga Paulista de Futsal

 O Dracena é o novo líder e o único convite da Liga Paulista de Futsal. Essas mudanças no certame ocorreram por conta da derrota em casa do Taubaté para o Pulo, de Campinas, por 2 a 0, na noite da última quinta-feira (23).

Donos de sete vitórias e um empate em oito jogos, os dracenenses flertavam com a liderança há algumas rodadas. O namoro está concretizado mesmo com uma partida a menos que os principais concorrentes, e o tempo tentará prolongar o relacionamento na próxima sexta-feira (1º), às 19h, quando recebe o São Paulo.

O representante da Cidade Milagre detém outros números bem expressivos atualmente. É dono disparado do melhor ataque, com média superior a cinco gols por duelo, e ostenta a maior séria invicta de sua história. São 12 partidas sem perder, juntando também a retomada da Copa LPF, disputada no primeiro semestre.

Fonte: João Paulo Tilio - Dracena, SP  / ge.globo.com

Espanha enfrenta Portugal na segunda-feira nas quartas de final da Copa do Mundo

 Depois de derrotar a República Tcheca por 5 a 2 nas oitavas de final, a Seleção Espanhola ficou entre os oito melhores do campeonato mundial. Do outro lado, Portugal conseguiu uma passagem para esta jornada com mais dificuldades, já que precisou de uma prorrogação para bater a Sérvia (4-3).

A Seleção Espanhola venceu todas as partidas disputadas até o momento nesta Copa do Mundo, após vencer Paraguai (4-0), Japão (4-2) e Angola (4-1) na fase de grupos, além da vitória por 5-2 sobre a República Tcheca. Portugal chega com saldo de três vitórias e um empate. Na primeira fase venceu a Tailândia (4-1), como as Ilhas Salomão (7-0) e empatou com o Marrocos (3-3) e nas oitavas de final venceu a Sérvia por 4-3.

A Espanha encara a partida querendo vingança. O último confronto oficial foi na final europeia de 2018, em que a equipe portuguesa venceu por 3-2 na prorrogação, graças aos gols de Bruno Coelho e a técnica de Ricardinho. Apesar dessa derrota, os precedentes históricos sorriem para a Espanha, já que das 29 vezes que se enfrentaram, 22 resultaram em vitória espanhola, 2 com portugueses e 5 com empate.

Além disso, nas duas únicas ocasiões em que jogaram no Mundial, a Espanha venceu por 3-1, primeiro em 2000 e depois em 2004, ambos os jogos incluídos na fase de grupos. E nos precedentes mais próximos, a La Roja também sai favorecida, já que venceu Portugal por 1-2 e 0-1 em dois amistosos disputados em setembro de 2019.

Foto:FiFA

Fonte:LNFS • Vilnius | Lituânia / LNF

É campeão! Ceará vence o Jaraguá na prorrogação e conquista título da Copa do Brasil de Futsal

 O Ceará Sporting Club  é o grandecampeão  daCopa do Brasil de Futsal 2021. Em duelo emocionante e decidido na prorrogação, o Alvinegro venceu nada menos que oJaraguá-SC, fora de casa, em plena Arena Jaraguá, e conquistou o título inédito e histórico na noite deste domingo (26).



A conquista foi dramática, com direito a muita emoção e decisão apenas na prorrogação, já que no duelo da ida, no Ginásio Vozão, as equipes recebidas  empatado em 2 a 2 . No tempo normal, uma partida terminou a empatada em 1 a 1.

O tempo da casa saiu na frente com Dil, na primeira etapa, e o Vozão arrancou o empate com Dedezinho, no 2º tempo.

Na prorrogação, o Alvinegro fez valer a melhor estratégia e contou com a estrela de João César, camisa 10 e capitão do time, que marcou dois gols.Gabriel também balançou como redes adversárias, sacramentando o título.

O título é ainda mais valorizado pelo vice-campeonato especificado na última temporada. Após bater na viagem no ano passado e ter perdido para Dois Vizinhos, o Vovô agora levanta o presente com merecimento.


CAMPANHA DO CEARÁ NA COPA DO BRASIL DE FUTSAL

  • Sampaio Corrêa-MA 2 x 5 Ceará (1ª fase)
  • Ceará 3 x 1 Sampaio Corrêa-MA (1ª fase)
  • Balsas Futsal-MA 2 x 3 Ceará (2ª fase)
  • Ceará 3 x 3 Balsas Futsal-MA (2ª fase)
  • Itaporanga-SE 5 x 3 Ceará (quartas de final)
  • Ceará 3 (1) x (0) 2 Itaporanga-SE (quartas de final)
  • Ceará 2 x 2 Corinthians (semifinal)
  • Corinthians 1 x 2 Ceará (semifinal)
  • Ceará 2 x 2 Jaraguá-SC (final)
  • Jaraguá-SC (0) 1 x 1 (3) Ceará (final)
  • Foto: Paulinho Sauer / Jaraguá Futsal
  • Fonte: redação diario do nordeste

Argentina bate Rússia nos pênaltis e faz a semifinal do Mundial de Futsal contra o Brasil

 A Argentina será a adversária do Brasil na semifinal da Copa do Mundo da Lituânia. Neste domingo, logo depois da vitória por 1 a 0 dos brasileiros sobre o Marrocos, os argentinos eliminaram a Rússia numa partida dramática. Cuzzolino abriu o placar para os hermanos no primeiro tempo. Antoshkin igualou no segundo, definindo o resultado do tempo normal em 1 a 1. Após um insistente 0 a 0 na prorrogação, a vaga foi decidida nos pênaltis. Aí quem riu por último foi a Argentina, que venceu por 5 a 4. O cearense Rômulo - um dos três brasileiros da seleção russa - foi quem desperdiçou a última cobrança. Os gols da Rússia 1 x 1 Argentina pelas quartas de final da Copa do Mundo de futsal.

Brasil e Argentina se enfrentam na quarta-feira às 14h na cidade de Kaunas, com transmissão da Globo, SporTV e tempo real no ge. Nesta segunda, as quartas de final prosseguem com Espanha x Portugal às 11h30 e Irã x Cazaquistão às 14h. Os dois jogos serão transmitidos pelo SporTV2.

Foto: Oliver-Hardt / FIFA

Fonte: Redação GE • Vilnius | Lituânia / LNF


Das dificuldades à emoção do grito de “gol” no ginásio

 O dia 21 de setembro de 2021 foi muito esperado pelo Joaçaba. A data marcou o retorno dos torcedores ao Centro de Eventos da Unoesc, após 19 meses de portões fechados devido à pandemia da Covid-19. Em clássico regional contra o Concórdia, válido pela Série Ouro do Campeonato Catarinense, as arquibancadas voltaram a ser ocupadas por aproximadamente 500 pessoas.

Foram 580 dias até o reencontro. Em 2020, a equipe teve apenas um amistoso em casa prestigiado pela torcida: no dia 18 de fevereiro, contra o Atlântico. Um mês depois, a pandemia da Covid-19 transformou a rotina. Do isolamento social ao adiamento de planos, os impactos também provocaram incertezas e reflexões sobre o futuro.

Diante de todas as dificuldades, o confronto desta terça-feira foi ainda mais especial para o presidente do Joaçaba Futsal. No seu mandato, foi o primeiro jogo oficial com público. “É o momento de agradecer a todos os que estiveram ao nosso lado nesses 19 meses, que contribuíram para hoje estarmos vivendo novamente a emoção do grito de ‘gol’ no ginásio”.

Gustavo Locatelli assumiu a presidência em janeiro de 2020, após aceitar o convite realizado pelo ex-presidente Maicon Bortoluz. O contador e empresário formou um grupo de 20 pessoas para a condução dos trabalhos e a nova diretoria foi apresentada aos patrocinadores, torcedores e comunidade em evento no dia 1º de outubro de 2019, no Hotel Jaraguá.

As expectativas eram muitas, principalmente porque o Joaçaba Futsal tinha recém conquistado o título da Divisão Especial do Campeonato Catarinense. “Todas as ações estavam mapeadas para que 2020 fosse um grande ano dentro e fora das quadras”, ressalta o presidente. E tudo caminhava bem para isso, tanto que no dia 8 de março a equipe foi campeã da Copa Chopinzinho, torneio de pré-temporada também disputado por Atlântico, Dois Vizinhos, Chopinzinho, Marreco e Pato.

Com as metas definidas e o planejamento financeiro desenhado, as atenções estavam voltadas à primeira competição oficial do ano: a Recopa Santa Catarina 2020, contra o São Francisco. “Estávamos organizando um grande evento, para contemplar o torcedor joaçabense com mais uma importante decisão a nível estadual. Camarote, banda de rock e outras novidades estavam na pauta”, lembra Locatelli.

Com o decreto de situação de emergência em Santa Catarina, no dia 17 de março a diretoria precisou tomar uma importante decisão: a paralisação das atividades.  “Reunimos os atletas e os profissionais da comissão técnica e orientamos que a preparação tivesse continuidade de forma remota. Voltaríamos em 15 dias, mas a partir daí foram várias prorrogações”.

E a cada decreto, novas dúvidas. “A maior preocupação era manter os salários em dia e, para isso, foi necessário rever o planejamento”, ressalta Locatelli, enaltecendo que o clube contava com a renda da bilheteria para custear as despesas. “Acionamos os patrocinadores, cortamos gastos e ajustamos valores para dar sequência ao projeto 2020. Foi um período muito difícil, mas conseguimos honrar os compromissos”.

O retorno das atividades presenciais só ocorreu no dia 15 de junho, três meses depois, seguindo as determinações do Governo do Estado e os protocolos de prevenção. “Até então, não tínhamos nenhum jogo marcado ou definições sobre como seriam as competições do ano: Recopa SC, Série Ouro do Campeonato Catarinense, Liga Nacional e Taça Brasil. Além disso, os atletas precisavam ser reabilitados”.

Sem muito tempo para se adaptar às novas regras, no dia 7 de julho, em São Francisco do Sul, o Joaçaba Futsal iniciou a disputa pelo título inédito da Recopa SC. Foi o primeiro confronto após o início da pandemia e o time foi superado pelos donos da casa. No jogo da volta, no dia 12 de julho, no Centro de Eventos da Unoesc, a equipe comandada pelo técnico Paulinho Sananduva venceu no tempo normal e na prorrogação e se sagrou campeã. “Não teve camarote, nem banda de rock, nem torcida. Erguemos a taça diante de uma arquibancada vazia e sob forte esquema de segurança sanitária”, recorda o presidente.

Outras duas importantes competições tiveram início na sequência, também com portões fechados: a Liga Nacional de Futsal (LNF), no dia 28 de agosto; e a Série Ouro do Catarinense, no dia 14 de outubro. Ambas tiveram alterações na forma de disputa. Já a Taça Brasil de Clubes foi adiada para 2021. “Apesar de todas as dificuldades que vivemos em 2020, é importante ressaltar a mobilização da diretoria, que não mediu esforços para a continuidade do projeto em 2021. Os patrocinadores e os mais de 200 Assinantes Joaçaba também foram protagonistas nesse período, nos incentivando e dando forças a cada decisão”.

Foto:Mayelle Hall 

Fonte:Mayelle Hall • Joaçaba | SC