Ídolo do Joinville, Willian deixará o clube após 10 anos: “Vai ficar na memória”

 A vitória contra o Magnus na última sexta-feira foi a última partida do goleiro Willian na Liga Nacional de Futsal (LNF) pelo Joinville no Centreventos Cau Hansen. Após o grande triunfo pelo primeiro jogo da semifinal, o ídolo tricolor confirmou a saída do clube ao repórter Beto Lima, da rádio CBN Joinville.

 

Me preparei para um grande jogo, meu último jogo de Liga Nacional pelo Joinville aqui no Centreventos Cau Hansen. Vai ficar na memória. Só agradecer a torcida e a cidade de Joinville, tudo que eu sou hoje, o que eu tenho, eu devo ao Joinville — revelou Willian.

Na partida, Willian marcou o segundo gol do time (o primeiro dele nesta edição da LNF), fechou o gol na reta final durante blitz do Sorocaba com goleiro-linha, e quase marcou mais um nos últimos segundos com o gol adversário aberto, mas a bola bateu na trave.

O destino de Willian deve ser o futsal russo – o clube em questão não foi informado.

Natural de Jaraguá do Sul, Willian começou a carreira no Jaraguá, mas aos 18 anos, em 2013, mudou para o rival Joinville, para começar uma linda história com o JEC.

Totalmente especial as coisas que acontecem aqui. O barulho que a torcida faz quando o locutor chama meu nome, é muito especial. A gente abre mão de muita coisa, não é fácil, principalmente a parte mental. O que a gente viveu aqui não é para qualquer pessoa, é um grupo seleto e fico muito feliz por ter chegado nesse nível profissionalmente.

Eu devo muito a uma pessoa que é capitão do nosso rival, o Leco, meu compadre, ele me ajudou muito nesse processo principalmente quando eu comecei, que tinha 23 anos tomando conta de uma grande equipe, e tenho muito a agradecer a ele — acrescenta.

O Joinville ainda joga o Campeonato Catarinense Série Ouro. Nesta segunda-feira, no Centreventos Cau Hansen, a equipe conquistou a vaga na final do estadual. Willian terá mais uma partida na casa do JEC.

Tem o Catarinense, terei a oportunidade de fazer mais um jogo aqui dentro — completa o goleiro.

Pela LNF, o Joinville visita o Magnus na próxima sexta-feira com a vantagem do empate. A decisão pela semifinal será às 20h30 (de Brasília), na Arena Sorocaba, com transmissão do sportv.

A final da LNF mrJack.bet 2023 será em jogo único no dia 17 de dezembro, às 10h, em Toledo (PR)

Foto:Juliano Schmidt

Fonte:GE• Joinville | SC/lnfoficial.com.br

Definidas as datas da final do paranaense entre Pato e Chopinzinho

 Com derrota por 3 a 1 para o Chopinzinho em jogo de muita entrega na noite desta quinta-feira (323), o Campo Mourão se despediu do Paranaense Série Ouro e a final da competição será entre duas equipes da região sudoeste. Na última terça-feira (22) o Pato havia eliminado o Cascavel ao vencer por 2 a 1 no tempo normal e repetir o placar na prorrogação. Precisando vencer, o Carneirão saiu atrás no primeiro tempo, chegou a empatar na segunda etapa, mas como tinha obrigação de um resultado positivo para levar o jogo para prorrogação, lançou o goleiro linha e acabou levando dois gols no final da partida.

 

Com a definição dos finalistas de 2023, a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) confirmou as datas dos dois jogos que vão definir o campeão Estadual da atual temporada. A primeira partida será no dia 3 de dezembro (domingo) às 11h no Ginásio Deonisto Debona e o duelo da volta no dia 10 de dezembro (domingo) às 16h no Ginásio Dolivar Lavarda. Chopinzinho e Pato Futsal terminaram a 1ª fase como líderes de seus respectivos grupos. O Chopinzinho fez 32 pontos no Grupo A e o Pato Futsal 36 no Grupo B. Sendo assim o time de Pato Branco, no geral, teve a melhor campanha e por isso vai ter o direito de decidir em casa o jogo do título. Dessa forma o Pato tem a vantagem de jogar pelo empate em uma hipótese de prorrogação na final.

Mesmo sendo primeiro colocado em sua respectiva chave, o Chopinzinho ficou na quarta colocação geral, atrás ainda de Esporte Futuro/Toledo e Cascavel Futsal, que também estavam no grupo B. No entanto a FPFS só utilizou a classificação geral em casos de confrontos onde duas equipes ficaram com a mesma posição na 1ª fase. Exemplo, o Cascavel Futsal fez mais pontos que o Foz Cataratas na fase de grupos, 35 para a Serpente e 30 para o Azulão, mas quando se enfrentaram nas quartas de final o Foz jogou a segunda partida em casa porque foi segundo colocada no grupo A e o Tricolor terceiro no grupo B.

Pato Futsal e Chopinzinho se enfrentaram pela última vez no dia 21 de junho, em Chopinzinho, e o time da casa venceu o confronto por 5 a 3. Atual campeão, a ACEL busca o segundo título da sua história contra um adversário que já conquistou duas vezes a Liga Nacional de Futsal (2018 e 2019). No entanto, do ponto de vista dos mais conservadores, o Pato Futsal também só tem um título da Série Ouro, quando foi campeão em 2017. A taça foi conquistada já com o novo projeto do futsal patobranquense à partir de 2010. Mas, vale lembrar que a cidade de Pato Branco já conquistou outros dois títulos estaduais, em 1990 e 2006.

Foto:Mauricio Moreira

Fonte:Redação Catve • Pato Branco | PR/LNF

Seleção Brasileira de Nanismo encerra sua participação na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira de Futsal de Nanismo concluiu sua participação na primeira Copa do Mundo da modalidade com muita garra e dedicação. Disputado na Argentina entre os dias 6 e 12 de novembro, o Mundial foi um marco de inclusão no esporte.

A mensagem de paz e harmonia entre os povos foi a tônica dessa Copa do Mundo histórica, mas não podemos nos acomodar e devemos seguir firmes para consolidar a modalidade. Nossos atletas e a Comissão Técnica experimentaram momentos inesquecíveis que guardarão na memória e deixarão um grande legado às próximas gerações”, disse José Carlos dos Santos Rosário, presidente da Associação Brasileira de Esportes para Pessoas com Nanismo.
Atletas e Comissão Técnica agradeceram o apoio da CBF à modalidade

Representar o Brasil em um evento histórico como a Copa do Mundo de Futsal de Nanismo foi muito significativo para os atletas e para a comissão técnica. Apesar de não terem chegado à grande final, a equipe ficou feliz com a participação e agradeceu o apoio da CBF.

Como sempre falamos, o esporte é para todos! Tenho certeza de que a Seleção vai voltar muito mais forte para as próximas competições! O apoio da CBF é muito importante”, afirmou o fisioterapeuta Rafael Cei.

Hoje fico emocionado com o reconhecimento que estão nos dando e grato a CBF por todo apoio e importância que tem dado para nosso projeto, não só em nome dos atletas, mas de nossas famílias e amigos que acompanham a nossa luta diária”, agradeceu o atleta Vinícius Rocha.

Foto:Assessoria de Imprensa CBF • Rio de Janeiro | RJ

Fonte:Assessoria de Imprensa CBF • Rio de Janeiro | RJ

JEC/Krona vence o Tubarão e está na final do Catarinense

 O JEC/Krona está na final do Campeonato Catarinense Série Ouro. Na noite desta  segunda-feira (27), o Tricolor venceu o Tubarão por 3×1 no tempo normal e empatou na prorrogação em 0x0, o que garantiu o JEC na decisão para enfrentar o Jaraguá. A partida de ida será na cidade vizinha e a volta no Cau Hansen, ainda a definir datas pela Federação Catarinense.

Os gols foram marcados somente na segunda etapa. Eder Lima abriu o placar e Kevin marcou o segundo. A equipe do Tubarão ainda esboçou uma reação, mas Kevin, novamente deu números finais ao tempo normal. Na prorrogação, o JEC jogava pelo empate e o 0x0 classificou o Tricolor para buscar o octacampeonato.

Foto:Juliano Schmidt - Assessoria JEC/Krona • Joinville | SC
Fonte: Juliano Schmidt - Assessoria JEC/Krona • Joinville | SC/CBFS

Bansport Futsal na Copa Integração

 Bansport tem semana cheia com os preparativos para o jogo da próxima segunda feira dia 04/11/23 diante da agremiação Nova Aliança de quixadá pela copa Integração de futsal .

As duas equipes vem de vitórias dentro da competição e buscam a classificação.

Apoio Bansport

Acesso

Duarte da Cerveja Espetaria 

Helio Lopes Móveis Projetados

Instituto Viana Vilho

DM Multimarcas

Conecta Fibra óptica

François Saldanha

Love time

LS Personal Trainer Saúde e Performance

AB Sports

Abias Paulinho Metalúrgica

Rogério Elias

Vanderley Multimarcas

Bici Moto

Cirilo Pimenta

Bap-Bebeto

Copa da integração futsal

Grupo B

Bansport x Nova Aliança

Local:Ginásio Rinaldo Roger

Hora:19:15hs

Data:04/11/23 Segunda

Foto:Copa Integração 

Fonte:Redação Bansport

Conhecidos os campeões do 1º Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17

 Chegou ao fim o 1º Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17. As finais foram marcadas por muitos gols nas decisões da 1ª e 2ª divisão, nas categorias feminina e masculina. Os campeões foram conhecidos neste sábado, dia 25, com os jogos decisivos acontecendo no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. A premiação ocorreu na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas.

No feminino, a equipe do Armim Matte-PR venceu a ADELL-SC, por 3 a 0, e conquistou o título de campeã da 1ª divisão. Já na 2ª divisão, as garotas do Guilherme D-TO golearam a equipe da Escola Santana-PE, por 7 a 0, e garantiram o primeiro lugar. Entre os homens, Bento M –PR venceu por 7 a 4 a equipe A Gonçalo - SC  e conquistou o título da 1ª divisão.


Salesiano – RN e Paraibano – PB fizeram uma final dura, com um empate em 2 a 2, no tempo regulamentar. O campeão da 2 divisão só foi conhecido após a prorrogação. Paraibano marcou o gol da vitória que decretou o título para a equipe.

Chuva de gols – A 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 reuniu mais de 300 estudantes atletas, de 18 estados brasileiros. Ao todo, 20 equipes participaram do torneio, com 46 jogos, 281 gols marcados, uma média 6,11 gols por partida. Um dos nomes que contribuíram com a média positiva de gols foi o atleta Pedrinho, do Colégio Bento Mossurunga - PR. O time, que além de ter conquistado o título da 1 divisão, ainda teve o ataque mais positivo, com 31 gols marcados.

 A competição escolar foi organizada pelo Ministério do Esporte, com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e da Federação Baiana de Futebol de Salão (FBFS).
 
Foto:Redação • Salvador | BA/CBFS
Fonte:Redação • Salvador | BA/CBFS

Inter FS conquista importante vitória contra o Barcelona

 O Barça não conseguiu vencer sua partida contra a Movistar Inter. Perdeu no Palau Blaugrana, na 13.ª jornada, após golos de Cecílio e Terry e golos de Drahovsky, Fits e Rubi Lemos. Assim, os golos de Pito e Adolfo que serviram para ir para o intervalo com o 2-2 revelaram-se insuficientes.

Foi um primeiro tempo muito equilibrado, com as duas equipes indo com tudo. O Inter chegou primeiro, com uma assistência de Rubi e um golo de Cecílio (0-1, minuto 3), mas a reação do Barça acabou por chegar. Primeiro, com um bom gol de Pito, que se livrou do zagueiro e chutou que bateu Jesús Herrero (1 a 1, min12). Depois, quando Adolfo se disfarçou de Dyego e, de fora para dentro, conseguiu virar o placar com o famoso `Dyeginha` (2 a 1, min18). No entanto, esse resultado não pôde ser mantido no vestiário, já que o Inter rapidamente empatou novamente com um gol de Terry (2-2, min 19).


No segundo tempo, o equilíbrio e a troca de momentos da partida mantiveram o tom do primeiro tempo. Ambas as equipes tiveram chances de sair na frente, sendo a mais clara uma cobrança de falta de Catela na beira da área que foi salva por Jesús Herrero (min 27). Mas Adolfo também teve três chances muito perigosas, enquanto Cecílio chegou perto do terceiro do Inter.

Foi Fits quem virou a balança, com um verdadeiro golo do centro (2-3, minuto 31). Em meio às tentativas do Barça de empatar o jogo novamente, e em uma jogada polêmica em que uma falta foi cobrada, Drahovsky fez 2 a 4 (min 34) que se mostrou definitivo.

É verdade que Dyego poderia ter reduzido a desvantagem através de um penálti, mas Jesús Herrero impediu-o novamente (minuto 35). Porque, a partir daí, e com o Barça já a jogar com guarda-redes, o Inter fechou o triunfo com golos de Terry, Cecílio e Rubi Lemos.

Foto:Assessoria LNFS • Barcelona | ESP /CBFS
Fonte:Assessoria LNFS • Barcelona | ESP /CBFS

Taboão Magnus sai atrás, busca e virada fora da casa e vence a Female pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil

O atual campeão largou na frente na decisão da Copa do Brasil feminina, na sexta-feira (24 de novembro). O Taboão Magnus (SP) venceu de virada a Female (SC), na casa do adversário por 5 a 3 e leva a vantagem do empate para São Paulo. 

O jogo da volta está marcado para 12 de dezembro, em Taboão Serra (SP). As catarinenses precisam vencer para levar a final à prorrogação.

Foto:Nika Photos

Fonte:Lucia Chaves - Imprensa CBFS • Barueri | SP/CBFS

Joinville quebra a invencibilidade do Magnus e sai na frente na semifinal da LNF mrJack.bet 2023

 A partida entre a melhor defesa, Joinville, e o melhor ataque, Magnus, da Liga Nacional de Futsal (LNF) foi como esperado: um espetáculo de futsal. Embalado com mais de 3.300 torcedores no Centreventos Cau Hansen, o Joinville conseguiu a vitória por 4 a 3 no primeiro jogo da semifinal e quebrou a invencibilidade do Cachorrão na competição.

Agora, o Tricolor inverteu a vantagem do Magnus e joga pelo empate na partida decisiva pela semifinal.

O Cachorrão precisa vencer no tempo normal e, na prorrogação, tem a vantagem da igualdade devido a melhor classificação na primeira etapa da LNF.

Foto:Juliano Schmidt

Fonte:Bruno Atanazio• Joinville | SC/LNF

Campeonato Brasileiro de Futsal: CBFS prepara uma temporada jamais vista antes

 No cenário esportivo brasileiro, o futsal sempre desfrutou de um lugar especial nos corações dos amantes do esporte. Com a técnica apurada, dribles eletrizantes e gols espetaculares, o futsal conquistou o Brasil e o mundo. E agora, uma nova era se inicia com o lançamento do Campeonato Brasileiro de Futsal, uma competição que promete reunir os melhores talentos nacionais em um espetáculo de categoria mundial.

A competição foi cuidadosamente planejada para atrair o público, desenvolver talentos, fortalecer as federações e as equipes brasileiras, visando proporcionar aos amantes da modalidade uma experiência inovadora.

"Hoje é um dia emocionante para todos nós, pois estou aqui para compartilhar uma notícia que marcará um novo capítulo na história do nosso esporte: a realização do Campeonato Brasileiro de Futsal 2024. O futsal sempre ocupou um lugar especial em nossos corações, e agora, estamos prontos para dar um passo gigantesco rumo ao futuro, esta modalidade merece destaque e trabalhamos muito para entregar o que ela merece" comentou o Presidente da CBFS - Marcos Madeira.

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) reafirma seu compromisso com a promoção de competições nacionais de futsal. Atualmente, a entidade organiza torneios que abrangem todas as faixas etárias, desde o Sub-07 até a categoria adulta, envolvendo as diferentes regiões do Brasil.

O Campeonato Brasileiro, em particular, representa uma importante iniciativa da CBFS. A competição reunirá os melhores clubes do país sendo um dos principais eventos do calendário do futsal brasileiro, o propósito da CBFS em organizar o Campeonato Brasileiro é continuar preservando a tradição da Confederação e promover o desenvolvimento do esporte em todo o Brasil.

Os salonistas encontrarão todas as informações e atualizações relacionadas ao Campeonato Brasileiro de Futsal 2024 no site e mídias sociais da entidade em breve.

Siga o campeonato brasileiro nas redes sociais:

Instagram: brasileirofs

Threads: brasileirofs

Twitter X: brasileirofs

Facebook: brasileirofs

Foto:CBFS

Fonte:Imprensa CBFS • Barueri | SP/ CBFS

Superação e sonhos realizados marcaram o 1º Brasileiro de Clubes de Ligas de Futsal

 Não foram apenas os belos gols ou talentos individuais que chamaram a atenção no 1º Campeonato Brasileiro de Clubes de Ligas, mas sim, histórias de superação e muito amor ao esporte. Relatos de personagens, vindos de diversas localidades do país, ganharam destaques ao longo dos sete dias da competição, disputada entre os dias 10 e 17 de novembro, em Macapá (AP).

Todo o 'glamour' do futsal, visto pela maior parte da imprensa ou da torcida, deu lugar ao futsal praticado e vivido por verdadeiros heróis. Jovens, criados em regiões onde a pobreza se faz presente, mas que têm exatamente o mesmo ideal: defender uma grande equipe e vencer na modalidade.

Exemplo de toda esta luta são os atletas e comissão técnica do Maraã Futsal, equipe da cidade de Maraã, a qual fica a 615 km de Manaus (AM). Para chegar até Macapá, viajaram oito horas em um barco, onde a ansiedade e até mesmo o medo, por conta das fortes ventanias (principalmente à noite), foram adversários difíceis de serem batidos.

No entanto, nada que supere o drama vivido pelo atleta e Diretor Ednei Sena da Silva. Poucos dias antes da viagem, Ednei perdeu uma filha, de 18 anos, após um assalto, por conta de um celular.

A jovem, que praticava Jiu-Jítsu, reagiu ao assalto, mas foi golpeada por um dos criminosos, que portava uma faca. Segundo informações, um dos culpados foi pego pela PM local, enquanto outro (até o momento), segue foragido.

Ednei, que há alguns anos, iniciou um projeto para tirar jovens da marginalidade, por meio do esporte. Mas, por uma infeliz ironia do destino, a vida de sua filha foi interrompida, justamente pela criminalidade.

Em conversa com a nossa equipe, ainda muito abatido por tudo que aconteceu, Ednei resumiu: "Ainda dói muito, saber que perdi minha filha desta maneira. Mas tudo aqui, será por ela".

Saindo de Manaus, e indo para o Estado do Pará, mais precisamente, na cidade de Tomé-Açu (115 km da capital Belém), a vida de Ricardo Martins de Souza tomou um rumo diferente. Ainda aos 11 anos, Ricardo foi picado, em uma das pernas, por uma "Pico de Jaca", também chamada de Surucucu.

A ação do veneno da cobra foi praticamente imediata, tanto que Ricardo precisou amputar uma das pernas. Caso contrário, dificilmente iria sobreviver.

Mesmo com parte da infância e adolescência ter sido interrompida, Ricardo não desistiu de seus sonhos. No entanto, a meta primordial era sua recuperação física e metal. Segundo o jogador, o apoio dos pais e amigos foram essenciais neste processo:

Com o passar dos anos, Ricardo foi se adaptando (já com o uso de uma prótese) e a prática esportiva estava cada vez mais perto. Pelada com os amigos e jogos oficiais no Projeto "Toque de Classe", também foram (e são) fundamentais na vida de Ricardo, hoje com 22 anos de idade.

Ricardo leva a vida normalmente, e fala sobre a descontração nos vestiários e situações inusitadas:

"O pessoal brinca, faz piada, mas levo numa boa, até porque é tudo dentro do respeito. E uma situação inusitada, aconteceu durante a nossa viagem ao Amapá, quando o detector de metais, no aeroporto de Belém, acionou na minha passagem, por conta da minha prótese. Precisei tirar, e colocar em uma esteira. Foi um momento engraçado", diz.

José Niel, ou simplesmente "Niel". Este é um daqueles que vale a pena ficar na 'resenha' por horas e horas. Com 26 anos de idade, este pivô, nascido em Macapá, foi peça fundamental, ao lado de outros motoristas, no processo de translado de atletas e imprensa.

Durante o dia, Niel atua como motorista de aplicativo, mas na hora de ir às quadras, trocava seu uniforme para defender as cores do Residência EC, do Rio de Janeiro.

O convite para jogar na equipe carioca, surgiu de maneira inesperada, uma vez que o atleta atua no Panamá Futsal, clube da sua cidade e gerenciado pelo seu pai. Mas, por meio de seu perfil no Instagran, a Diretoria da equipe carioca gostou da sua forma de jogar e fez o convite:

"Eu sou grato pelo Residência, Grato, porque estou mostrando meu futsal. Que não queria estar jogando um Brasileiro dentro de sua casa? Eu preferi jogar, mais por conta de ser dentro de casa. Eu vou jogar por um time do Rio, mas vou representar o meu Estado também. Tem outros jogadores do Residência que também são daqui da terra. Alguns já se destacaram, como o Everton, o Patrick, o Edmilson e a gente ficou feliz por receber este convite".

No entanto, a estreia na competição não foi a planejada pelo jogador. Durante a partida contra o São Paulo, o goleiro titular, Diego sofreu uma lesão, e atuou no seu limite. Como não havia camisa para o goleiro-linha, coube ao pivô Niel, a assumir a meta do Residência, já no segundo período. Mas, mesmo com todo esforço, o 'arqueiro improvisado', não evitou o placar adverso.

Porém, vale lembrar que o Residência estava sem boa parte de seus jogadores e só no decorrer do torneio, os reforços chegaram ao Macapá.

Foto:Isaac Silva (@isaacsilvaphotograph)

Fonte:ligapaulistafutsal.com.br

Copa da Espanha encaminha os classificados

  A Copa da Espanha é um dos torneios mais bonitos para os jogadores jogarem e para os torcedores vivenciarem. São quatro dias com um ambiente único e incomparável onde a cor das arquibancadas e a emoção da pista se misturam para criar uma aura incrível. Os oito primeiros classificados no final da primeira eliminatória têm o imenso prémio de disputar aquela Taça de Espanha e alguns clubes já o conseguiram. 

 

O Barça foi o primeiro a fazê-lo na 11ª jornada, apesar de ter sido derrotado pelo Quesos El Hidalgo Manzanares, já que a derrota do Córdoba, Património Mundial da Humanidade, garantiu matematicamente a classificação . Na 12ª rodada, mais duas equipes selaram a passagem para a próxima fase: o Jimbee Cartagena , que será o anfitrião quando a Copa da Espanha de 2024 for realizada no Palacio de Deportes de Cartagena, e o Quesos El Hidalgo Manzanares , que disputará esta competição. pela primeira vez em sua história. Com três passagens já lacradas, ainda há mais cinco passageiros que desejam viajar para Cartagena de 21 a 24 de março. Na 13ª jornada ElPozo Murcia Costa Cálida e Mallorca Palma Futsal puderam certificar a sua classificação , quarto e quinto classificados respectivamente, ambos com 24 pontos, poderiam garantir a vaga na Taça de Espanha com uma vitória ou empate. 

Outras equipas que têm hipóteses de qualificação nesta jornada são o Movistar Inter e o CA Osasuna Magna mas para isso acontecer vários resultados têm que acontecer em jogos diferentes e tudo depende primeiro de uma vitória nos seus respectivos jogos. 

O oitavo lugar é o mais cobiçado de todos. Jaén Paraíso Interior ocupa atualmente , mas são até quatro equipes em um único ponto. Seguindo os Jaenenses estão Servigroup Peñíscola (com 13 partidas já disputadas), Córdoba Patrimônio da Humanidade e Industrias Santa Coloma com 15 pontos todos eles. A luta será muito acirrada até o final e a emoção está servida nos próximos dias.

Foto:RFEF • Madri | ESP/CBFS

Fonte:RFEF • Madri | ESP/CBFS

Seleção Brasileira de Futsal é convocada para amistosos diante da Costa Rica

 A Seleção Brasileira Masculina de Futsal está convocada para a última Data FIFA de 2023. Nesta quarta-feira (22), o técnico Marquinhos Xavier divulgou a lista com os 15 atletas selecionados para enfrentar a Costa Rica em dois amistosos.

A primeira partida acontece no Ginásio De Esportes Irineu Luiz Friedrich, em Itaipulândia (PR), no dia 16 de dezembro, às 19h00(horário de Brasília), com transmissão ao vivo no SporTV. Já o segundo jogo será no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 17 de dezembro, às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na Band.

Confira os convocados:

Goleiros 

Roncaglio - RSCA (BEL) 

Guitta - Ukhta (RUS)

Willian - JEC/Krona (BRA)

Fixos

Lucas Gomes - Magnus (BRA)

Marlon - ElPozo (ESP)

Gadeia - ElPozo (ESP)

Alas

F.Valério - ElPozo (ESP)

Arthur - Benfica (POR)

Cleber - Palma (ESP)

Nunes - Benfica (POR)

Dyego - Barcelona (ESP)

Marcênio - RSCA (BEL)

Pivôs

Pito - Barcelona (ESP)

Rafa Santos - ElPozo (ESP)

Rocha - Benfica (POR)

Comissão Técnica será composta pelo técnico Marquinhos Xavier, auxiliar técnico Vanildo Neto, analista Rodrigo Carlet, preparador físico João Romano, fisiologista Mauro Sandri, preparador de goleiros Fred Antunes, fisioterapeuta Kleber Barbão e médico Dr. Reinaldo Martins.

Foto:Thais Magalhães/CBF)

Fonte:Assessoria CBF • Itaipulândia | PR

Despertar às 4h15 e inspiração no basquete: conheça o ‘Guardiola do futsal’

 Você já ouviu falar do “Guardiola do futsal”? Se não, estamos falando de Cassiano Klein, treinador do Joinville, que está classificado para as semifinais da LNF (Liga Nacional de Futsal) e é um dos grandes personagens do futsal brasileiro nos últimos anos.

Mas de onde vem esse apelido? Quem olha para Cassiano sem conhecê-lo pode imaginar que é por conta da semelhança física com o técnico espanhol. Também é, mas não é o principal motivo. O que faz Cassiano Klein ser chamado de “Guardiola do futsal” está dentro de quadra: no estilo de jogo de suas equipes e nos seus métodos de trabalho.

“Ser comparado a ele é muito gratificante, é um grande ídolo, um cara obcecado, que consegue grandes resultados e segue com fome de vencer incrível. Um dos grandes prêmios individuais é ser comparado a um grande treinador, como o Guardiola é”, disse ao UOL.

“Esse apelido vem pela maneira que a nossa equipe joga. A maneira que é distribuída na quadra. É um time que procura dificultar muito o adversário, se posicionar bem e ter a bola. O Guardiola cobra muito dos jogadores, essa é nossa maneira de trabalhar também, o que nos fascina. Chegar no dia seguinte no trabalho e desafiar grandes jogadores”, explicou.

E segundo o próprio Cassiano, a comparação faz sentido. Afinal, foi o Barcelona comandado por Guardiola que inspirou a criação de seu estilo de jogo, baseado em muita movimentação e trocas rápidas de passes.

“O futebol de campo do Guardiola foi uma grande inspiração para mim. Quando eu começo a ser técnico, em 2012, o Barcelona do Guardiola estava no auge. E eu estudava muito aquela equipe. Como eles faziam para ter aquela superioridade e aquele domínio. Isso foi algo que me fascinou. O que eu procuro ter nos times que trabalho é isso, jogar coletivamente o tempo todo, um ajudando o outro, elevando o nível individual”, avaliou.

Inspiração também em outros esportes

Mas não foi só o trabalho de Guardiola que norteou os métodos e conceitos aplicados por Cassiano Klein no futsal. Ele tentou adaptar situações de vários outros esportes para o seu jogo.

“Eu fui atleta de futsal. Quando fui estudar para ser técnico, busquei trazer para meus times essa característica que sentia falta quando era jogador: conseguir se conectar com muita velocidade por meio do passe, da visão. O que liga e conecta um time é visão e passe. Aí comecei a aprender com outras modalidades: rúgbi, futebol americano, basquete, handebol, hóquei… Vejo que esses jogos são todos interligados”, explicou. Entretanto, segundo ele, um esporte em especial moldou a maneira de trabalhar suas equipes.

Entretanto, segundo ele, um esporte em especial moldou a maneira de trabalhar suas equipes. “O meu estilo vem do basquete. Ele me fascina. É uma modalidade muito coletiva. Quando um jogador faz um movimento, os outros jogadores começam a se mover na quadra.

Passarinho que acorda cedo…

Cassiano Klein tem seu estilo peculiar de trabalho. E isso não se resume apenas ao que passa para seus comandados. Também acontece na rotina do próprio treinador em casa.

Um exemplo é o fato dele acordar rigorosamente às 4h15 todos os dias. E isso tem uma explicação.

“Eu acordo cedo todos os dias, é uma disciplina. Isso me faz bem. Quando você acorda 4h15 e abre a janela, você vai ver poucas luzes de outras casas ligadas na cidade. Tem poucas pessoas competindo com você naquele horário. Procuro ter essa disciplina para me organizar, estudar. Procuro ver jogos de outras modalidades nesse momento, ler bons livros, ver boas palestras, organizar treinos… Você acaba tendo um tempo maior durante o dia”, explicou.

Cassiano nasceu em Machadinho, no interior do Rio Grande do Sul, e trabalhou a carreira inteira em Santa Catarina – passou por Joaçaba e Cascavel antes do Joinville.

Ou seja, uma vida toda na região mais fria do Brasil. E acordar às 4h15 em dias frios seria um grande problema para muitas pessoas. Para o treinador, é uma motivação.

“Vou dormir 22h, 22h30 no máximo. É mais por uma questão de disciplina mesmo. Tem dias de frio e chuva que você não quer sair da cama. Mas aí não é se você quer ou não, é que você tem que fazer aquilo naquele momento. Você tem que vencer a primeira batalha do dia. É uma forma de gratidão, de estar com saúde, fazendo o que ama. Faço com muita satisfação  e gratidão”, disse.

Títulos e legado no futsal

Foi com esses métodos citados acima que Cassiano Klein se consolidou um dos grandes treinadores do futsal mundial. Pelos títulos, pela forma de trabalhar e pelo estilo de jogo único, que se tornou uma marca registrada.Independentemente das conquistas, o grande objetivo de Cassiano é deixar um legado no futsal.

“É importante vencer, ter conquistas, mas o que mais me fascina é o dia a dia. A obsessão, a intensidade, ir sempre na mesma batida, não afrouxar nunca, tentar fazer cada vez melhor. Isso é o que mais me encanta na minha profissão. Se eu chegar frouxo, os jogadores vão afrouxar. O treinador tem uma página em branco todos os dias, na qual ele pode escrever muitas coisas bonitas com os atletas. Através disso que as conquistas acontecem”, completou.

Por enquanto, isso vem dando bastante certo. Cassiano Klein tem no currículo títulos da LNF e da Libertadores pelo Cascavel, entre outros troféus importantes.

No Joinville, onde está desde o início do ano, já venceu a Copa Gramado, a Recopa de Santa Catarina e a Supercopa do Brasil. A conquista da LNF seria o final perfeito para o 2023 do “Guardiola do futsal”.

O Joinville enfrenta o Magnus na semifinal da Liga Futsal, com a ida na próxima sexta-feira (24), às 21h (de Brasília), em Joinville.

Foto:Joinville

Fonte: UOL• Joinville | SC/lnfoficial.com.br

Confira os resultados das semifinais da LPF

 Dois grandes jogos e decididos nos instante finais agitaram a noite desta quarta-feira, pelas semifinais da LPF. Confira os resultados:

Em Limeira, deu empate! Brutos Futsal/Limeira 3 x 3 Taubaté/Umbro Futsal.

A partida foi marcada por muita intensidade durante os 40 minutos. O Brutos estava vencendo por 3 x 1, mas tomou o empate no ultimo segundo

Em Ribeirão Preto, Barão de Mauá/Ribeirão Preto e São José Futsal reeditaram a final da Super Copav, vencida pelo time da casa.

Desta vez, o São José levou a melhor. De virada, e nos 50 segundos finais, a equipe visitante conquistou a vitória por 2 x 1.

Os jogos da volta serão em Taubaté e São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Em São José, os donos da casa jogam pelo empate. Já no duelo entre Taubaté e Brutos, quem vencer, se garante na final.

Foto:Andrews Henrique 

Fonte:ligapaulistafutsal.com.br

Cerro Largo Futsal e AAGF estão na Série A do Gauchão Sicredi de 2024

 Estão definidas as duas equipes finalistas da Série B do Gauchão Sicredi de Futsal desta temporada de 2023. O Cerro Largo Futsal, da cidade de Cerro Largo, e a AAGF, de Agudo, estão classificadas para a disputa do título da competição deste ano.

As duas equipes também já estão com o acesso garantido para a Série A do Gauchão Sicredi de Futsal de 2024.

O Cerro Largo Futsal conquistou a classificação nas cobranças de penalidades. Depois de ter perdido o primeiro jogo para a APF, em Gentil, pelo placar de 3 a 2, o jogo disputado em Cerro Largo terminou com o placar favorável para os donos da casa, por 4 a 3. Na prorrogação, nenhum das equipes marcou, e a decisão seguiu para as penalidades. Nas cobranças, o Cerro Largo Futsal teve melhor desempenho, e venceu por 3 a 1.

Já a AAGF de Agudo comemorou a sua classificação fora de casa. No primeiro jogo contra a AEF, as duas equipes ficaram no empate em 1 a 1. O jogo da volta, disputado na cidade de Entre-Ijuís, teve a vitória da AAGF, e o time de Agudo assegurou a classificação ainda no tempo normal.

Foto:cerro/Lucivando Andrade/X1 futsal

Fonte:Lucivando Andrade/X1 futsal

Aos 44 anos, experiente Valdin anuncia que jogará mais uma temporada

 Os planos de Valdin para se aposentar aos 40 anos ficaram para trás há um bom tempo. Atualmente, com 44 anos, o ala afirma que jogará mais uma temporada, provavelmente a última, admite ele. Ele ainda não confirma que estará na Assoeva no próximo ano, equipe que defende desde 2020, na segunda passagem.

Em entrevista à GZH, o cearense campeão gaúcho e vice-campeão brasileiro com a Assoeva, em 2017, avalia a temporada de 2023, na qual a Assoeva foi eliminada nas quartas do Gauchão para o Sercca, e da LNF para o Cascavel. Além disso, Valdin fala sobre a continuidade da carreira e o avanço da modalidade no Brasil.

A temporada de 2023 ficou dentro do esperado?

A gente sempre quer estar nas finais. A gente quer decidir título. Ainda mais quando se trata de Assoeva, uma equipe tradicional do futsal brasileiro. A gente quer chegar para disputar a primeira colocação, mas, infelizmente, ao longo do ano, com os percalços que teve, suponhamos que foi uma boa temporada. A gente não começou tão bem a temporada. Às vezes, o ano é como termina e não como começa. A gente chegou em duas decisões, jogando a maioria dos jogos, 30, 35 minutos do jogo. Queira ou não, quando chega nessa fase da temporada, isso pesa muito para a gente que é atleta, ainda mais hoje como o futsal se encontra, com a parte física mais intensa.

A nossa ficha maior era no Gauchão. Mas no Gauchão a gente fez jogos muito ruins dentro da nossa casa. Isso pesou demais no segundo jogo contra o Sercca. A gente sabia da qualidade do adversário, com jogadores lesionados e pensando também no jogo contra o Cascavel, caímos fora. Eu acho que foi um ano positivo para a Assoeva. Para mim, apesar de eu ter machucado algumas vezes ao longo da temporada. Mas jogando 35 (minutos) a cada jogo, isso é satisfação muito grande, com a idade que eu tenho, poder competir com moleques que eu sou quase 20 anos mais velho.

Você já participou de muitos outros campeonatos gaúchos e tem uma larga experiência em Liga Nacional. Como você avalia o nível técnico do Gauchão deste ano?

Tá louco, o Gauchão é um dos melhores campeonatos estaduais do planeta. É uma competição acirrada. Às vezes, o último ganha do primeiro. Isso com tamanha facilidade. Surge muitos jogadores, tanto de fora quanto do próprio Rio Grande do Sul. Muitas equipes qualificadas. Uma coisa que iguala muito é a quadra. Isso iguala um pouco o jogo para times que são acostumados a jogar em quadras maiores. As quatro equipes que estão nas semifinais são equipes que tiraram grandes times. Não dá para apontar o dedo e dizer quem vai ser o campeão.

Quais são os seus planos para o futuro? Seguirá jogando?

Eu queria parar com 40 anos. E aí a gente foi indo. Hoje, cheguei aos 44. Ano que vem vou atuar ainda. Provavelmente, pode ser meu último ano como atleta profissional. Enquanto eu tiver esse feeling da competição, querendo atuar, querendo ganhar, eu vou jogar. Agora, durante a temporada, acontecem muitas coisas, lesões, altos e baixos. Às vezes, até um pouco de cansaço.

Ficará na Assoeva no ano que vem?

Não acertei com a Assoeva ainda. A gente está em conversa. Estamos de férias. Espero que possa dar tudo certo e eu possa jogar outro Gauchão pelo clube.

Você já recebeu sondagem de outras equipes do Brasil ou mesmo do Rio Grande do Sul?

De outra parte do Brasil, sim. Do Rio Grande do Sul, apenas de uma e essa equipe não joga Liga Nacional. Na Assoeva, eu estou há seis anos (em duas passagens). Tô em casa. Conheço os atalhos. Se o acordo for bom, a gente continua para 2024.

Com essa experiência de mais de 20 anos no futsal, qual é o seu conselho para quem quer viver da modalidade?

Tudo que eu conquistei foi o futsal que me deu. De uns anos para cá, o futsal cresceu bastante, até em termos salariais. Muitos times pagando muito bem, tanto aqui quanto fora do Brasil. Para você ter uma vasta carreira, você tem que abdicar de algumas coisas. Tu tem que ser profissional o tempo inteiro. Precisa de descanso, perde muitas festas, não pode estar em balada. O futsal a cada dia tá crescendo. Você tem que ser comprometido com a causa, com o clube e com o profissionalismo. E querer estar ali. O pior de tudo é o dia a dia. O treino. O jogo em si é a melhor coisa que tem, mas a semana que você passou é totalmente diferente.

E no futsal enquanto modalidade, o que precisa melhorar?

A gente vê muito ginásio que é pequeno, que não tem tanta segurança. E o futsal precisa disso. Para crescer mais, a gente teria que chegar a uma Olimpíada, mas a briga é muito grande. Já estou há 20 anos correndo atrás disso e, até hoje, a gente não conseguiu. Espero que tenha mais dirigentes com os olhos voltados para a modalidade e não só para o clube. Temos que juntar os dirigentes em torno do futsal. É difícil, mas, se não for assim, o futsal não vai crescer.

Foto:Cristian Frantz

Fonte:lnfoficial.com.br

Jogo de Estreia e com Vitória

 Com gols de Mateus Rocha e Iarley 2 vezes, Bansport vence a equipe do Arsenal de Senador Pompeu por 3 x 2 em um jogo em que a equipe de quixeramobim esteve atras do placar em 2 x 0 no primeiro tempo.

 Apoio

DM multimarcas 

Acesso Variedades

François Saldanha

Conecta Fibra Óptica

Love Time

Cirilo Pimenta

Rogerio Elias

AB Sports

Abias Paulino

Bap-Bebeto

Bici Moto Carvalho

Foto:Art

Fonte:Redação

Ferroviária vence primeiro jogo das semifinais e Bruna dispara na artilharia

 A primeira partida, válida pelas semifinais da LPF (Liga Paulista de Futsal) Feminino, reuniu duas forças da modalidade: CASI/Itapetininga e Ferroviária/Fundesport, de Araraquara. O duelo aconteceu nesta última sexta-feira (17), em Itapetininga (Interior do Estado), onde o time visitante (atual campeão), venceu por 6 x 4, com destaque para Bruna, que marcou quatro vezes.

Foto:Divulgação/Fan Page Ferroviária/Fundesport

Fonte:ligapaulistafutsal.com.br

De olho na temporada 2024, Minas acerta contratação do pivô Gui Reis

 Depois de construir mais uma campanha relevante e terminar entre os oito primeiros colocados da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Minas já iniciou a montagem do elenco para a temporada 2024. O primeiro reforço confirmado é o pivô Gui Reis, de 30 anos e 1,75m. Natural de São Paulo (SP), o jogador acumula passagens por equipes como o Corinthians, Intelli São Carlos, Marreco Futsal, Atlântico e Carlos Barbosa.

O pivô, que vai vestir a camisa 99, afirmou que chega para agregar ao time minastenista: “Fiquei muito feliz pela oportunidade de jogar no Minas, tanto pela estrutura do Clube quanto pela qualidade da equipe. É um time que está crescendo a cada temporada, mesclando jovens talentos com atletas experientes. Espero poder retribuir toda a confiança que depositaram no meu trabalho e ajudar o Minas a conquistar todos objetivos”.

O atleta se integrou ao elenco do Minas no final de setembro, mas por ter jogado pelo Carlos Barbosa na LNF 2023, não pôde defender o Minas na competição. “Eu fui muito bem recebido por todos do Minas. Tive a oportunidade de me integrar ao grupo ainda durante a disputa da LNF, então pude conhecer melhor a equipe e isso facilitou a minha adaptação. Estou tendo bastante tempo para trabalhar, me preparar e isso me deixa ainda mais motivado. Estou ansioso para estrear com a camisa do Minas”, finaliza.

Foto:Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube

Fonte:Luciano Andrade/X1 futsal

Hoje tem jogo de estreia na copa Integração de futsal

Bansport x Arsenal de Senador Pompeu no segundo  jogo da rodada da copa Integração de futsal em quixadá.

Equipe Bansport Futsal Confirmada
Foto:Art

Fonte:Redação

São Paulo é campeão brasileiro de clubes de Ligas

 O 1° Campeonato Brasileiro de Clubes de Ligas de Futsal, encerrou na tarde deste domingo (18), em Macapá (AP), onde o São Paulo ficou com o título, ao golear (na prorrogação), o Diamantino DC, do Mato Grosso, por 4 x 0. No tempo normal, as duas equipes ficaram no 2 x 2.

O Tricolor, representante da LPF, saiu em desvantagem no primeiro tempo, com resultado adverso de 1 x 0, gol de Ronaldinho.

No segundo período, apareceram os destaques individuais: Menor, Gustavo , Jotta, Gabriel Morgato e o artilheiro da competição, Jhonatan Ruas, que iniciaram a reação são-paulina e título no tempo extra.

O São Paulo, além da conquista, teve outros atletas que fizeram parte da seleção da competição:

Melhor goleiro: Jotta

Melhor jogador das finais: J. Ruas

Melhor jogador da partida (craque Diadora): Menor

Destaque da competição: Andrezinho (Cruzeiro/Amapá)

Artilheiro: J.Ruas

Foto:ligapaulistafutsal.com.br

Fonte:ligapaulistafutsal.com.br

Sem calendário no futebol, Paraná Clube encontra recomeço no futsal com a torcida

 O futsal do Paraná Clube chegou para ocupar um espaço vazio deixado no peito do torcedor. Sem disputar uma partida de futebol profissional desde o dia 25 de junho, o Tricolor se abraçou no projeto das quadras e chegou na final do Campeonato Paranaense da Série Bronze, a terceira divisão estadual. O clube enfrentará o Terra Boa em dois jogos pela taça. O primeiro encontro está marcado para o dia 18 de novembro, às 17h.

Após ter a segunda melhor campanha da primeira fase, o Paraná passou por três mata-mata para conquistar o acesso à Série Prata. Na semifinal, a equipe passou por Manoel Ribas até chegar na decisão.

Sem muita esperança de retomar o calendário nacional, a torcida paranista viu, no futsal, a possibilidade de matar a saudade do clube e promoveu grandes festas nos jogos. Tanto que a sub-sede da Kennedy ficou "pequena" para as partidas. O Ginásio do Tarumã precisou ser a nova casa do Tricolor na reta final da competição.

A capacidade da sede da Kennedy, que ficou praticamente cheia em todos os jogos, é de cerca de 1.300 torcedores. No último jogo, contra Manoel Ribas, 4.500 torcedores marcaram presença. Esse foi o maior público do futsal paranaense da temporada, incluindo todas as divisões

O Paraná futsal tem uma gestão terceirizada, comandada pela Associação dos Amigos do Futsal, que fez um projeto de parceria com o clube para utilização da marca e locação de espaços logo após a pandemia Covid-19, em 2021.

O futsal do Tricolor vai das categorias de formação, do sub-6 ao sub-15, e voltou ao profissional nesta temporada. A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) enviou convite ao clube para o Paraná disputar a Série Bronze, o que fez com que a parceria se estendesse ao adulto.

*A formação do time futsal*

A princípio, a torcida no futsal era formada pelas famílias dos atletas e parceiros das categorias menores e escolinhas. Aos poucos, a torcida paranista passou a prestigiar e acreditar no projeto.

Iniciamos trazendo as famílias dos atletas das nossas categorias menores e escolinhas, e logo depois fomos recebendo a presença de mais torcedores, que acreditaram no projeto e no trabalho realizado - lembra Marcos Mathias.

No elenco atual da equipe principal estão atletas que subiram de categorias menores e professores da própria associação.

A marca Paraná Clube é muito forte e sempre teve perfil de formação de atletas através do futsal - destaca o coordenador técnico do projeto.

O ex-meia Ricardinho é o principal exemplo. Criado nas escolinhas de futsal do Tricolor, ele estreou no time profissional em 1995 e foi tricampeão paranaense. Em 1998, Ricardinho foi vendido ao Bordeaux, da França. Na sequência, foi ídolo no Corinthians e levantou o título da Copa do Mundo de 2002. O meia Giuliano e o atacante Rodrigo Pimpão também são crias do futsal paranista.

Eu fazia faculdade de odontologia, fiz por dois anos e meio e tive a oportunidade de jogar no Paraná Clube Futsal, onde conquistamos vários títulos do adulto e do sub-20 daquele ano. Eu achava a quadra muito pequena e pedi para o preparador físico arrumar um teste no campo para mim. Ele viu a data e conseguiu o teste. Fui para o sub-20 do Paraná Clube no futebol. Não foi fácil mas eu agarrei a oportunidade com todas as forças para ser inscrito no Campeonato Paranaense daquele mesmo ano - lembrou Pimpão em entrevista exclusiva ao ge.

O caminho paranista nas fases finais
Semifinal
Após o 1 a 1 na ida, fora de casa, o time paranista saiu em vantagem com o gol de Lucão. No segundo tempo, Berleze ampliou a vantagem e, com um a mais, Guigui encaminhou a vitória. O Manoel Ribas Futsal descontou na reta final da partida, mas o Paraná conseguiu a classificação e a torcida fez a festa no ginásio.

O Paraná conquistou 58 pontos e vai pegar o Terra Boa Futsal, que conquistou 65 pontos, na finalíssima. As equipes também lideraram a primeira fase, com as melhores campanhas.

Final

Os times começam a busca pelo título em 18 de novembro, às 17h. O jogo de ida será no Ginásio Tarumã, e a volta acontece no ginásio Arnaldo Gonçalves Zampieri, em Terra Boa, no dia 25, às 20h

Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) anunciou em setembro que realizará o Campeonato Brasileiro de Futsal a partir de 2024. A competição reunirá 20 clubes em jogos de turno e returno, entre maio e dezembro do ano que vem.

A CBFS pretende chamar clubes tradicionais do futebol de campo para jogar o torneio. O Paraná, inclusive, recebeu o convite e já enviou uma carta de intenção à CBFS em outubro para disputar o Brasileirão.

Além do Paraná, grandes equipes do futebol brasileiro assim como equipes tradicionais do futsal, estão analisando a possibilidade de participar do Campeonato Brasileiro de Futsal 2023, promovido pela Confederação Brasileira de Futsal.
 
Foto:Guilherme Moreira e Raylane Martins • Curitiba | PR
Fonte:Guilherme Moreira e Raylane Martins • Curitiba | PR