Eka chega a 50 gols e vive temporada mais artilheira da carreira aos 43 anos

 Frieza e tranquilidade são qualidades primordiais para quem vive de gols. A experiência também pode ser um aliado fundamental para quem se aproxima do fim da carreira no esporte. E, se depender dos números, o pivô Eka, do Jaraguá , é a prova viva de essa teoria faz sentido.

Afinal, o jogador de 43 anos parece ter aprendido a enganar os efeitos do tempo e vive a fase mais goleadora em mais de duas décadas como atleta profissional. Como vinho, o veterano evolui seus números a cada temporada e chegou a incrível marca de 50 gols em 2025, somando todos os compromissos desde a pré-temporada.

O feito foi atingido no confronto contra o Concórdia na segunda-feira (25), quando abriu a goleada por 7 a 2, na Arena, pelo Campeonato Catarinense. Se levar em consideração apenas os jogos oficiais, a média é superior a um gol por partida, já que balançou as redes 31 vezes em 28 jogos.

Frieza e tranquilidade são qualidades primordiais para quem vive de gols. A experiência também pode ser um aliado fundamental para quem se aproxima do fim da carreira no esporte. E, se depender dos números, o pivô Eka, do Jaraguá Futsal, é a prova viva de essa teoria faz sentido.

Afinal, o jogador de 43 anos parece ter aprendido a enganar os efeitos do tempo e vive a fase mais goleadora em mais de duas décadas como atleta profissional. Como vinho, o veterano evolui seus números a cada temporada e chegou a incrível marca de 50 gols em 2025, somando todos os compromissos desde a pré-temporada.

O feito foi atingido no confronto contra o Concórdia na segunda-feira (25), quando abriu a goleada por 7 a 2, na Arena, pelo Campeonato Catarinense. Se levar em consideração apenas os jogos oficiais, a média é superior a um gol por partida, já que balançou as redes 31 vezes em 28 jogos.
“Trabalho muito e essa temporada está sendo especial, a melhor da minha carreira em números. É uma média impressionante e sei que vai ser muito difícil manter, porque agora entram os jogos decisivos e o nível sobe. Se conseguir manter vai ser muito bom, mas o que importa realmente são os títulos e as conquistas do clube. Espero estar somando e contribuindo com esse lado goleador para chegar aos títulos”, afirma.
E o grande momento se deve não apenas a qualidade de um artilheiro, mas também a forma física. Desde que retornou ao Aurinegro em 2021, Eka sofreu com duas lesões no menisco e um edema ósseo nas três primeiras temporadas, que o tiraram de combate por muitos jogos.

Porém, tudo mudou no ano passado. Os problemas praticamente se esgotaram e o pivô não teve nenhuma lesão séria desde então, conseguindo estar em quadra com maior regularidade.

“Manter o corpo fisicamente bem e competindo é o mais importante. Isso é fruto do trabalho de muita gente, do João (preparador físico), do Júnior (fisioterapeuta) e toda sua equipe, e do treinador (Xande) entender e extrair o melhor do atleta. Isso faz muita diferença e por isso me encontro nessa fase, tanto em números como pessoalmente”, destaca.

Enquanto muitos penduram o tênis, Eka desafia a lógica, escreve novos capítulos marcantes e prova que idade é só um número.

Foto:Paulo Sauer 

Fonte:Lucas Pavin | Avante Jaraguá do Sul | RS/LNF

Falcão, Manoel Tobias e outros craques organizam jogo beneficente para ajudar ex-jogador da seleção brasileira

 A cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, teve um jogo beneficente repleto de craques na ultima quinta-feira (28), às 19h30min. No Ginásio Max Rosenmann, lendas das quadras como Manoel Tobias, Falcão, Choco, assim como os ex-jogadores de futebol Ricardinho (ex-Corinthians), Tcheco e Perdigão, jogaram por uma causa nobre: ajudar um dos grandes nomes do futsal brasileiro.

O ex-jogador Indião, que fez história no país jogando como pivô, sofreu um AVC em abril deste ano e ainda está em processo de recuperação. Na época, ele foi internado em um hospital em Tramandaí.

Os ingressos foram adquiridos por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Todo o dinheiro arrecadado na partida será destinado ao tratamento e recuperação do ex-jogador. Neste momento, Indião encontra dificuldades para se movimentar e necessita de sessões de fisioterapia.

Enquanto atleta de futsal, ele foi um dos principais de sua posição no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Em 1998, foi campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF) pela Ulbra e artilheiro da competição com 25 gols marcados. Dois anos depois, venceu a competição pelo Vasco e também garantiu a artilharia. Dessa vez, com 32 gols, estando ao lado do companheiro de time, Manoel Tobias.

Natural de Fortaleza, o ex-atleta também defendeu a ACBF no Rio Grande do Sul. Pela seleção brasileira, foi três vezes campeão da Copa América e estava no elenco que ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 2004.

Foto:Reprodução

Fonte:Zero Hora• Porto Alegre | RS/CBFS

Tubarão e Campo Mourão ficam no empate pela LNF Cresol 2025

 O resultado mantém os paranaenses em 6º lugar, com 34 pontos. Já o time da casa segue na 19ª colocação, agora com 15 pontos.

TUB 4×4 MOURÃO 

Foto: Assessoria Tubarão

Fonte: Matheus Caporal Tubarão | SC/lnf

Jaraguá Futsal contrata ex-Seleção Brasileira

 O Jaraguá Futsal anunciou a chegada do ala Bruno Rafael, de 38 anos, que defendia o Sporting, em Portugal. O vínculo é válido até o fim da temporada de 2025.

Paranaense, Bruno acumula passagens por Corinthians, Carlos Barbosa, Magnus, Joinville, Ukhta (Rússia) e Al-Qadisiyah (Arábia Saudita). Pela Seleção Brasileira, conquistou dois Sul-Americanos, um Grand Prix e o bronze na Copa do Mundo de 2021.

Vou para um time grande, um dos maiores clubes do Brasil e do mundo, com uma estrutura gigante, muita tradição e uma cidade que respira futsal. A expectativa é muito grande, já atuei com muitos atletas do clube e que hoje fazem parte do staff. Estou muito feliz e motivado para o restante da temporada. Pretendo alcançar todos os títulos possíveis e fazer parte da história do Jaraguá — disse Bruno.

Foto:Divulgação
Fonte:Redação do ge - de Jaraguá do Sul (SC) • Jaraguá do Sul | SC/CBFS

Atlético Piauiense reage e garante empate diante do Fortaleza fora de casa

 O Atlético Piauiense ficou no 3 a 3 diante o Fortaleza, no ginásio CFO, em Fortaleza. O jogo foi válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro de futsal. O CAP saiu atrás no placar, mas conseguiu buscar o empate e termina a fase de grupos com 15 pontos somados.

Os gols da partida foram marcados por pelo; ala Douglas, ala Pereia e o fixo Luan Victor. O Atlético Piauiense conseguiu fazer um jogo reativo e mesmo atrás no placar desde o início do primeiro tempo conseguiu igualdade no marcador na reta final. 

Com o resultado, o CAP se mantém na terceira colocação dentro do grupo A, mas depende do resultado do jogo entre Yeesco x São João do Jaguaribe para saber se irá termina está fase em terceiro ou quarto lugar e por consequência conhecer seu rival na próxima fase. 

Essa foi a última partida da primeira fase da competição em que o Atlético fez nove jogos - quatro vitórias, duas derrotas e três empates. A partir de agora o Brasileiro de futsal entra na fase de mata mata dando início às oitavas de final. 

O Atlético Piauiense retornou a Teresina ainda na noite de hoje (28) e a reapresentação do elenco ainda será definida pela comissão técnica. 

Foto: Felipe Honorato
Fonte: Conecta Esportes • Fortaleza | CE:/cbfs.com.br

Futsal: Fora de casa, Ceará fecha a primeira fase do Campeonato Brasileiro com vitória de 3 x 2 diante do Concórdia/SC

 Fechando a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, o Ceará visitou o Concórdia/SC e, em um grande jogo, venceu os donos da casa por 3 x 2. Andrew e Douglas Pecém (2x) marcaram os gols alvinegros.

O primeiro gol da noite saiu em lance em que Wallysson recebeu na ponta e serviu Andrew para que o camisa 7 finalizasse com o gol aberto marcando 1 x 0 a favor do Mais Querido.

Empurrados pela torcida, os donos da casa viraram o placar no início do segundo tempo.

Na sequência, Douglas Pecém apareceu para decidir o confronto. Primeiro em lance em que tabelou com Rafinha e, logo depois, em jogada em que recebeu do próprio camisa 11, o pivô marcou os dois gols que definiram o placar em 3 x 2 a favor do Vozão.

Com o resultado, o Ceará fechou a primeira fase entre os quatro primeiros em seu grupo. O que lhe dá o direito de fazer o segundo jogo das oitavas em casa.

Foto:Roberto Andrade/ACF

Fonte:www.cearasc.com

Brasileiro de Futsal lança primeiro álbum de figurinhas da competição

 O Campeonato Brasileiro de Futsal acaba de lançar seu primeiro álbum de figurinhas. A novidade chega ao mercado com o padrão de qualidade Panini, responsável pelo projeto gráfico e produção, e já está disponível para torcedores e fãs da modalidade em pontos de venda selecionados e nos ginásios que sediam as partidas (confira a lista abaixo).


O álbum retrata a história da segunda edição do campeonato nacional de futsal, apresentando as 22 equipes participantes e reforçando campanhas sociais e educativas apoiadas pela organização, como a promoção da consciência ambiental e o combate ao racismo.

Entre as 390 figurinhas que compõem o livro ilustrado, estão os cromos dos mascotes do Brasileiro de Futsal: os Defensores da Bola Azul (Foto),  um time divertido formado por personagens inspirados em animais da fauna brasileira em situação de vulnerabilidade ou risco de extinção. Os nomes dos mascotes fazem referência a craques históricos da modalidade.


É mais uma novidade que trazemos para agregar valor e engajar o público fã de futsal e todos os torcedores diretamente envolvidos na competição. O álbum está lindo. Vai fortalecer a modalidade e aproximar o público dos jogadores e de clubes de futsal do nosso país. Um álbum de figurinhas é sempre um registro histórico único. Desejamos que os clubes se sintam parte desse momento tão especial”, afirma Sérgio Gomes, CEO da Sportshub, organizadora da competição ao lado da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).

Cada um dos 22 clubes participantes está representado por meio de 15 figurinhas de atletas, além do escudo e da camisa oficial. A última página é dedicada à campanha “Aqui tem coração, racismo não!” e aos troféus “Mandou Bem Caixa”, que premia o craque de cada partida, e “Cartão Verde”, concedido ao time mais disciplinado da competição.

Na abertura do álbum, os colecionadores também encontram a cobiçada figurinha zero, que estampa o novo troféu do Campeonato Brasileiro de Futsal.


O álbum de figurinhas do Brasileiro de Futsal é mais um passo para valorizar atletas, clubes e a própria competição, aproximando ainda mais o futsal de seus torcedores. Ele representa a união entre democratização e inovação, tornando o futsal mais acessível, apaixonante e presente em todas as regiões do Brasil”, destaca Marcos Madeira, presidente da CBFS.

O álbum do Brasileiro de Futsal tem o preço de R$19,90 (Dezenove reais e noventa centavos) e os pacotinhos com cinco figurinhas custam R$5 (cinco reais). Também é possível adquirir o álbum no site oficial da Panini, na página exclusiva do campeonato. 

Pertencimento, amizade e Aqui tem coração! Eu faço parte do primeiro álbum do futsal brasileiro. E você? #Eufaçoparte

Foto:Divulgação
Fonte:Assessoria BrasileiroFS Rio de Janeiro/CBFS

Pato completa 15 anos de história

 O Pato Futsal completa 15 anos de história nesta segunda-feira, 25 de agosto. Um projeto que se tornou realidade e referência aos adeptos do futsal. O Pato Futsal é tradição, não é moda. É uma só paixão para milhares de torcedores. Nem mesmo um segundo se perde na memória, que apresenta desenvolvimento e glórias recentes.


Na história recente, o Pato se tornou o único clube paranaense bicampeão da Liga Nacional (2018 e 2019). A ascensão também veio com título da Série Prata do Campeonato Paranaense 2016, o tricampeonato da Série Ouro do Paranaense (2017, 2023 e 2024), além das conquistas da Taça Brasil de Clubes (2018), da Copa do Brasil de Futsal (2022), da Copa Paraná de Futsal (2022), da Liga Sul de Futsal (2018) e dos Jogos Abertos do Paraná (2023).

O Pato Futsal também evidencia o projeto fortalecendo as categorias de base e os polos sociais. A equipe é referência na formação de jovens talentos, inclusive, contando no elenco com o melhor atleta jovem do mundo, o craque Duduzinho. Nos polos sociais, na cidade de Pato Branco, são atendidas mais de 300 crianças com a filosofia e metodologia do Pato Futsal.

Segundo o Diretor Executivo do Pato , Daniel Nekel, comentou que o clube é uma vitória da cidade de Pato Branco. “Um grande orgulho fazer parte dessa história tão vitoriosa. Uma história que só foi possível por causa de pessoas obstinadas e apaixonadas pelo nosso futsal e por nossa cidade, foram conselheiros, presidentes, diretores, patrocinadores e torcedores que acreditaram e sonharam que um dia o Pato chegaria onde chegou. É uma vitória de toda uma cidade. Parabéns ao maior do Paraná”,comentou.

O Presidente do Pato , Ricardo Carnieletto, enalteceu a trajetória do clube e comentou sobre o próximo ciclo. “Celebramos os 15 anos de história e conquistas do Pato Futsal, um orgulho para Pato Branco. Agradecemos a todos,diretores, patrocinadores, imprensa, apoiadores e, especialmente, à nossa apaixonada torcida. Esta jornada vitoriosa entra em uma nova fase com a inauguração da nossa nova casa, a Arena Cláudio Petrycoski, símbolo de um futuro ainda mais promissor onde novas glórias serão forjadas com o apoio de todos que amam e vivem intensamente o Pato Futsal”, afirmou o presidente.

Na atual temporada, o Pato disputa a Série Ouro do Campeonato Paranaense e a Liga Nacional de Futsal. A equipe também aparece em destaque no Campeonato Paranaense Sub-17 e Sub-20 de Futsal, além de estar na fase final dos Jogos Escolares com o sub-17.

Foto:Mauricio Moreira
Fonte:Renan Pereira | Pato• Pato Branco | PR/CBFS

Manoel Tobias analisa o cenário do futsal brasileiro e comenta sobre quem foi o maior do esporte: “Você sabe a minha resposta”

 Com seis títulos mundiais, o Brasil é com folga o país que mais venceu a principal competição do futsal. Em 2024, a seleção superou a Argentina na final e ficou com a taça do torneio, que foi disputado no Uzbequistão. Após 12 anos, a equipe voltou a subir ao topo do pódio em mundiais.

Apesar da conquista, algumas pessoas reconhecem que o futsal poderia atingir mais pessoas no Brasil. O técnico da seleção Marquinhos Xavier, por exemplo, chegou a pontuar recentemente que a modalidade perde muitas oportunidades de crescer no país. O pensamento é compartilhado por outras personalidades do esporte.

Dentre elas, Manoel Tobias, um dos maiores jogadores da história do futsal, reconhece que a ida precoce de talentos brasileiros ao continente europeu distancia tais atletas do público. O processo acaba por impedir o surgimento de ídolos como ele e Falcão.

Em entrevista exclusiva a Zero Hora, o ex-jogador, que teve passagem vitoriosa pelo Inter e defendeu o Grêmio nos gramados, revelou que não consegue acompanhar as partidas de futsal com regularidade, mas não deixa passar um jogo da seleção brasileira.

Ele ainda pontuou os atletas que mais lhe agradam na modalidade e deu pistas sobre uma das perguntas que mais ouviu na carreira: quem é o maior jogador da história do futsal?

Confira a entrevista

Mesmo aposentado, você segue acompanhando o futsal? Assiste jogos da Liga Nacional? Acompanha algum time específico ou algum atleta?

Infelizmente, eu assisto pouco por causa da demanda. Mas quando tem jogos da seleção brasileira, obviamente, eu paro para assistir. Arrumo um jeito. De vez em quando eu também assisto o futsal espanhol.

Eu acompanho muito o Pito. Gosto muito do Pito. O Dieguinho, que para mim, sem dúvidas, foi o atleta diferenciado desta seleção brasileira, no último torneio, quando o Brasil resgatou a hegemonia depois de 12 anos que a seleção ficou sem ganhar o Mundial. É um grande trabalho que o Marquinhos Xavier tem feito à frente da seleção brasileira.

Na sua concepção, o Brasil segue sendo a referência do futsal mundial? Que outros países você coloca como grandes expoentes também?

 Eu sei que a responsabilidade não é fácil, eu já vivi isso. Sei que a responsabilidade é grande. Não é difícil você chegar em uma seleção brasileira, o difícil é se manter. Eu fico muito feliz que o futsal continua dando alegrias ao nosso país e aos amantes do esporte. Fora do Brasil, a gente vê o futsal espanhol se mantendo no topo, mas principalmente o futsal argentino que teve uma reviravolta muito grande. A Argentina, nos três últimos mundiais, nesses três últimos ciclos, foi campeão em um e vice em dois. Isso dá muito “know-how” do trabalho maravilhoso que eles estão fazendo. Eles têm uma liga forte, competitiva, e a gente vê com bons olhos. Isso é bom para o esporte.

Apesar do título mundial, o futsal não é mais tão promovido como já foi em outros períodos, principalmente quando a seleção contava com você e depois com o Falcão como referências. Da mesma forma, temos cada vez mais casos de crianças que não começam nas quadras e já pulam para o futebol de campo ou até para o futebol 7. Você também acredita que o futsal perdeu esse prestígio que já teve no Brasil?

Vamos analisar os dois personagens, que são importantes para o futsal do Brasil e do mundo. O Manoel Tobias teve a carreira onde? Eu joguei 13 anos seguidos aqui no futsal brasileiro. Fui jogar na Espanha quando eu já tinha 33 anos. Quer dizer, a minha carreira foi toda aqui. Foi forjado um ídolo e o ídolo ficou muito tempo. O Falcão é a mesma coisa, ele nunca jogou fora do país. Só jogou aqui. E isso ajudou. O que eu quero dizer com isso? Infelizmente, o Pito, que foi o melhor do mundo em 2024, ele jogou poucas temporadas aqui, passou pela ACBF e já foi para a Espanha. Não teve o tempo de se apresentar, assim como o Ferrão, assim como o Dyego, assim como o Bateria, assim como o Marcênio, que jogou quase 10 anos fora e voltou recentemente. Não se criou um vínculo.

E por qual motivo esses jogadores saem tão cedo para o futsal europeu?

Infelizmente, o futsal não chegou em um patamar global. Veja bem, hoje o mundo é globalizado, mas o futsal não tem a mesma pegada que o futebol de campo. Muitos atletas da Seleção Brasileira, o próprio Vinícius Jr., jogam há bastante tempo na Espanha. Mas o futebol tem essa pegada global, todo mundo conhece. É mais visto. Infelizmente, o futsal ainda não chegou nesse patamar. Eu vejo que, para se formar ídolos, não só o Manoel Tobias e o Falcão, mas Jackson, Douglas, Ortiz, Serginho, essa galera toda que vieram antes da gente, eles tiveram o mesmo perfil, a mesma oportunidade, ficaram muito tempo jogando aqui. E claro, jogando aqui, em casa, todo mundo vendo os ídolos, claro que vai ficar conhecido e reconhecido.

A gente torce para o futsal chegar nesse patamar, não igual ao futebol, que é diferente em valores, mídia, enfim. O entorno do futsal é maior que o do futsal. Mas que a gente possa ter a oportunidade, a consciência, de trazer de volta, que é importante manter atletas para que eles possam fazer suas carreiras aqui no Brasil. Só tem um probleminha, o Euro. É muito maior que a nossa moeda, e é por isso que esses jogadores saem prematuramente.

Agora uma pergunta pessoal. Quem é o maior da história do futsal?

 Meu Deus do céu (risos). Essa pergunta eu vou pular. Você sabe a minha resposta, mas para não gerar polêmica eu vou pular essa pergunta. Muitos dizem que sou eu, outros dizem que é o Falcão, outros falam do Ricardinho, mas o importante é que todos nós fizemos a nossa história.

Foto:Fernando Morales
Fonte:Antonio Oliveira | GZH• Porto Alegre | RSCBFS

Atlântico vence o São João do Jaguaribe, avança à final da Copa do Brasil e garante vaga na Supercopa 2026

 O Atlântico é o segundo finalista da Copa do Brasil de futsal. A equipe gaúcha goleou o São João do Jaguaribe (CE) por 3 a 0 e garantiu a vaga, nesta segunda-feira (25 de agosto), em Erechim (RS). Além da classificação para a grande decisão, o Galo volta a disputar a Supercopa em 2026, com a chance de representar o Brasil na Libertadores. 

Com a classificação, o time gaúcho e atual campeão da competição vai enfrentar o Magnus (SP) na final. O Cachorrão eliminou o Bregafó (PA) na semi e voltou à final da Copa do Brasil, após o título em 2023. 

Foto: Edson Castro

Fonte: Lucia Chaves-Imprensa CBFS - Barueri/SP

Copa Mundo de Futsal Feminino 2025 começa em Cascavel; veja os times e a tabela

 A Copa Mundo de Futsal Feminino começa nesta terça-feira, em Cascavel, reunindo oito times de cinco países: Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Rússia. A competição vai até sábado, com jogos no Ginásio da Neva, com entrada franca. Donos da casa, o Stein Cascavel é o atual tricampeão da competição.


Veja os grupos e os times:

Grupo A: Stein Cascavel (Brasil), Juventas (Colômbia), Pinocho (Argentina) e Sogipa (Brasil)
Grupo B: Normanochka (Rússia), NY Ecuador (EUA), La Perla (Colômbia) e Padre Mugica (Argentina)
A Copa Mundo de Futsal Feminino é disputada desde 2022. O Stein Cascavel ganhou as três edições até o momento, batendo o Female nos dois primeiros anos e o Taboão Magnus, em 2024.

Entre os outros países, o Normanochka, da Rússia, aparece como um dos destaques da competição. É a terceira vez que o clube russo disputa a Copa Mundo de Futsal Feminino. Pinocho e La Perla foram campeãs das seletivas na Argentina e na Colômbia, respectivamente.

Regulamento: os times se enfrentam dentro do grupo na primeira fase, e os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais. A final será disputada no sábado.

Veja a tabela da primeira fase:
1ª rodada - terça-feira, 26 de agosto
14h Juventas x Pinocho (grupo A)
16h La Perla x NY Ecuador (grupo B)
18h Normanochka x Padre Mugica (grupo B)
20h Stein Cascavel x Sogipa (grupo A)

2ª rodada - quarta-feira, 27 de agosto

14h Juventas x Sogipa (grupo A)
16h La Perla x Normanochka (grupo B)
18h NY Ecuador x Padre Mugica (grupo B)
20h Stein Cascavel x Pinocho (grupo A)
3ª rodada – quinta-feira, 28 de agosto
14h Padre Mugica x La Perla (grupo B)
16h Pinocho x Sogipa (grupo A)
18h Normanochka x NY Ecuador (grupo B)
20h Stein Cascavel x Juventas (grupo A)

Semifinais: sexta-feira, 29 de agosto, às 18h e às 20h

Decisão do terceiro lugar: sábado, 30 de agosto, horário a definir.

Final: sábado, 30 de agosto, horário a definir.

Foto:Maurico Mopreira/Mundo do futsal
Fonte:Redação do ge - Cascavel • Cascavel | PR/CBFS

Falcão é confirmado como grande atração de jogo festivo em Corupá

 Maior jogador de futsal de todos os tempos e ídolo do Jaraguá, Falcão foi confirmado como a grande atração do “Na Quadra com o Craque”, um evento organizado pela Prefeitura Municipal de Corupá, através da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer.

O jogo festivo será realizado no dia 4 de setembro, a partir das 18h30, no ginásio Willy Germano Gessner, e contará com ex-atletas como Chico e Xoxo, jogadores em atividade, influenciadores e destaques do município.

Falcão atuará um tempo em cada equipe e o público terá a oportunidade de assistir de perto as jogadas e dribles mágicos que marcaram a carreira do eterno camisa 12 e encantaram o mundo. Os ingressos já estão à venda no site Ticket Center (clique aqui), no valor de R$ 45 (inteira) ou R$ 22,50 (ingresso solidário – com doação de 1kg de alimento ou produto de limpeza).

Durante a tarde, Falcão ainda terá um momento exclusivo com as crianças atendidas pelo projeto Programa Abraçando o Esporte e Cultura (PAEC), que visa promover a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de atividades esportivas e culturais gratuitas, como futsal e outras modalidades, oferecidas nas escolas municipais e em outros espaços da cidade.

Além de Corupá, o craque também passará pelas cidades de Canoinhas e Pomerode, nos dias 3 e 5 de setembro, respectivamente.

Foto:Jaraguá
Fonte:Avante Esportes• Jaraguá do Sul | SC/CBFS

Em busca de mais um título nacional, Atlântico decide vaga para a final da Copa do Brasil nesta segunda-feira

 O Atlântico decide nesta segunda-feira (25) a vaga para a final da Copa do Brasil de Futsal. O confronto de volta das semifinais contra o São João do Jaguaribe acontece às 20h, no Caldeirão do Galo, em Erechim.

Atual campeão da competição mais democrática do país, o time gaúcho joga por um empate para encaminhar a classificação à final, visto que venceu a partida de ida por 2 a 1, no Ceará. Em caso de vitória do São João do Jaguaribe, o jogo irá para a prorrogação. Se persistir a igualdade no tempo extra, terá cobranças de pênaltis para definir o finalista.

O clube que avançar à final enfrentará o Magnus, que eliminou o Bregafó na outra semifinal. O campeão desta edição disputará a Supercopa, que dá vaga para a Libertadores de Futsal.

Onde assistir?

A partida terá transmissão do canal da Confederação Brasil de Futebol de Salão (CBFS) no Youtube.

Foto: Cecilia Prutchansky

Fonte: GZH-Erechim | RS/LNF

É campeão! Brasil vence Colômbia e conquista tricampeonato do Torneio Internacional

Desde o apito inicial, o Brasil pressionou com intensidade, criou boas oportunidades, dominou a posse de bola mas pecou nas finalizações. A Colômbia, bem postada defensivamente, apostava nos desarmes e na velocidade, mas não conseguia encaixar contra-ataques efetivos. Outro desafio foi vencer a goleira Paula Valência, que fez grandes defesas e segurou o 0 a 0 até metade do primeiro tempo.

O gol do Brasil veio dos pés de Simone, que apareceu livre na entrada da área e soltou a canhota no ângulo esquerdo, sem chances para a goleira colombiana. Um golaço que abriu o placar e fez a alegria da torcida em Xanxerê.

A Colômbia até tentou reagir nos minutos finais da primeira etapa, mas não conseguiu criar chances claras.

No segundo período, o jogo ficou mais equilibrado, com a Colômbia tentando sair mais para o jogo. Ainda assim, o Brasil seguiu superior, pressionando e empurrando as adversárias para a quadra defensiva. A Seleção confirmou a vitória com uma jogada entre craques. As melhores do mundo mostraram a força ofensiva do Brasil. Passe de Amandinha para Emily que completou para o fundo das redes e fechou o placar em 2 a 0.

Com o resultado, a Seleção Brasileira encerra mais uma edição do torneio com 100% de aproveitamento e hegemonia na competição. O Brasil venceu todas as edições do torneio de forma invicta. Foi o último compromisso oficial da Seleção antes da Copa do Mundo, que será disputada nas Filipinas entre 21 de novembro e 7 de dezembro.

Foto:Cris Huff

Fonte:Assessoria CBF Xanxerê | SC/lnfoficial.com.br

RedeTV! transmite final do Torneio Internacional de Futsal Feminino neste domingo (24)

 Neste domingo (24), às 15h, a RedeTV! transmitirá ao vivo a grande final do Torneio Internacional de Futsal Feminino, disputado em Xanxerê (SC). A partida terá narração de Fernando Fontana, reportagem de Júlia Ballarini e comentários de Cris Souza, técnica do E.C. Taboão, eleita a melhor treinadora de futsal do mundo em 2020 e 2024.

Partida terá comentários de Cris Souza, eleita a melhor treinadora de futsal do mundo.

Além do Brasil, as seleções da Colômbia, Marrocos e Guatemala disputam a competição, que é um aquecimento para a primeira Copa do Mundo FIFA de Futsal Feminino. Apontado como favorito para a decisão, o Brasil entra em campo com a craque Amandinha, considerada oito vezes a melhor a jogadora do futsal mundial.

A partir de agora, os fãs do futsal terão a chance de acompanhar essa paixão nacional na tela da RedeTV!. Ainda este ano, a emissora exibirá a decisão da Copa das Nações de Futsal e dois amistosos internacionais da Seleção Brasileira contra a Holanda.

Foto:Cris Huff/ @fotografacrishuff

Fonte:Assessoria/ Redação Rede TV!//www.redetv.uol.com.br

Magnus vence São José fora de casa e reassume a liderança da LNF Cresol 2025

 O Magnus venceu por 6 a 3 o São José na noite desta sexta-feira (22), no ginásio do Teatrão, em São José dos Campos, em jogo que valeu pela 18ª rodada da primeira fase da edição 2025 da LNF.

Foto:

Fonte:Marcos Carvalho • São José dos Campos | SP/LNF

Futsal: Vasco empata com o São João do Jaguaribe por 1 a 1 pelo Brasileiro

 Vasco e São João do Jaguaribe empatam por 1x1, pela penúltima rodada da fase de grupos do Brasileiro de futsal.

Gabriel Delduque foi eleito o melhor jogador da partida contra o São João do Jaguaribe, pelo Brasileiro de futsal.

Foto:Divulgação
Fonte: Instagram Vasco Futsal

Brasil vence a Colômbia no Torneio Internacional de Futsal Feminino em Xanxerê

 O Brasil voltou a vencer, na noite desta sexta-feira (22), no Torneio Internacional de Futsal Feminino em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Dessa vez, a Colômbia foi derrotada por 5 a 2.

Dessa vez, Merlin abriu o placar para as colombianas, mas o Brasil atropelou com dois gols de Emily, Ana Luiza, Simone e Tampa. Emily ainda fez contra e diminuiu o marcador para as adversárias.

Agora, Brasil e Colômbia voltarão a se encontrar na final da competição na tarde deste domingo (24), às 15h, na Arena Ivo Sguissardi, em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina.

Foto:Reprodução sportv

Fonte:Marcos Jordão/marcosjodao@nsc.com.br

Atlântico Erechim recebe o São João do Jaguaribe para o jogo de volta pela a Copa de Futsal

O jogo de volta entre os gaúchos e cearenses está marcado para o dia 25 de agosto, às 20h, no Caldeirão do Galo, em Erechim (RS).Para avançar, é preciso ter o melhor desempenho nos dois confrontos.

O Atlântico Erechim (RS) recebe O São João do Jaguaribe (CE) ,pela as semifinais da Copa do Brasil de Futsal.

Em caso de resultados iguais, a decisão vai para a prorrogação, e persistindo a igualdade, para os pênaltis. 

Considerada a competição mais democrática do futsal nacional, o torneio abre espaço para clubes de todas as regiões do país e garante aos dois finalistas vagas na Supercopa de 2026, porta de entrada para a Libertadores.

Foto:Divulgação

Fonte:Lucia Chaves - Imprensa CBFS• Barueri | SP/CBFS

Última rodada da primeira fase da Série Ouro de futsal acontece neste sábado (23)

 Neste sábado, 23 de agosto, acontece a última rodada da primeira fase da Série Ouro de futsal. A competição definirá os classificados para a próxima fase e também os times que disputarão o triangular do rebaixamento para a Série Prata 2026.

Para a próxima fase, os cinco primeiros colocados de cada grupo estão garantidos. Já os dois melhores 6º colocados dos Grupos A e B disputarão uma repescagem em mata-mata (dois jogos, com o segundo na casa da equipe melhor colocada) para definir a 16ª equipe classificada.

Os três últimos colocados de cada grupo disputarão um triangular para definir quem será rebaixado.

Hoje, já estão garantidos nas oitavas: ACBF (Carlos Barbosa), Sercesa (Carazinho), Russo Preto (Não-Me-Toque), UFSM (Santa Maria), Figueira (Tupanciretã), Atlântico (Erechim), ANPF (Nova Petrópolis), Rio-Grandense (Rio Grande), AFA (São Francisco de Assis), SER Santiago, ABF (São Lourenço do Sul), ATF (Pelotas), São José (Cachoeira do Sul) e AVF (Manoel Viana).

As duas vagas que restam são: uma no Grupo B, entre Jaguarão e Independente (Lavras do Sul); e uma na repescagem, entre o que não se classificar dos dois times anteriores, e o sexto do Grupo A, que tem disputa entre SER Triunfo (Triunfo) e SER Alvorada (Alvorada). 

Já estão no torneio contra o rebaixamento o Barcelona (Júlio de Castilhos) e o Caxias Futsal (Caxias do Sul). Resta uma vaga entre SER Triunfo e SER Alvorada.

Barcelona Futsal Júlio de Castilhos, rodada, já o Figueira encerra a primeira fase da Série Ouro de futsal, jogando em casa contra SER Alvorada.

Jogos da 9ª rodada (atrasado):

20h: AVGF Caxias do Sul Futsal x AVF – Caxias do Sul, Ginásio Enxutão

Jogos da 14ª rodada – 23/08/2025:

19h00: ACBF x UFSM/Grupo Felice – Carlos Barbosa, Ginásio da ACBF

19h45: Atlântico Erechim x ANPF/Lyon – Barra do Rio Azul Ginásio Municipal

20h00: Figueira x SER Alvorada – Bonumazão Tupanciretã

20h00: Sercesa x Russo Preto –  Carazinho Centro Esportivo São Francisco de Assis

20h00: Riograndense x AFA – Rio Grande Arena Farydo Salomão

20h00: Independente x Jaguarão Futsal – Lavras dos Sul Ginásio DR. Claudio Bulcão

Classificação da 1ª fase

Grupo A:

1º ACBF – 28 pontos

2º SERCESA – 23 pontos

3º RUSSO PRETO – 20 pontos

4º UFSM/Grupo Felice – 20 pontos

5º FIGUEIRA – 10 pontos

6º SER ALVORADA – 6 pontos

7º SER TRIUNFO – 6 pontos

Grupo B:

1º ATLÂNTICO ERECHIM – 24 pontos

2º ANPF/LYON – 23 pontos

3º AFA – 20 pontos

4º RIOGRANDENSE – 19 pontos

5º INDEPENDENTE – 12 pontos

6º JAGUARÃO FUTSAL – 10 pontos

7º BARCELONA JÚLIO DE CASTILHOS – 4 pontos

Grupo C:

1º SER SANTIAGO – 24 pontos

2º ABF – 18 pontos

3º ATF/OTIMIZA – 15 pontos

4º SÃO JOSÉ – 14 pontos

5º AVF – 12 pontos

6º AVGF CAXIAS DO SUL FUTSAL – 2 pontos

A rodada promete muitas emoções e será decisiva para o fechamento da primeira fase da Série Ouro.

Foto: Ceber Mascope /MasperTV

Fonte:Ceber Mascope /MasperTV/Edição Alcir61

Marreco Futsal cria setor de inovações tecnológicas em parceria com a Bento Assessoria

O Marreco Futsal deu um passo estratégico para o futuro e anunciou a criação de um setor de inovações tecnológicas no esporte, em parceria com a Bento Assessoria. A iniciativa busca otimizar a gestão, o controle e o banco de dados do clube, trazendo mais precisão nas decisões, transparência nos processos e profissionalismo na condução do dia a dia.

O presidente do clube, Luiz Sérgio Lavarda, destacou o impacto da novidade:

“Estamos muito felizes com esta nova parceria. A plataforma, que está em fase final de ajustes, trará um ganho estratégico para a nossa gestão. A proposta é que este setor seja auto-sustentável. É o Marreco inovando e se preparando para o futuro”, afirmou.

A Bento Assessoria, nascida no Sudoeste do Paraná e hoje parceira de empresas de tecnologia com presença global, oferece soluções que vão desde banco de dados, controle de treinos e monitoramento em tempo real, até ferramentas voltadas ao desempenho esportivo e saúde.

Entre os destaques estão:

Método Salus, tecnologia brasileira que utiliza impressões digitais para identificar potencialidades neuromotoras e orientar a prática esportiva;

Sistema finlandês Firstbeat, que fornece dados em tempo real baseados na variabilidade da frequência cardíaca, auxiliando no preparo físico e prevenção de lesões;

Plataforma Way-v, para gestão completa da rotina de clubes e escolas.

Essas soluções já são utilizadas em clubes como Flamengo e Palmeiras, além de terem sido reconhecidas por entidades como FIFA e CBF.

Para o empresário Gerson Bento, responsável pela parceria, a chegada dessa tecnologia ao futsal de Francisco Beltrão tem um simbolismo especial:

“Mais do que uma parceria, trata-se de uma iniciativa estratégica para elevar o Marreco a um novo patamar de profissionalismo e desempenho. Essa união representa a força das raízes locais com o que há de mais avançado no cenário esportivo mundial”, destacou.

Com o novo setor, o Marreco aposta em inovação como diferencial para fortalecer o projeto dentro e fora das quadras.

Foto: Luciano Andrade/x1futsal.com.br

Fonte: Luciano Andrade/x1futsal.com.br

Brasil estreia com goleada sobre a Guatemala no Torneio Internacional de Xanxerê

 A Seleção Brasileira Feminina de Futsal começou com tudo sua trajetória rumo ao tricampeonato do Torneio Internacional de Xanxerê. Na estreia, a equipe comandada por Wilson Saboia aplicou 11 a 0 sobre a Guatemala, nesta quarta-feira, na arena Ivo Sguissardi.

O domínio brasileiro foi absoluto desde os primeiros minutos. Amandinha abriu o placar logo aos 1min30, e Ana Luiza, Simone e Jessika ampliaram ainda no primeiro tempo, garantindo uma vantagem confortável antes do intervalo.

Na etapa final, o ritmo não caiu. Tampa, Jessika, Ana Luiza, Natalinha, Luana e Emilly marcaram gols para fechar a goleada histórica. O placar refletiu o abismo técnico entre a experiente Seleção Brasileira e a estreante Guatemala.

Foto: Divulgação

Fonte: Luciano Amdrade/x1futsal.com.br